Novo Gol deve chegar em 2025 e promete ser um SUV

Com o fim do modelo após mais de 40 anos, Volkswagen já prepara terreno para o novo carro, que será como um "mini-Nivus"

  1. Home
  2. Segredos
  3. Novo Gol deve chegar em 2025 e promete ser um SUV
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A equipe de reportagem da Webmotors correu atrás de informações sobre o novo Gol e aparecemos por aqui com novidades. De acordo com fontes ligadas à Volkswagen, existe, de fato, um projeto para que o modelo se torne uma espécie de micro SUV, quase como um "mini-Nivus". Mas só para 2025.

Até lá, haverá uma série de interrupções de produção nas fábricas da marca justamente para que a empresa promova a readequação para a produção do novo modelo  - inclusive motores e caixas de câmbio. O projeto do novo Gol, até agora, é conhecido pelo número 246.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Como será o novo Gol

O Gol saiu de linha no final do ano passado. Vale lembrar que a Volks promoveu até uma versão final de acabamento para esta geração (a terceira na história, embora conhecida como "G7"), chamada Last Edition.

Não é desse Gol que falamos. Aqui, temos informações sobre um carro que deverá começar a ser divulgado em 2024, para chegar às ruas em 2025.

Este, de acordo com nossas fontes, terá alguns componentes de construção - como toda a dianteira e as portas, por exemplo - feitos em parceria com o Skoda Fabia.

O Skoda Fabia é o carro da entrada da marca tcheca, que pertence ao Grupo Volkswagen. O motivo da associação? Simples: a Skoda também quer ter seu próprio Fabia com "cara de mini SUV".

Skoda Fabia
O Skoda Fabia mostrado em 2022 tem visual diferente, mas pode ajudar a revelar como será o novo Gol
Crédito: Divulgação
toggle button

A fabricação será feita sobre a conhecida plataforma modular MQB, na configuração MQB A0 - a mesma usada hoje em dia por Polo, T-Cross, Virtus e Nivus.

Isso posto, nossa fonte garante: "vocês estão indo pelo caminho certo. O projeto 246 será feito entre as duas marcas. A ideia da Skoda é vender o novo Fabia na Europa e principalmente na Índia", explica.

Esse novo Gol poderá custar entre R$ 80 mil e R$ 100 mil - a mesma faixa de preço que o Nivus ocupou durante alguns meses após seu lançamento, em 2020 (hoje, custa  entre R$ 125.890 e R$ 141.890). Dessa forma, terá como objetivo roubar clientes do Fiat Pulse e demais mini SUVs que prometem chegar ao país.

Gol
O Gol saiu do mercado depois de várias décadas de bons serviços; um novo promete chegar em 2025
Crédito: Divulgação
toggle button

Motor TSI e três versões diferentes

A ideia, de acordo com as informações obtidas pelo WM1, é que o novo Gol seja equipado só com um motor 1.0 de três cilindros da família TSI, nas configurações 170 ou 200 TSI.

Especulações dão conta de que o carro terá opção câmbio manual de seis marchas na versão 170 e será sempre movido pelo conjunto automático com função Tiptronic na mais poderosa. Vale lembrar que o motor TSI 170 tem 116 cv e 16,8 kgf.m, e que o 200 tem 128 cv e 20,4 kgf.m.

Nossa fonte também confirma que o Gol "SUV" deverá ter três versões: Trendline, de entrada; Comfortline, intermediária; e Highline, no topo.

As duas primeiras deverão usar o motor 170 TSI, enquanto a última deverá ser a única movida pelo conjunto mais forte. E mais: a VW deverá manter estratégia de posicionar o Gol como carro de entrada no Brasil. Até lá, a marca deverá estudar o que fazer com o Polo Track, atual modelo mais barato da empresa no país.

Volkswagen Gol 1.6
Perder o nome "Gol" e deixar de vendê-lo no Brasil é um erro, segundo especialistas. E a Volks sabe disso
Crédito: Divulgação
toggle button
Comentários