Caoa Chery terá carro elétrico mais barato do país

Nova fábrica do Grupo na Argentina deve acelerar promessa da marca, já que a empresa pode deixar de trazer EVs da China

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André Deliberato
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Uma notícia caiu em discussão de forma bacana aqui na redação há alguns dias. Nossos parceiros do portal Autología revelaram que a Chery deverá ter uma fábrica de EVs na Argentina - ainda não oficializada. A informação surgiu após a diretora da Câmara Argentina-Chinesa de Produção, Indústria e Comércio, Alejandra Conconi, revelar o plano ao jornal argentino El Litoral.

A confirmação do investimento para a construção da nova sede deve ser feita na visita do presidente argentino, Alberto Fernández, à China. Atualmente, a Caoa Chery tem apenas as estruturas de Jacareí (SP) e Anápolis (GO) no Mercosul. E o que isso influencia em nosso mercado? Foi isso que o WM1 foi descobrir.

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Caoa Chery quer o EV mais barato do Brasil

Fomos atrás de fontes ligadas à marca e de uma resposta da própria fabricante a respeito de nossa pergunta: o que a possível sede argentina de carros elétricos pode trazer de benefícios ao mercado brasileiro, já que atualmente a Caoa Chery tem o Arrizo 5 como único EV importado para nosso país, vindo da China?

Vamos primeiro à resposta oficial da empresa, abaixo, na íntegra:

"A CAOA CHERY vê como positiva a possibilidade de uma fábrica de elétricos da Chery na Argentina para futuras trocas comerciais. Por enquanto, o foco da marca no Brasil é investir na fabricação de produtos híbridos. A CAOA CHERY acredita que a combinação de biocombustíveis com eletrificação permitirá redução rápida e eficaz das emissões de CO2 no curto prazo."

Arrizo 5e Frente
Arrizo 5e é, hoje, o único carro elétrico vendido pela Caoa Chery no Brasil - e o preço é sob consulta
Crédito: Divulgação
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Agora, temos informações que vêm de pessoas ligadas a empresa que preferiram não se pronunciar. De acordo com essas fontes, a marca trabalha atrás do título de "carro elétrico mais barato do Brasil" - que hoje pertence a outra marca chinesa, a JAC, com seu compacto E-JS1 (de R$ 164.900). E isso poderia acontecer graças aos acordos comerciais entre Brasil e Argentina.

Além da taxa de importação menor (só por vir da Argentina, os carros desta nova fábrica deixariam de pagar 35% de taxa), a facilidade logística por vir de um país mais próximo também poderia facilitar vários processos e demandas - como acordo com fornecedores locais, inclusive.

"Para isso ainda é preciso vários acordos, até porque a Argentina também pode querer importar os produtos que fazemos aqui no Brasil em vezes de trazer e pagar mais caro da China", revela uma das fontes. Faz sentido.

Chery EQ1
EQ1 deverá ser feito na Argentina e poderá chegar com preço de EV mais barato do Brasil
Crédito: AutoHomerCar China
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E qual carro será o elétrico mais barato?

Conforme revelado na Argentina, a fábrica da Chery no país vizinho, que ficará na província de Santa Fé, a cerca de 500 quilômetros da capital Buenos Aires, deverá ter capacidade construtiva de cerca de 50 mil automóveis por ano. "É um volume alto para o mercado local, por isso a exportação para o Brasil é muito provável", revela a fonte.

Um dos modelos que deve ser feito por lá é um subcompacto 100% elétrico para quatro pessoas, nos moldes do JAC E-JS1. São duas possibilidades, de acordo com a mídia argentina: uma nova geração do QQ e um outro carrinho chamado EQ1. Nossa aposta é de que o EQ1 seja o escolhido em um primeiro momento, já que é um modelo já prometido para o nosso mercado para 2022 mesmo.

O EQ1 é um carrinho simpático no visual - como todos os subcompactos que a Chery já produziu - que deve estrear por aqui em breve, por enquanto importado da China. Chamado de "formiguinha" no país asiático, ele tem 1.005 kg, 3,20 m de comprimento (são quase 50 cm a menos que um Renault Kwid, para se ter ideia), 1,67 m de largura, 1,59 m de altura e apenas 2,15 m de entre-eixos.

Entre os destaques técnicos, o EQ1 traz a carroceria feita em alumínio e o conjunto mecânico formado por um motor elétrico de 55 kW/h (de cerca de 75 cv e 15 kgf.m de torque), que permite que o modelo tenha desempenho ligeiro na cidade, velocidade máxima de 120 km/h e excelentes 400 quilômetros de autonomia. Segundo a Chery chinesa, a bateria pode ser recarregada de 0 a 80% em meia hora.

Além de tudo isso, o carrinho é bem equipado: vem com volante multifunções; tela tátil colorida na posição vertical de 10 polegadas; conectividade com celulares via Apple CarPlay e Android Auto e carregador sem fio; chave presencial; ar-condicionado com função automática e comandos de voz.

E o preço? Segundo fontes, o valor estimado é de R$ 120 mil a R$ 140 mil. Essa faixa de preço faria dele o EV mais barato do Brasil, mas vale lembrar que em 2022 a Renault também pretende lançar por aqui o Kwid EV, outro que almeja entrar nessa disputa pelo título de carro elétrico mais barato do país.

Chery eQ1
Chamado de "formiguinha" na China, EQ1 tem autonomia de pouco mais de 400 km e respostas espertas
Crédito: AutoHomerCar China
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