Hyundai traz Venue, o mini-Creta, para testes

Utilitário esportivo menor da marca sul-coreana é estudado para ser produzido no Brasil

  1. Home
  2. Segredos
  3. Hyundai traz Venue, o mini-Creta, para testes
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Você deve lembrar que a gente já falou do Hyundai Venue aqui no WM1. Ele é um utilitário esportivo compacto menor que o Creta que está em estudos para ser produzido no Brasil, e reforçar o portfólio da marca sul-coreana por aqui. Agora, uma unidade que a empresa trouxe para testes acaba de ser flagrada.

Hyundai Venue (2)
Venue, o mini-Creta flagrado em galpão de São Paulo pode ser a solução da Hyundai para a base do segmento de SUVs
Crédito: Leandro Alvares/Reprodução

O registro foi feito por Leandro Alvares, do canal no YouTube De Carona com Leandro. O jornalista encontrou o Venue e outros carros da Hyundai em um galpão em São Paulo. Além do pequeno SUV, estavam estacionados por lá o novo Elantra, Veloster, Kona (de mesmo porte do Venue, só que europeu) e Sonata.

O mini-Creta, apresentado em abril de 2019, foi desenvolvido na Índia - onde faz enorme sucesso -, mas também é vendido nos Estados Unidos. Depois dos flagras, nós fomos atrás de informações e, segundo fontes ligadas à Hyundai brasileira, a ideia é vender o SUV por aqui posicionado entre o HB20 e o Creta, porém tiraria de cena o HB20X, a versão aventureira do hatch, e configurações de entrada do SUV maior.

Ainda de acordo com as mesmas fontes, o grande desafio da marca para viabilizar a produção e venda do Venue por aqui se resume principalmente àquelas notas verdinhas... Sim, falamos do dólar. De qualquer maneira, a marca quebra a cabeça para ter o carro no Brasil para brigar na base do segmento, com Nissan Kicks, Renault Duster, VW Nivus, futuro SUV do Fiat Argo e Ford EcoSport.

Hyundai Elantra E Venue
O novo Elantra (esquerda) ao lado do Venue. Carros são trazidos para testes
Crédito: Leandro Alvares/Reprodução

O Venue, a propósito, tem porte de Ford EcoSport. Na Índia, o SUV mede 3,99 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,60 m de altura e 2,50 m de entre-eixos. O desenho lembra o do Kona e segue a tendência de design dos próximos modelos da Hyundai, vide o próprio Creta reestilizado recentemente.

Os faróis são divididos em duas seções, com um conjunto mais fino em contraste com outro maior - e molduras na forma de luzes diurnas. A grade tem nichos retangulares e moldura escura - ao contrário do modelo americano, que traz bordas cromadas. A traseira adota lanternas com desenho simples e luzes de ré e de neblina posicionadas na parte inferior do para-choque.

Nos EUA, o Venue usa motor 1.6 Gamma - do Creta e HB20 brasileiros. Na Índia, o SUV usa 1.0 turbo de 120 cv (também do nosso hatch) e um 1.2 aspirado de 83 cv., além de uma opção 1.4 a diesel de 90 cv. Se vier para o Brasil, nossos informantes apostam em variantes com o 1.0 turbo e o 1.6 aspirado que hoje já equipam o HB20.

Hyundai Venue (3)
Hyundai Venue tem porte de Eco, foi lançado m abril de 2019 e é vendido na Índia e nos Estados Unidos
Crédito: Leandro Alvares/Reprodução

Vale lembrar que é de praxe os fabricantes trazerem para cá - para testes ou mesmo para executivos da empresa - carros que não obrigatoriamente serão lançados. E esse é o argumento oficial da montadora em comunicado: "Os veículos são de uso interno da Hyundai que, a partir do Brasil, coordena as operações comerciais na América Central e do Sul, locais onde esses modelos são vendidos regularmente".

Veja o vídeo

 

Comentários