Toyota testa hatch esportivo GR Yaris no Brasil

Marca diz que trouxe o modelo apenas para demonstrar as capacidades da divisão de alto desempenho GAZOO Racing

  1. Home
  2. Segredos
  3. Toyota testa hatch esportivo GR Yaris no Brasil
Guilherme Silva
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Toyota (ainda) não vende nenhum modelo esportivo no Brasil, mas há sete anos cogitou importar do Japão o GT86. O cupê desenvolvido em parceria com a Subaru tinha uma proposta relativamente barata de diversão ao combinar o motor boxer 2.0 aspirado de 200 cv de potência com tração traseira e dirigibilidade instigante.

No começo de 2014, a marca chegou a trazer duas unidades (uma com câmbio manual e outra automática) do GT86 para avaliar a aceitação do mercado e da imprensa especializada, que elogiou o equilíbrio dinâmico do esportivo. Na época, a Toyota até afirmou que avaliava vender o GT86 na faixa dos R$ 140 mil.

Muita coisa mudou de lá para cá e o GT86 não foi vendido oficialmente no Brasil. Não só os planos da Toyota, mas também as condições econômicas do país mudaram nos últimos anos.

Confira o vídeo da avaliação que o WM1 fez do Toyota GT86 em 2015:

 

Agora, a marca volta a chamar a atenção com outro esportivo japonês em terras brasileiras. A Toyota trouxe da Argentina, onde é vendido oficialmente, uma unidade do GR Yaris, a versão mais nervosa do hatch comercializado na Europa e no Japão. O carro foi flagrado pelos colegas do Autoentusiastas no autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP).

Toyota GR Yaris trazido da Argentina para testes no Brasil
Toyota GR Yaris trazido da Argentina para testes no Brasil
Crédito: Autoentusiastas

No país vizinho, o GR Yaris teve apenas 300 unidades vendidas para clientes especiais da Toyota. O modelo tem preço sugerido de US$ 55 mil, cerca de R$ 290 mil em conversão direta na cotação atual.

Assim como o GT86, o GR Yaris, infelizmente, não será vendido por aqui. Segundo a assessoria de comunicação da Toyota, essa unidade foi trazida para “atividades de experiência que ocorrerão durante as últimas etapas da Stock Car deste ano”.

241077008 249266973734583 8143462784788434854 N
Toyota diz que não venderá o GR Yaris no Brasil
Crédito: Autoentusiastas

A marca explica que com o GR Yaris pretende “demonstrar todas as possibilidades que a GAZOO Racing pode oferecer em termos de performance, no melhor quesito ‘fun to drive’, que move essa divisão esportiva da Toyota”.

Questionada pela reportagem do WM1, a assessoria disse que não há nenhuma intenção da Toyota do Brasil comercializar o GR Yaris no país. O carro trazido para testes não está disponível para a avaliação da imprensa e só pode ser dirigido por engenheiros da empresa ou por pilotos designados por ela. Uma pena.

O que é o Toyota GR Yaris

Apresentado em 2020, o GR Yaris foi desenvolvido pela Toyota com inspiração no carro utilizado pela marca no Campeonato Mundial de Rali. Além do porte compacto, o carro combina o motor de três cilindros mais potente do mundo a um câmbio manual de seis marchas e ao sistema de tração integral.

Toyota Gr Yaris 2021 1280 27
Hatch esportivo é equipado com o motor de três cilindros mais potente do mundo

O propulsor do hatch de 1.280 kg é um 1.6 turbo a gasolina, que entrega 272 cv de potência e 37,8 kgf.m de torque. Os dados de fábrica informam aceleração de 0 a 100 km/h abaixo de 5,5 segundos e a velocidade máxima de 230 km/h.

Para o modelo, a Toyota criou um sistema de tração integral dotado de dois diferenciais de deslizamento limitado tipo Torsen. O motorista pode configurar o carro entre os modos de condução Normal, Sport e Track. No primeiro, a força do motor é dividida em 60% para as rodas dianteiras e 40% para as traseiras, enquanto no Sport a prioridade são as rodas traseiras (70%). No Track, dedicado às pistas, o torque é repartido em 50% para cada eixo.

Sistema de tração integral pode enviar toda a força do motor às rodas traseiras

Mas o sistema possui ajuste automático, que pode enviar 100% da força do motor para as rodas dianteiras ou traseiras, de acordo com as condições de pista e condução do momento.

Cabine do Toyota GR Yaris é simples, mas bem acabada

Além desse conjunto motriz poderoso, o hatch conta com suspensão independente nas quatro rodas com preparação específica, rodas de 18 polegadas em alumínio forjado  e bancos do tipo concha parcialmente revestidos de couro.

Comentários