Ford cria retrovisor que evita colisão do ciclista

Tecnologia ajuda a evitar tipo comum de acidente, onde o ciclista esbarra em uma porta recém-aberta. Veja como funciona

  1. Home
  2. Tecnologia
  3. Ford cria retrovisor que evita colisão do ciclista
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Ford apresenta na Europa esta semana uma tecnologia que ajuda a evitar um tipo de acidente muito comum entre ciclistas, motociclistas e usuários de patinetes: a colisão causada pela repentina abertura de porta de carros estacionados.Quem recebe essa tecnologia é o retrovisor.

Chamado de "alerta de abertura de porta", ele emite sinais visuais e sonoros para quem está dentro e fora do veículo ao detectar antecipadamente que esse movimento pode gerar um acidente. Confira como funciona no vídeo abaixo.

Como funciona?

O sistema utiliza sensores já usados nos carros da marca (para detecção de pontos cegos e frenagem automática) e detecta a aproximação de veículos/objetos/pessoas dos dois lados quando uma porta é aberta. Se ele identificar possibilidade de colisão, soa um alarme e começa a piscar LEDs vermelhos instalados nas bordas do espelho e na parte interna da porta.

Segundo a Ford, os engenheiros desenvolvem, ainda, um mecanismo que impede temporariamente a abertura completa da porta até o sistema identificar que não há ninguém no perímetro. O motorista, obviamente, teria a opção de desativar esse recurso.

A tecnologia está sendo testada para atender diferentes mercados. Tanto com volante à direita ou à esquerda, além de diferentes configurações de vias e faixas.

Retrovisor da Ford protege ciclistas
icon photo
Legenda: Ford quer proteger motorista e ciclista com sistema que avisa pelo retrovisor quando pode haver uma colisão
Crédito: Divulgação
Comentários