O canal de notícias da Webmotors

Renovação de picapes médias: veja o que vem por aí

Muito em breve modelos como Ford Ranger, VW Amarok e Chevrolet S10 devem mudar... Além de receber novos concorrentes

por André Deliberato

Uma grande renovação de picapes médias deve acontecer no Brasil nos próximos anos. Por conta desse momento do segmento, nós do WM1 decidimos reunir nesta reportagem tudo o que pode ou deve acontecer com os principais players dessa categoria nos próximos anos - além de antecipar a chegada de alguns novos concorrentes.
Sabemos que 2022 será um ano importante para essa categoria, mas 2023 deve ser ainda mais decisivo. Mas lembramos: aqui, falamos somente sobre picapes médias, sem citar picapes de portes e propostas diferentes. Tem alguma informação adicional que não está nesse texto? Deixe-a no campo de comentários, no pé desta página!
Quer uma picape? Veja as ofertas na Webmotors!

As novidades das picapes médias

1. Ford Ranger

A nova geração da picape média da Ford apareceu recentemente. Inspirada visualmente na Maverick e na F-150, o modelo médio deve pintar por aqui somente em 2023, quando começará a ser feito na planta da marca norte-americana na Argentina.
Entre as novidades, terá um novo motor 3.0 V6 turbodiesel; uma inédita opção de tração 4x4 sob demanda - que se ajusta automaticamente ao tipo de terreno e dificuldade da pista; chassis atualizado (com eixo dianteiro 5 cm à frente que o da atual geração para reforçar a robustez) e painel mais retilíneo e limpo, com quadro de instrumentos digital e tela multimídia de 12" na vertical.

2. Volkswagen Amarok

A nova geração da picape da Volkswagen ainda é dúvida para nosso mercado. Isso porque esse futuro modelo, que seria compartilhado e feito lado a lado com a Ranger, que vocês viram logo acima, não será barato - segundo fontes ligadas à Volkswagen, a geração atual rendeu milhares de dólares de prejuízo a cada unidade fabricada.
E se um produto não gera lucro (ou pelo menos não rende financeiramente o esperado), ele sai de cena. Isso pode acontecer com a Amarok... E, com isso, deve ser aberto espaço para a estreia da Tarok, projeto de nome provisório que dará origem a uma picape compacta-média para enfrentar a Fiat Toro feita sobre a plataforma MQB. Quando? Lá para 2024.

3. Peugeot Landtrek

A Peugeot vai tentar mais uma vez se aventurar pelo segmento de picapes - fez isso com maestria com a 504 nos anos 1990, depois passou por alguns perrengues com a Hoggar no início da década passada. Agora vai tentar mais uma vez com a Landtrek.
Só que desta vez a empresa tem o comando da Stellantis, responsável pelas bem-sucedidas Toro e Strada no Brasil. Importada do Uruguai, a Landtrek Brasil deverá usar um 2.0 turbodiesel de 180 cv acoplado a uma caixa de câmbio automática de seis marchas com opções de tração traseira ou 4x4. A estreia deve acontecer já em 2022.

4. Great Wall Poer

Mais uma estreante, de outra empresa que está para chegar no Brasil. Esta é a Great Wall Poer, uma picape média com porte um pouco maior que o de Chevrolet S10, Toyota Hilux, Ford Ranger e cia - são 5,41 m de comprimento, 1,93 m de largura, 1,88 m de altura e 3,23 m de entre-eixos.
Segundo especulações e informações prévias, a Poer terá duas opções de motorização: um 2.0 turbo a gasolina de 190 cv e outro 2.0, turbodiesel, de 162 cv - porém com muito mais torque. A picape será importada em um primeiro momento, algo previsto ainda para 2022, mas tem chances de ganhar produção nacional a partir de 2023 - se o mercado brasileiro melhorar como esperado.

5. Nissan Frontier

A primeira reestilização da atual geração da Frontier - que divide plataforma com a Renault Alaskan e também compartilhava peças e base com a "finada" Mercedes-Benz Classe X - está prevista para o final do primeiro semestre do ano que vem. Segundo fontes relacionadas à Nissan, a picape deverá receber o visual adotado recentemente no México, embora venha para cá da Argentina.
Esteticamente, vai ganhar faróis com nova disposição de luzes, grade remodelada - e maior, assim como os para-choques - e tampa da caçamba redesenhada. Por dentro, modificações sutis (como o desenho do volante, inspirado no do Kicks) e tela multimídia maior. Continuará equipada com o motor 2.3 turbodiesel de 190 cv e 45,9 kgf.m de torque.

6. Renault Alaskan/Oroch

Ainda não está confirmada, embora faça parte dos planos e do interesse da Renault do Brasil há anos. A Alaskan seria mais uma concorrente no segmento de picapes médias - de S10, Ranger, Amarok, Frontier, Hilux, L200 e cia - mas até hoje as contas da marca francesa não fecharam para sua importação.
No entanto, recente anúncio da filial argentina da empresa pode mudar o destino de vários produtos: a marca terá uma nova plataforma desenvolvida para o mercado regional. Essa nova base será usada em todos os veículos da empresa, seja de origem Dacia ou Renault.
Resumo da ópera: assim como no caso da Volks, acreditamos que seja mais provável a aposta da empresa em uma nova Oroch do que em uma Alaskan já fadada a não ser primeira opção por conta da idade do projeto. O jeito é esperar para ver.

Comentários

Carregar mais