A Audi revelou esta semana um projeto chamado Artemis. O programa foi apresentado pelo novo CEO global da marca, Markus Duesmann, e é comandado por Alex Hitzinger, engenheiro-chefe de Equipes de Competição e atual encarregado pelas atividades de direção autônoma no Grupo Volkswagen.
O Artemis é uma unidade de alta tecnologia criada para o desenvolvimento acelerado e "sem burocracias", nas palavras da Audi, de modelos ultratecnológicos. O primeiro passo será desenvolver um novo carro elétrico altamente eficiente de forma rápida - que também servirá de base para o desenvolvimento de qualquer veículo do Grupo Volkswagen, dono da Audi.
"Com 75 modelos elétricos planejados até 2029, a atual iniciativa elétrica do Grupo VW naturalmente conecta todas as nossas capacidades. A questão óbvia era como poderíamos implementar toda essa tecnologia sem ameaçar o gerenciamento de projetos existentes - e ao mesmo tempo utilizar novas oportunidades nos mercados", justifica Duesmann no comunicado de lançamento do projeto.
Segundo a Audi, a equipe do Artemis terá "amplo grau de liberdade" e trabalhará globalmente, do polo de alta tecnologia em Ingolstadt, na Alemanha, até a costa oeste dos Estados Unidos - portanto as sedes do Grupo VW no Brasil não estão, tecnicamente, descartadas.
Especificamente, o Artemis focará em novas tecnologias para carros de condução elétrica. Seu primeiro objetivo é criar um veículo 100% elétrico altamente eficiente, programado para chegar às ruas em 2024. A equipe criativa também promete desenvolver um extenso ecossistema ao redor do veículo, projetando assim o novo modelo de negócios para toda sua fase de uso.
Alex Hitzinger, responsável pelo projeto, vai se reportar diretamente a Markus Duesmann. Ele começou sua carreira como engenheiro de desenvolvimento na Toyota Motorsport, passou por Ford/Cosworth e foi o engenheiro-chefe de desenvolvimento mais jovem na Fórmula 1 - também foi sob sua liderança que nasceu o primeiro motor da F1 com rotações de até 20.000 rpm, criado em 2006.
Após passagem pela Red Bull, Hitzinger juntou-se ao Grupo VW e construiu uma equipe de competição da Porsche vencedora das 24 Horas de Le Mans e do Campeonato Mundial de Endurance.
Depois de uma passagem pela Apple - onde gerenciou o desenvolvimento de produtos para veículos autônomos -, retornou à VW em 2019 para desenvolver tecnologias de condução autônoma, como a versão final da van ID Buzz, uma espécie de Kombi do futuro.