SUV da Ferrari: o que sabemos sobre o "Purosangue"

Primeiro utilitário de Maranello deverá ser lançado em 2022 para competir contra seu principal rival: Lamborghini Urus

  1. Home
  2. Segredos
  3. SUV da Ferrari: o que sabemos sobre o "Purosangue"
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Sim, até a mais tradicional das marcas italianas vai lançar um utilitário em breve - conforme dito por aqui recentemente, afinal o veículo já está em fase de testes. O SUV da Ferrari, que deverá se chamar "Purosangue", deve ser apresentado ao mundo no final de 2021 no começo de 2022, ano em que deve ser lançado no mercado europeu.

Seu objetivo é claro, além de óbvio: bombar as vendas da marca, que até hoje só fabricou esportivos de alto luxo, e roubar clientes de Lamborghini Urus e outros SUVs que competem no mercado de utilitários que custam mais de sete dígitos - como Bentley Bentayga, Maserati Levante e até Rolls-Royce Cullinan. Enzo Ferrari, fundador da empresa, deve ter se remexido na tumba.

SUV da Ferrari não quer ser SUV

Em uma tentativa de diferenciar seu produto, a Ferrari não classifica o Purosangue como SUV, mas sim como "FUV" (de "Ferrari Utility Vehicle", que significa "Veículo utilitário da Ferrari"). A ideia da empresa é apresentar seu modelo como um "carro esportivo com rodas altas" de modo que ele não possa ser classificado como SUV, algo que a BMW já faz com seus modelos, chamados internamente de "SAVs".

Balela. O Purosangue será uma espécie de crossover, assim como o Urus, que une características de SUV às de um cupê. O modelo da marca de Maranello terá quatro portas, tração integral e até chances de ser híbrido.

Suv Da Ferrari Em Flagra De Mula Da Autocar (1)
SUV da Ferrari tem sido testado sobre uma mula do grupo FCA, que tem o corpo de um Maserati Levante
Crédito: Reprodução/Autocar

Por ora, o que sabemos é que o modelo é reconhecido pelo nome de projeto, chamado "175". Seu sistema de tração nas quatro rodas será o mesmo utilizado pela recém-aposentada GTC4Lusso (que teve produção encerrada justamente para dar lugar ao "FUV") e o centro de gravidade deverá ser o menor possível (mais baixo até que o do Urus) para reforçar o espírito de carro esportivo.

Feito sobre uma nova plataforma, o Purosangue terá motor dianteiro (longitudinal) e câmbio traseiro, em um processo de montagem chamado lá fora de "transaxle". Outra informação garantida por sites gringos especializados é de que o carro deverá ter versões híbridas plug-in (recarregável na tomada) no topo da gama, como a atual SF90 Stradale.

Desse modo, o Ferrari Purosangue poderá conseguir até rodar somente com o motor elétrico em trechos curtos, possivelmente dentro de cidades. Em conjunto ao sistema elétrico, o SUV deverá ser equipado com motores V8 ou V12. Serão quase cinco metros de comprimento, para deleite dos apaixonados por SUVs - e ódio mortal daqueles mais puristas que não se conformam com a novidade.

SUV da Ferrari
Projeção da revista especializada britânica Autocar mostra como poderá ser o SUV da Ferrari
Crédito: Reprodução/Autocar
Comentários