Dakota pode voltar ao Brasil com emblema da RAM

Picape que fez muito sucesso no mercado brasileiro nos anos 2000, vendida como Dodge, deve ganhar novo batismo nos EUA

  1. Home
  2. Segredos
  3. Dakota pode voltar ao Brasil com emblema da RAM
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Informação quente: a Dakota, picape média criada nos anos 1990 e que fez muito sucesso nos Estados Unidos e no Brasil no começo dos anos 2000, vendida pela Dodge, pode voltar ao Brasil em breve. Só que agora com o símbolo da RAM, nome da atual - e principal - divisão de picapes do Grupo FCA (Fiat Chrysler Automobiles).

A informação é da revista norte-americana MotorTrend, que descobriu um registro de pedido da Fiat-Chrysler, no último dia 29 de abril, pelo nome "Dakota" para os órgãos competentes dos Estados Unidos. Vale lembrar que esse nome foi utilizado pela empresa até 2011 e estava em desuso desde então.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Empecilhos para sua chegada

Segundo a publicação norte-americana, a Dakota pode voltar, mas há alguns empecilhos que atrapalham o desenvolvimento e a chegada da nova geração da picape.

O primeiro deles é a plataforma. Nos EUA foi cogitado o uso da base da Jeep Gladiator, mas isso elevaria seus custos a patamares fora da realidade - já que a nova Dakota teoricamente precisaria ser mais barata e ter menores valores de manutenção e revenda, algo inviável se ela for feita sobre essa plataforma.

Portanto ainda não existe uma base definida para que a picape final seja construída.

RAM Dakota
Dakota pode voltar ao mundo em breve, agora vendida com o símbolo da RAM
Crédito: Reprodução/MotorTrend
toggle button

Por aqui, a discussão seria ainda maior e não só sobre a plataforma, já que se a Dakota for vendida pela RAM, a pouquíssima quantidade de concessionárias seria um problema - a não ser que o atendimento possa ser feito pela rede Jeep, mesmo que a insígnia da picape seja da RAM.

Outra possibilidade seria adotar o emblema da Fiat para aproveitar a gigantesca rede de lojas e o embalo de vendas de Strada e Toro, líderes do mercado de picapes pequenas e compactas-médias... Só que isso também atrapalharia os planos de expansão da marca RAM. Só o tempo irá responder.

RAM Dakota de traseira
RAM Dakota seria rival de Ford Ranger, Chevrolet S10, Volkswagen Amarok, Toyota Hilux e cia
Crédito: MotorTrend
toggle button
Comentários