Volks eletrificada vai adotar nome "Voltswagen"?

Nota publicada pela empresa confirmava decisão, mas foi tirada do ar. Estamos perto de 1º de abril. Será que é verdade?

  1. Home
  2. Segredos
  3. Volks eletrificada vai adotar nome "Voltswagen"?
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Uma história pra lá de curiosa tomou conta dos noticiário automotivo nas últimas horas. Segundo comunicado da própria Volkswagen, a marca vai passar a utilizar o nome "Voltswagen" na América do Norte, para seguir sua estratégia de eletrificação. E, não, isso não é pegadinha de 1º de abril, garantiu a empresa no dia 30 -  embora muitas mídias tenham cogitado a ideia. No entanto, no dia 31, a própria Volks desmentiu a história.

Um press-release divulgado pela montadora nesta segunda (29) confirmou a informação, mas saiu do ar rapidamente - e a especulação de "trote" começou justamente após o silêncio da fabricante depois do ocorrido. Porta-vozes da empresa não quiseram comentar, mas fontes ligadas à marca confirmaram ao portal CNBC que a informação era verdadeira. Hoje, a marca decidiu se manifestar.

Voltswagen vem aí?

No documento que foi tirado do ar, a Volks citava com clareza a mudança de nome e dizia que esta novidade seria uma "declaração pública do seu investimento futuro em mobilidade elétrica". Segundo o texto, o título "Voltswagen" seria inserido em todos os carros elétricos da empresa, de modo que os modelos a combustão mantivessem o tradicional emblema VW - e o nome Volkswagen.

Outra novidade seria na utilização de cores. O release afirmava que para "preservar elementos da herança da Volkswagen", a empresa manteria o azul escuro do logotipo da Volks para os veículos comuns e usaria um tom de azul mais claro para diferenciar "sua nova marca de elétricos".

"Podemos mudar nosso K para o T, mas não estamos mudando o comprometimento da marca em fazer veículos para as pessoas de qualquer lugar, sendo os melhores de sua categoria", também dizia, na nota, Scott Keogh, CEO da Volkswagen norte-americana.

Voltswagen
Voltswagen será o novo nome da Volks - ou melhor, Volts - nos Estados Unidos
Crédito: Divulgação

Piada de Dia da Mentira?

Não é incomum ver brincadeiras de 1º de abril entre montadoras. Algumas marcas, por exemplo, já chegaram até a criar protótipos virtuais para virarem notícia no dia da mentira, mas todo tipo de conteúdo piadista sempre foi revelado no próprio dia de 1º de abril. O material de imprensa da Volks, porém, vazou no dia 29 de março e tinha data de publicação prevista só para o final de abril.

E a empresa decidiu confirmar no começo da tarde desta terça (30), para dar fim às especulações. Uma nova versão da nota vazada prova que a adoção do novo nome não é brincadeira (pelo menos era o que se pensava). "O novo nome e marca simbolizam um movimento 'altamente carregado' que a Voltswagen embalou, buscando a meta de locomover todas as pessoas de ponto-a-ponto com carros elétricos".

"A mudança de nome significa um aceno ao nosso passado como carro do povo (significado de "Volkswagen" em alemão) e uma firme crença de que nosso futuro reside em ser o carro elétrico do povo", garantiu Keogh no comunicado divulgado pela empresa. E você, acredita?

Voltswagen ID.4
Volkswagen ID.4 pode se chamar Voltswagen ID.4 nos Estados Unidos. Tendência pode ser global
Crédito: Divulgação
Comentários