Volkswagen confirma picape rival da Toro em 2026

Ela será feita em São José dos Pinhais (PR), ao lado do T-Cross e do Virtus, e ainda deve abrir espaço para outro modelo

  1. Home
  2. Segredos
  3. Volkswagen confirma picape rival da Toro em 2026
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Agora não tem mais para onde fugir: a Volkswagen confirmou para o próximo ano, ainda que indiretamente, o lançamento de uma picape rival da Toro - que, veja só, não deverá se chamar Tarok. Entenda mais sobre isso abaixo!

"Os investimentos na fábrica do Paraná também serão utilizados para a produção de uma picape inédita para o mercado brasileiro e exportação. Será um modelo incrível, que promete revolucionar o segmento". As palavras são de César Drazul, responsável pela fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

O investimento ao qual Drazul se refere é o de R$ 3 bilhões anunciado pela Volks no ano passado - e que vai diretamente para a linha de montagem da planta paranaense.

Além da produção da nova picape, a grana também vai para a produção do Virtus. A Volkswagen vai transferir "parte" da fabricação do sedã para o Paraná e, assim, abrir espaço em São Bernardo do Campo (SP) para a produção de um novo veículo, que ainda é mantido sob sigilo. O T-Cross é o outro carro feito por lá.

A confirmação aconteceu durante a comemoração do registro das 500 mil unidades do T-Cross produzidas no Paraná. Foi a primeira vez que a marca falou abertamente sobre uma picape inédita na unidade fabril.

Como será a picape rival da Toro da Volks

Ainda há poucas informações disponíveis. Mas estimamos que esta nova picape deva aparecer entre o final deste ano e o início de 2026.

Terá a mesma base de Polo, Virtus, Tera, Nivus e do próprio T-Cross, a estrutura MQB A0. Além disso, a picape deverá usar diversos componentes do T-Cross, como suspensão e freios.

A motorização ainda não foi definida. O motor 1.4 TSI de 150 cv terá em breve um substituto eletrificado (híbrido leve). É uma das opções. Já o 1.0 TSI de 128 cv não deve ser considerado por não ter a força exigida por uma picape. Vale lembrar que a Toro tem configurações capazes de levar mil quilos de carga.

O projeto dentro da fábrica de São José dos Pinhais é conhecido como "Udara". Mas este também não deverá ser o nome da picape, que chegará para peitar Fiat Toro, Ford Maverick, Renault Oroch e Chevrolet Montana.

A Volkswagen Tarok, apresentada em 2018, dá sinais de como deverá ser o visual da nova picape da marca
Crédito: Mário Villaescusa/Webmotors
toggle button
Comentários
Wid badge