Renovação de picapes médias: veja o que vem por aí

Muito em breve modelos como Ford Ranger, VW Amarok e Chevrolet S10 devem mudar... Além de receber novos concorrentes

  1. Home
  2. Segredos
  3. Renovação de picapes médias: veja o que vem por aí
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Uma grande renovação de picapes médias deve acontecer no Brasil nos próximos anos. Por conta desse momento do segmento, nós do WM1 decidimos reunir nesta reportagem tudo o que pode ou deve acontecer com os principais players dessa categoria nos próximos anos - além de antecipar a chegada de alguns novos concorrentes.

Sabemos que 2022 será um ano importante para essa categoria, mas 2023 deve ser ainda mais decisivo. Mas lembramos: aqui, falamos somente sobre picapes médias, sem citar picapes de portes e propostas diferentes. Tem alguma informação adicional que não está nesse texto? Deixe-a no campo de comentários, no pé desta página!

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

As novidades das picapes médias

1. Ford Ranger

A nova geração da picape média da Ford apareceu recentemente. Inspirada visualmente na Maverick e na F-150, o modelo médio deve pintar por aqui somente em 2023, quando começará a ser feito na planta da marca norte-americana na Argentina.

Entre as novidades, terá um novo motor 3.0 V6 turbodiesel; uma inédita opção de tração 4x4 sob demanda - que se ajusta automaticamente ao tipo de terreno e dificuldade da pista; chassis atualizado (com eixo dianteiro 5 cm à frente que o da atual geração para reforçar a robustez) e painel mais retilíneo e limpo, com quadro de instrumentos digital e tela multimídia de 12" na vertical.

Nova Ford Ranger já foi mostrada na Austrália e chega ao Brasil em 2023, importada da Argentina
toggle button

2. Volkswagen Amarok

A nova geração da picape da Volkswagen ainda é dúvida para nosso mercado. Isso porque esse futuro modelo, que seria compartilhado e feito lado a lado com a Ranger, que vocês viram logo acima, não será barato - segundo fontes ligadas à Volkswagen, a geração atual rendeu milhares de dólares de prejuízo a cada unidade fabricada.

E se um produto não gera lucro (ou pelo menos não rende financeiramente o esperado), ele sai de cena. Isso pode acontecer com a Amarok... E, com isso, deve ser aberto espaço para a estreia da Tarok, projeto de nome provisório que dará origem a uma picape compacta-média para enfrentar a Fiat Toro feita sobre a plataforma MQB. Quando? Lá para 2024.

VW Amarok pode sair de linha no Brasil para dar lugar à Tarok, picape menor e rival da Fiat Toro
Crédito: Divulgação
toggle button

3. Peugeot Landtrek

A Peugeot vai tentar mais uma vez se aventurar pelo segmento de picapes - fez isso com maestria com a 504 nos anos 1990, depois passou por alguns perrengues com a Hoggar no início da década passada. Agora vai tentar mais uma vez com a Landtrek.

Só que desta vez a empresa tem o comando da Stellantis, responsável pelas bem-sucedidas Toro e Strada no Brasil. Importada do Uruguai, a Landtrek Brasil deverá usar um 2.0 turbodiesel de 180 cv acoplado a uma caixa de câmbio automática de seis marchas com opções de tração traseira ou 4x4. A estreia deve acontecer já em 2022.

Picape média, Peugeot Landtrek será mais uma rival de Ranger, S10, Hilux, Amarok, Frontier e cia
Crédito: Divulgação
toggle button

4. Great Wall Poer

Mais uma estreante, de outra empresa que está para chegar no Brasil. Esta é a Great Wall Poer, uma picape média com porte um pouco maior que o de Chevrolet S10, Toyota Hilux, Ford Ranger e cia - são 5,41 m de comprimento, 1,93 m de largura, 1,88 m de altura e 3,23 m de entre-eixos.

Segundo especulações e informações prévias, a Poer terá duas opções de motorização: um 2.0 turbo a gasolina de 190 cv e outro 2.0, turbodiesel, de 162 cv - porém com muito mais torque. A picape será importada em um primeiro momento, algo previsto ainda para 2022, mas tem chances de ganhar produção nacional a partir de 2023 - se o mercado brasileiro melhorar como esperado.

Great Wall Poer será o primeiro lançamento da marca chinesa no Brasil. Picape média deve chegar em 2022
Crédito: Divulgação
toggle button

5. Nissan Frontier

A primeira reestilização da atual geração da Frontier - que divide plataforma com a Renault Alaskan e também compartilhava peças e base com a "finada" Mercedes-Benz Classe X - está prevista para o final do primeiro semestre do ano que vem. Segundo fontes relacionadas à Nissan, a picape deverá receber o visual adotado recentemente no México, embora venha para cá da Argentina.

Esteticamente, vai ganhar faróis com nova disposição de luzes, grade remodelada - e maior, assim como os para-choques - e tampa da caçamba redesenhada. Por dentro, modificações sutis (como o desenho do volante, inspirado no do Kicks) e tela multimídia maior. Continuará equipada com o motor 2.3 turbodiesel de 190 cv e 45,9 kgf.m de torque.

Nova Nissan Frontier deve chegar ao Brasil em meados de 2022 e terá visual mais agressivo
Crédito: Divulgação
toggle button

6. Renault Alaskan/Oroch

Ainda não está confirmada, embora faça parte dos planos e do interesse da Renault do Brasil há anos. A Alaskan seria mais uma concorrente no segmento de picapes médias - de S10, Ranger, Amarok, Frontier, Hilux, L200 e cia - mas até hoje as contas da marca francesa não fecharam para sua importação.

No entanto, recente anúncio da filial argentina da empresa pode mudar o destino de vários produtos: a marca terá uma nova plataforma desenvolvida para o mercado regional. Essa nova base será usada em todos os veículos da empresa, seja de origem Dacia ou Renault.

Resumo da ópera: assim como no caso da Volks, acreditamos que seja mais provável a aposta da empresa em uma nova Oroch do que em uma Alaskan já fadada a não ser primeira opção por conta da idade do projeto. O jeito é esperar para ver.

Apesar do visual distinto das "primas", a Alaskan atual usa a mesma plataforma da Nissan Frontier
Crédito: Reprodução
toggle button
Comentários