O Escritório de Patentes dos Estados Unidos registrou no último dia 13 de janeiro, para "aplicações de veículos motorizados, de conceito; e motorizados de quatro rodas", o nome Thunderbird. A autoria do registro? A própria Ford. Segundo a imprensa local, essa é a prova de que o nome clássico deve retornar em breve - primeiro como carro-conceito, depois como modelo de produção em série.
O nome Thunderbird apareceu pela primeira vez em 1955 no clássico carro esportivo com o famoso para-brisa curvo. Era um conversível de dois lugares despretensioso, pequeno, leve e que usava motor V8 de 4,8 litros de 198 cv - e que, por isso, rapidamente se tornou o carro particular de muitos pilotos de corrida.
O Ford Thunderbird teve algumas gerações e produção ininterrupta até 1997, quando saiu de cena por alguns anos até retornar em 2002, já como um roadster de estilo retrô - para comemorar os 100 anos da Ford.
Nessa geração, o modelo foi baseado no Lincoln LS, feito sobre a plataforma do Jaguar S-Type, que usava um motor V8 de 3,9 litros com 280 cv.
Foi sua 13ª geração, que saiu de produção em 2005 para deixar o nome sem dono... Até agora. Ao longo de sua história, o clássico modelo norte-americano teve diversas abordagens diferentes e foi até fabricado no México - na 10ª, 11ª e 12ª gerações.
E agora deve voltar, 16 ou 17 anos depois de sua última aparição. Já tivemos dicas sobre esse retorno quando o diretor global da Ford, Jason Castriota, disse em uma entrevista que pretendia levar nomes históricos para uso em futuros carros elétricos da empresa.
O SUV Mustang Mach-E foi o primeiro dessa lista - em breve, uma picape, mesmo que sem ser elétrica, deve retomar o nome Maverick, inclusive aqui no Brasil.
Castriota disse a algumas emissores norte-americanas que devido ao sucesso de nomenclaturas históricas da Ford, ele poderia retomar nomes de "herança" em projetos futuros, embora o executivo também tenha admitido que "Mustang" não pode ser aplicado a tudo.
Isso posto, e dado que a Ford desenvolveu uma estratégia focada principalmente em crossovers, picapes e SUVs, duvidamos que este novo Ford Thunderbird possa ressurgir como cupê ou conversível esportivo como o original.
É por isso que apostamos em um crossover com linhas acupezadas, com toda a praticidade de um SUV, uma adaptação do nome do passado à ofensiva de veículos elétricos.
Embora certamente isso deixe muitos entusiastas furiosos, da mesma forma que aconteceu após o anúncio da chegada do Mustang Mach-E, o retorno do Ford Thunderbird como um crossover elétrico faz total sentido.
Primeiro, porque é um nome forte que não é utilizado há mais de 15 anos; segundo, porque mesmo que não seja um cupê ou conversível como o modelo original, o carro ainda pode captar em sua essência, por meio do design, a alma de glamour e elegância do modelo clássico que surgiu nos anos 1950.