Novo Peugeot 208 chega este mês. O que esperar?

Hatch começa a ser importado da Argentina nos próximos dias com plataforma modular, design moderno e mais equipamentos

  1. Home
  2. Segredos
  3. Novo Peugeot 208 chega este mês. O que esperar?
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O novo Peugeot 208 já começou a sair do forno da fábrica de El Palomar, na Argentina, há algumas semanas - com atrasos motivados pela pandemia do novo coronavírus. A segunda geração do hatch da Peugeot será lançada por aqui nos próximos dias disposta a brigar no chamado segmento dos compactos premium.

Com isso, a promessa é de um carro maior, mais equipado e mais tecnológico. Até porque usa a moderna plataforma CMP - Common Modular Platform -, que servirá futuramente a outros modelos da PSA Peugeot Citroën. Abaixo, confira agora o que esperar do novo Peugeot 208.

Vai ficar maior?

O novo Peugeot 208 europeu cresceu 8 cm no comprimento e totaliza agora 4,05 m. Ficou 4 cm mais largo (1,74 m), mas a aparência esportiva se deve também ao fato de ter ficado 4 cm mais baixo (1,43 m).

Novo Peugeot 208 3
icon photo
Legenda: Novo Peugeot 208: modelo brasileiro poderá ter mais espaço que o europeu
Crédito: Divulgação

A questão está no entre-eixos. A nova geração mantém os atuais 2,54 m. Só que, para brigar com Fiat Argo, Honda Fit, Toyota Yaris, Volkswagen Polo e cia, o carro precisa oferecer espaço.

Há expectativas de o modelo para o Mercosul ter medida perto dos 2,60 m, mas também pode acontecer de a Peugeot optar por outras soluções não tão convencionais em vez de aumentar o entre-eixos - e a segunda opção é mais viável.

Terá mais equipamentos?

O modelo sem dúvida será mais recheado para poder encarar os rivais já citados. Além dos obrigatórios controles de estabilidade e tração, ganhará de série assistente de partida em rampas e quatro airbags - são esperadas seis bolsas nas versões mais caras.

Peugeot 208 vermelho com adesivos de camufçagem na grade e nas extremidades do para-choques
icon photo
Legenda: Flagras mostram que o hatch compacto seguirá o desenho básico do caro já lançado na Europa
Crédito: Reprodução/Marcelo Olandim

Ar-condicionado com função automática, chave presencial, câmera de ré, retrovisores rebatíveis eletricamente e botão para partida do motor também estão entre os itens esperados para o novo Peugeot 208.

A configuração topo de linha ainda deve receber dispositivos de direção semi-autônoma, além de controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e sensor de ponto cego - equipamentos que aos poucos começam a se tornar comuns nessa categoria.

O desenho será igual ao do europeu?

Basicamente, sim. A grade em "U" e o capô abaulado vão ditar o desenho frontal, o que pode ser confirmado até em recentes flagras feitos do novo Peugeot 208. As três fileiras verticais de LEDs nos faróis - assim como o filete de luz auxiliar que lembra um dente de sabre -, no entanto, serão itens exclusivos dos modelos mais caros.

Novo Peugeot 208 de traseira em movimento na estrada na cor vermelha
icon photo
Legenda: Lanternas do novo Peugeot 208 segue o padrão de três seções verticais de luzes
Crédito: Divulgação

Na traseira, as lanternas se destacam da carroceria e também terão uma tripla seção vertical de luzes. A tampa do porta-malas, por sua vez, tem uma volumosa saliência bem ao centro.

E por dentro?

O conceito de i-Cockpit será preservado, com o volante destacado e o quadro de instrumentos mais recuado. Na tendência do mercado, o quadro de instrumentos também deverá ser configurável - mais uma vez, nas versões mais caras do novo Peugeot 208.

Interior do novo Peugeot 208 mostra o i-Cockpit com o volante recuado e o quadr de instrumentos mais à frente
icon photo
Legenda: Novo Peugeot 208 2
Crédito: Divulgação

A central multimídia terá tela flutuante de 10 polegadas, enquanto o acabamento continuará sendo um de seus diferenciais. Espere por tecido nas portas e detalhes em preto brilhante no painel.

Vai ter motor novo?

Inacreditavelmente, não. O novo modelo, por enquanto, vai utilizar somente o 1.6 16V aspirado de 118/115 cv do 208 atual. Segundo concessionárias consultadas pela reportagem do WM1, por ora as versões de entrada que deveriam ser equipadas com o motor 1.2 Puretech de três cilindros (90/84 cv) estão fora do catálogo - pelo menos neste primeiro lote.

Sempre bom lembrar, porém, que há expectativa de que o novo Peugeot 208 estrear em um futuro próximo o 1.2 Puretech turbo com potências entre 120 e 130 cv. As opções de câmbio não serão mais "opções" - a nova geração do carro deve utilizar somente a caixa automática de seis velocidades.

Novo Peugeot 208 vai ficar mais caro?

Não tenha dúvida. Ele deverá custar entre R$ 70 mil e R$ 86 mil - rumores dão conta até de uma versão esportiva baseada na GT Line europeia e com motor 1.6 turboflex de 173 cv mais para a frente.

Outro que também pode aparecer por aqui é o e-208, a variante 100% elétrica do compacto - que viria importada, mais para frente, com preços por volta dos R$ 120 mil.

icon photo
Legenda: Peugeot e-208, versão elétrica do compacto, pode até pintar no Brasil por importação
Crédito: Divulgação

Vale lembrar que o atual 208 brasileiro deve continuar em produção. Hoje ele é vendido em cinco versões, mas ficará restrito a duas ou três configurações, sempre com o motor 1.2 e preços a partir de R$ 58 mil - curiosamente, um carro "velho" com motor mais novo que o da nova geração.

Comentários