Flagra: Kia prepara SUV para substituir o Mohave

Uma "mula" de testes do próximo utilitário grande da marca foi vista em testes por ruas da Coreia do Sul

  1. Home
  2. Segredos
  3. Flagra: Kia prepara SUV para substituir o Mohave
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Embora pareça um Kia Mohave normal - um dos maiores SUVs da montadora sul-coreana - o carro flagrado pelos parceiros do portal australiano Motoring.com denuncia planos da fabricante asiática de produzir um modelo ainda mais robusto para competir contra utilitários como Toyota LandCruiser e Prado, lá fora, e Chevrolet Trailblazer, Mitsubishi Pajero Sport e Toyota SW4 por aqui, caso seja importado.

Note que a altura de suspensão do veículo fotografado sugere que algum trabalho de engenharia possa ser novidade. A Kia nunca escondeu seu desejo de ter um rival para estes modelos, que substituiria o atual o Mohave (também chamado de Borrego em alguns mercados) e chegaria para ser seu SUV grande global, com direção nos dois lados (mão inglesa e convencional).

Como será este novo Mohave?

Espera-se que este novo SUV seja baseado no desenvolvimento de um chassi robusto e que este tenha uma estrutura que possa sustentar os próximos SUVs e outros utilitários de cabine dupla da Kia e todo seu grupo de marcas, o que inclui a Hyundai.

Carro-chefe entre os SUVs da marca em boa parte do mundo - e que poderia manter o nome Mohave -, este novo modelo teria como mercado Oriente Médio, Austrália e Rússia e outros países emergentes, como o Brasil. Nos planos antecipados pela empresa, estaria um novo motor turbodiesel de seis cilindros, que recentemente fez sua estreia no SUV de luxo Genesis GV80.

Kia Mohave pode virar SUV 4x4 com aptidão para o off-road
Kia Mohave pode virar SUV 4x4 com aptidão para o off-road
Crédito: Reprodução/Motoring.com

Este propulsor de seis "canecos" em linha, de acordo com a mídia especializada de Ásia e Oceania, tem 3,0 litros, 277 cv e 60 kgf.m de torque, números que proporcionariam capacidade de reboque de cerca de 3.000 kg e fariam o motor 2.8 de quatro cilindros do Toyota Prado ficar para trás.

O maior SUV da marca atualmente é o Kia Sorento de nova geração. Com sete lugares, é mais um carro pensado para o luxo do que para uma proposta mais lameira, portanto não projetado para pistas off-road desafiadoras como este novo Mohave.

Na prática, a mula do novo Kia Mohave flagrada na Coreia do Sul pode nos revelar qual é o primeiro passo no processo de desenvolvimento de um carro da marca no mundo dos 4x4. O carro pronto, nesse caso, só deve surgir depois de 2022.

Kia Mohave pode virar SUV 4x4 com aptidão para o off-road
Kia Mohave de próxima geração quer assumir proposta mais aventureira para desafiar outros SUVs
Crédito: Reprodução/Motoring.com
Comentários