Audi cria projeto para fazer novo carro elétrico

Chamada de "Artemis", proposta almeja criar um veículo altamente eficiente para estar nas ruas já no início de 2024

  1. Home
  2. Tecnologia
  3. Audi cria projeto para fazer novo carro elétrico
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Audi revelou esta semana um projeto chamado Artemis. O programa foi apresentado pelo novo CEO global da marca, Markus Duesmann, e é comandado por Alex Hitzinger, engenheiro-chefe de Equipes de Competição e atual encarregado pelas atividades de direção autônoma no Grupo Volkswagen.

O Artemis é uma unidade de alta tecnologia criada para o desenvolvimento acelerado e "sem burocracias", nas palavras da Audi, de modelos ultratecnológicos. O primeiro passo será desenvolver um novo carro elétrico altamente eficiente de forma rápida - que também servirá de base para o desenvolvimento de qualquer veículo do Grupo Volkswagen, dono da Audi.

75 carros elétricos até 2029

"Com 75 modelos elétricos planejados até 2029, a atual iniciativa elétrica do Grupo VW naturalmente conecta todas as nossas capacidades. A questão óbvia era como poderíamos implementar toda essa tecnologia sem ameaçar o gerenciamento de projetos existentes - e ao mesmo tempo utilizar novas oportunidades nos mercados", justifica Duesmann no comunicado de lançamento do projeto.

Segundo a Audi, a equipe do Artemis terá "amplo grau de liberdade" e trabalhará globalmente, do polo de alta tecnologia em Ingolstadt, na Alemanha, até a costa oeste dos Estados Unidos - portanto as sedes do Grupo VW no Brasil não estão, tecnicamente, descartadas.

Audi "Artemis"
icon photo
Legenda: Audi mostra o Artemis, projeto de tecnologia que planeja lançar novo carro elétrico em 2024
Crédito: Divulgação

Como é o Artemis

Especificamente, o Artemis focará em novas tecnologias para carros de condução elétrica. Seu primeiro objetivo é criar um veículo 100% elétrico altamente eficiente, programado para chegar às ruas em 2024. A equipe criativa também promete desenvolver um extenso ecossistema ao redor do veículo, projetando assim o novo modelo de negócios para toda sua fase de uso.

Alex Hitzinger, responsável pelo projeto, vai se reportar diretamente a Markus Duesmann. Ele começou sua carreira como engenheiro de desenvolvimento na Toyota Motorsport, passou por Ford/Cosworth e foi o engenheiro-chefe de desenvolvimento mais jovem na Fórmula 1 - também foi sob sua liderança que nasceu o primeiro motor da F1 com rotações de até 20.000 rpm, criado em 2006.

Após passagem pela Red Bull, Hitzinger juntou-se ao Grupo VW e construiu uma equipe de competição da Porsche vencedora das 24 Horas de Le Mans e do Campeonato Mundial de Endurance.

Depois de uma passagem pela Apple - onde gerenciou o desenvolvimento de produtos para veículos autônomos -, retornou à VW em 2019 para desenvolver tecnologias de condução autônoma, como a versão final da van ID Buzz, uma espécie de Kombi do futuro.

icon photo
Legenda: Audi já tem um carro elétrico: e-tron foi lançado no Brasil por iniciais R$ 460 mil
Crédito: Divulgação
Comentários