Hyundai quer produzir rival global para Fiat Toro

Empresa planeja criar duas picapes "Santa Cruz": uma para o mercado norte-americano e outra global para o resto do mundo

  1. Home
  2. Segredos
  3. Hyundai quer produzir rival global para Fiat Toro
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Algumas evidências deixadas por executivos de grande escalão da Hyundai parecem indicar duas categorias para a estreia da marca no segmento de picapes: vai existir uma no tradicional padrão norte-americanos de picapes médias (gigantes para nós) e outra menor, mais voltada para mercados internacionais, como o brasileiro, fato que nos faz crer que esta seria/será a futura rival da marca para peitar a Fiat Toro.

Em uma entrevista recente a um canal de televisão australiano, o CEO da Hyundai Austrália, John Kett, disse que a próxima picape deve satisfazer necessidades utilitárias de compradores antigos - esta, portanto, seria o que australianos e americanos tradicionalmente chamam de "pickups". Segundo o Autoblog, o CEO se referiu a permutações no mercado de caminhões leves, portanto algo longe do mercado brasileiro.

Há, no entanto, a evidência de ainda existir uma picape monobloco também produzida nos EUA, provavelmente baseada no Tucson, voltada para o mercado de lazer - e portanto, para rivalizar com nossas picapes médias.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
004 Hyundai Santa Cruz Concept 1
Hyundai Santa Cruz Concept foi revelada há alguns anos, mas até agora não saiu do papel
Crédito: Divulgação
toggle button

MAIS EVIDÊNCIAS

Voltemos ao Salão de Detroit deste ano. Segundo o vice-presidente de produto da Hyundai dos Estados Unidos, Mike O'Brien, "haveria um espaço entre o futuro 'caminhão-leve' da Hyundai e a Honda Ridgeline", picape média da marca japonesa no mercado norte-americano. De acordo com o executivo, "a Ridgeline não atende pessoas que procuram algo mais amigável e acessível à garagem, pois não tem um estilo de vida urbano, daqueles que nunca transportarão um trailer".

Depois disso, ele descreveu para a Automotive News em julho deste ano: "há gente que mora em cidades e não consegue acomodar picapes de tamanho normal em estacionamentos mais apertados", dando a entender qual será o tamanho desta segunda picape, ressaltando que muitas dessas pessoas são mais jovens e "não querem jogar seus equipamentos de aventura molhados ou enlameados no banco de trás".

Não soa como uma picape menor que as médias e do tamanho de Toro, Oroch e a também futura Volkswagen Tarok? Quer mais evidências? Em maio de 2017, outro executivo da Hyundai Austrália, Scott Grant, disse que a Santa Cruz (a picape que você vê das fotos desta nota) teria uma proposta diferente e que a Kia Australia poderia ter coisas semelhantes.

A tão esperada Hyundai Santa Cruz está prevista para estrear em 2020, enquanto a picape maior (chamada de "truck" nos mercados lá de fora) deve ficar para depois, entre 2021 e 2023.

Comentários