A equipe de reportagem da Webmotors passou as últimas semanas atrás de informações sobre o novo Gol e aparecemos hoje por aqui com novidades. De acordo com fontes ligadas à Volkswagen, existe, de fato, um projeto para que o modelo se torne uma espécie de micro SUV, como um "mini-Nivus", em 2025.
Até lá, haverá uma série de interrupções de produção nas fábricas da marca justamente para que a empresa promova a readequação para a fabricação do novo produto - e os correspondentes motores e caixas de câmbio. O projeto do novo Gol, até agora, é conhecido pelo número 246.
O Gol atual sairá de linha nos próximos meses. Segundo o ultra, master, mega e super especialista em segredos automotivos Marlos Ney Vidal, do site Autossegredos, a VW vai promover até a produção de uma versão final de acabamento para esta geração (a terceira na história do Gol, embora conhecida como "G7"), chamada Last Edition.
Mas não é desse Gol que falamos. Aqui, temos informações sobre um carro que deverá começar a ser divulgado em 2024, para chegar às ruas em 2025. Este, de acordo com nossas fontes, terá alguns componentes de construção - como toda a dianteira e as portas, por exemplo - feitos em parceria com o Skoda Fabia.
Skoda Fabia é o carro da entrada da marca tcheca, que pertence ao Grupo Volkswagen. O motivo da associação? Simples: a Skoda também quer ter seu próprio Fabia com "cara de mini SUV".
A construção será feita sobre a conhecida plataforma modular MQB, na configuração MQB A0 - a mesma usada hoje em dia por Polo, T-Cross, Virtus e Nivus.
Isso posto, nossa fonte garante: "vocês estão indo pelo caminho certo. O projeto 246 será realmente feito entre as duas marcas. A ideia da Skoda é vender o novo Fabia na Europa, mas principalmente na Índia", explica.
O novo Gol deverá custar entre R$ 80 mil e R$ 100 mil - a mesma faixa de preço que o Nivus ocupou durante alguns meses após seu lançamento, em 2020 (hoje, ele vale entre R$ 120 mil e R$ 136 mil). Dessa forma, terá como objetivo roubar clientes do Fiat Pulse e de outros mini SUVs que prometem ser lançados no país.
A ideia, de acordo com as informações obtidas pelo WM1, é de que o novo Gol seja equipado só com um motor 1.0 de três cilindros da família TSI,seja na configuração 170 que era oferecida pelo up! ou pela 200 TSI que vemos em Polo, Virtus e no próprio Nivus.
Especulações dão conta de que o carro terá opção câmbio manual de seis marchas na versão 170 e será sempre movido pelo conjunto automático com função Tiptronic na mais poderosa. Vale lembrar que o motor 170 tem 116 cv e 16,8 kgf.m e o 200 tem 128 cv e 20,4 kgf.m.
Nossa fonte também confirma que o Gol deverá ter três versões: Trendline, de entrada; Comfortline, intermediária; e Highline, no topo. As duas primeiras deverão usar o motor 170 TSI, enquanto a última deverá ser a única movida pelo conjunto 200 TSI - vale lembrar que a VW deverá manter estratégia de posicionar o Gol como carro de entrada no Brasil.