Gol, Voyage, Saveiro, Fox e up! não têm cinto de segurança de três pontos central, enquanto o Fox não sai com o terceiro encosto de cabeça no banco de trás. Já a fixação Isofix só está presente no up!, mas isso irá mudar.
Teste colisão: Volkswagen Fox cai para 3 estrelas
Segundo apuração da equipe WM1, todos passarão por mudanças. Gol, Voyage e Fox terão os encostos, cintos de três pontos e ponto de ancoragem para cadeirinhas. A Saveiro será atingida apenas nas versões com cabine dupla, que passará a ter o encosto de cabeça.
Teste colisão: Volkswagen Fox cai para 3 estrelas
E o up!?
O up! não sofrerá mudanças físicas, mas deixará de levar cinco passageiros. Sairá mais barato para a Volkswagen homologar o subcompacto como um veículo para quatro pessoas. Sendo assim, descarta a necessidade de cinto de segurança central com três pontos e o encosto de cabeça. As fixações Isofix já existem no modelo.Questionamos a Volkswagen a respeito das mudanças, especialmente na homologação do up!. A marca, novamente, se conteve a dizer que "os modelos Gol, Voyage, Saveiro, Fox e up! continuarão à venda no mercado brasileiro, atendendo plenamente a legislação vigente".
Não é só a Volks...
Apesar de a marca alemã ser uma das mais prejudicadas com esta nova regra do Contran, ela não é a única que precisa de readequações para o próximo dia 28.Veja ofertas de Volkswagen 0km, seminovo e usado
Fiat Mobi, Uno e Doblò; Nissan March e Versa; Citroën C3 e Aircross; Renault Kwid, Duster e Oroch são outros modelos que não se adequam em alguns dos requisitos da portaria.
Em certos casos, a solução também é simples: alguns modelos já têm os equipamentos, que são oferecidos opcionalmente. Bastaria, a partir da data estipulada, transformá-los em item de série. Isso, obviamente, afetaria no preço - portanto espere por carros ainda mais caros no começo de fevereiro.
Comentários