Seu objetivo é claro, além de óbvio: bombar as vendas da marca, que até hoje só fabricou esportivos de alto luxo, e roubar clientes de Lamborghini Urus e outros SUVs que competem no mercado de utilitários que custam mais de sete dígitos - como Bentley Bentayga, Maserati Levante e até Rolls-Royce Cullinan. Enzo Ferrari, fundador da empresa, deve ter se remexido na tumba.
Quer um carro da Ferrari? Venha conhecer nossas ofertas
SUV da Ferrari não quer ser SUV
Em uma tentativa de diferenciar seu produto, a Ferrari não classifica o Purosangue como SUV, mas sim como "FUV" (de "Ferrari Utility Vehicle", que significa "Veículo utilitário da Ferrari"). A ideia da empresa é apresentar seu modelo como um "carro esportivo com rodas altas" de modo que ele não possa ser classificado como SUV, algo que a BMW já faz com seus modelos, chamados internamente de "SAVs".Balela. O Purosangue será uma espécie de crossover, assim como o Urus, que une características de SUV às de um cupê. O modelo da marca de Maranello terá quatro portas, tração integral e até chances de ser híbrido.
Por ora, o que sabemos é que o modelo é reconhecido pelo nome de projeto, chamado "175". Seu sistema de tração nas quatro rodas será o mesmo utilizado pela recém-aposentada GTC4Lusso (que teve produção encerrada justamente para dar lugar ao "FUV") e o centro de gravidade deverá ser o menor possível (mais baixo até que o do Urus) para reforçar o espírito de carro esportivo.
Feito sobre uma nova plataforma, o Purosangue terá motor dianteiro (longitudinal) e câmbio traseiro, em um processo de montagem chamado lá fora de "transaxle". Outra informação garantida por sites gringos especializados é de que o carro deverá ter versões híbridas plug-in (recarregável na tomada) no topo da gama, como a atual SF90 Stradale.
Desse modo, o Ferrari Purosangue poderá conseguir até rodar somente com o motor elétrico em trechos curtos, possivelmente dentro de cidades. Em conjunto ao sistema elétrico, o SUV deverá ser equipado com motores V8 ou V12. Serão quase cinco metros de comprimento, para deleite dos apaixonados por SUVs - e ódio mortal daqueles mais puristas que não se conformam com a novidade.
Comentários