Mini Cooper 2023: eis a quarta geração do modelo

Flagras feitos na China revelam um carro completamente novo, e não um facelift. E mais: é a novíssima versão elétrica!

  1. Home
  2. Segredos
  3. Mini Cooper 2023: eis a quarta geração do modelo
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A quarta geração do Mini Cooper é esperada apenas para 2023, mas já foi flagrada na China. O nosso parceiro mexicano soloautos.mx publicou as imagens do carro e destacou que o modelo corresponde às expectativas de quem esperava dimensões menores que as do atual.

Generated By Pixel @ 2021 12 10t23:06:44.435259
Eis a nova geração do Mini Cooper,  flagrada na China. Ao lado, outro Mini com camuflagem pesada
Crédito: Reprodução/soloautos.mx
toggle button

Como as imagens mostram, é um modelo três portas. O site também põe em dúvida se haverá uma versão cinco portas, por muitos considerada "desproporcional" e pouco identificada com a essência da marca. Assim, o novo Mini Cooper seria o único compacto três portas em produção ao lado do Fiat 500.

Na frente, o design do carro mantém as linhas tradicionais do Mini Cooper, com faróis redondos que parecem olhos bem abertos e para-choque arredondado e envolvente. Atrás, porém, surgem novíssimas lanternas que rompem com tudo o que já foi visto nos Mini Cooper: o formato é triangular, com o lado maior nas laterais do carro e a menor, junto à tampa do porta-malas - e ambas são conectadas por um largo friso fumê onde vai a inscrição "Cooper S".

Mini Cooper Elétrico (1)
A traseira tenta revolucionar e vai causar polêmica: lanternas triangulares ligadas por uma barra fumê
Crédito: Reprodução/soloautos.mx
toggle button

O interior parece ter mais controles digitais, com uma única tela sensível ao toque no centro. O carro ainda tem um grande teto-solar, um pequeno aerofólio traseiro, sensores de estacionamento e câmeras de ré e frontal.

Mini Cooper Elétrico (2)
A foto feita de cima revela um tetos-solar de boas dimensões
Crédito: Reprodução/soloautos.mx
toggle button

O que o site soloautos.mx não revelou é que, ao que tudo indica, esse Mini Cooper flagrado é, na verdade, a nova geração da versão eletrificada do carro. Outro site de prestígio, o motorbeam.com, afirma que se trata do elétrico e que o modelo terá, sim, configurações de três e cinco portas. Além disso, também podemos esperar uma nova versão esportiva Mini Cooper Works - inclusive em configuração conversível e com opções de motor elétrico e de combustão interna. Mas aí é coisa para 2025.

O carro passa a ter tablier mais limpo e instrumentos concentrados no grande mostrador central todo digital
Crédito: Reprodução/soloautos.mx
toggle button

E lembra que, em novembro último, a própria Mini mostrou imagens da próxima geração do Mini Cooper - mas ainda com pintura camuflada. Esse tinha o visual frontal igual ao do modelo agora flagrado na China, mas as lanternas eram diferentes, com o formato ovalado tradicional. Ou seja, as lentes traseiras vão diferenciar as versões elétrica e a combustão.

A nova geração do Mini Cooper mostrada em novembro, ainda com camuflagem: lanternas tradicionais
Crédito: Reprodução/motorbeam.com
toggle button

O carro também aparenta ser elétrico devido à ausência do tradicional escape duplo centralizado sob o para-choque traseiro. E outra boa pista é o "S" na barra traseira, pintado na cor verde - o que indicaria tratar-se mesmo de um veículo movido por baterias e amigável ao meio-ambiente. Vale lembrar que essa deve ser a última geração do Mini Cooper com opção de motor a combustão interna: a Mini pretende ter apenas modelos elétricos a partir de 2030.

Comentários