Aceleramos o irmão encapetado do Nissan March

Nissan Micra preparado pela NISMO é diversão pura em tamanho compacto


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O que acontece quando o braço de desenvolvimento banzai da Nissan, a NISMO, (divisão de alta performance da marca japonesa) vai à cidade em um modelo Micra (nosso Nissan March)? Os níveis de euforia aumentam, é isso! Por $13,490 (aproximadamente R$ 38,2 mil) é possível comprar um Micra na versão regular que o levará de A para B sem qualquer tipo de emoção. Mas este é um bicho diferente e de potência superior, suspensão mais dura e com um visual que expressa "Eu venci na vida".

Eu sempre tive uma queda por “hot hatches” e, em geral, quanto menor, melhor. Por isso, quando me ofereceram para dirigir um Nissan Micra (voltamos a dizer: nosso Nissan March), temperado com especiarias e apimentado, eu me joguei. E não me arrependi porque embora este compacto não colocará fogo no mundo, ele tem charme, carisma e é exatamente disso que a Nissan precisa para posicionar o seu pequenino.

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A princípio foi o conjunto do projeto de carroceria Autech que me chamou a atenção, a extremidade dianteira mais rebaixada e mais ousada, com faróis em LED, primorosamente embutidos, ladeando a grande entrada inferior de ar. Como em todos os modelos trabalhados pela NISMO, uma sutil risca vermelha de giz contorna a circunferência do carro, ao longo das saias laterais e de um spoiler traseiro esportivo caracterizando o pequeno difusor.

O NISMO tem também adicionado um escapamento diferente que, embora não traga música cativante ou memorável na cabine, tem mais voz do que o seu carro original cujo motor 1.2 de três cilindros gera apenas 76 cv de potência e 10,6 kgf.m de torque. Copo meio-cheio, certo? Uma cilindrada extra e maior deslocamento garante mais energia, o potencializado motor 1.5 de quatro cilindros do Micra NISMO é reforçado em 39 cv e 5,3 kgf.m, para um total de 115 cv em 6000rpm e 15,9 kgf.m em 3.600 rpm.

Pode não parecer muito, mas para um carro leve (1.010kg, peso reduzido) com suspensão firme e direção contínua, é mais do que suficiente para um pouco de diversão.

Entrar na curta pista de corrida Sodegaura na prefeitura de Chiba, Japão, acelerando o carro na primeira curva após a reta principal, revelou uma atitude significativamente mais positiva do que o Micra formal. Lançar o carro nas curvas, com direção assistida reajustada, acaba por ser uma relação bastante satisfatória.

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Depois de mostrar ao piloto líder (em um Nissan Teana – também conhecido como Nissan Maxima) algumas manobras e acelerar o Micra um pouco mais forte - e de maneira nada educada - em algumas curvas da Sodegaura Forest Raceway, os pneus Bridgstone Potenza RE-II (205/45) de 16 polegadas trabalharam bem com o chassi para entregar uma sensação agressiva, quase um "go-kart". Com isto em mente, pisei fundo nas curvas, porém, com cautela devido ao vento que, como previsto, começou a mudar de direção e escorregar mais ao redor.

É esta natureza animada e previsível que o torna muito divertido para bombardear em torno de...  Não ao contrário de quando uma criança descobre não só o risco, mas também uma combinação satisfatória de um isqueiro e uma lata de spray, é uma boa diversão à moda antiga.

O Micra NISMO necessita de uma leve correção se fortemente pressionado, mas de forma muito progressiva. Ele não se apavora ou se inquieta, ele simplesmente diz "Eu vou deslizar agora" e vai. Foi fácil e divertido encontrar o limite de aderência do carro e embora não haja freios a tambor na traseira, as travas foram até à tarefa de domar o ímpeto do Micra.

Assentos fortemente sustentados abraçam o seu tronco com a força de um kung-fu e o volante Alcantara e os pedais de liga leve possuem também toques agradáveis, tornando a condução mais inesquecível. Para um carro pequeno como este, a sensação é de um esportivo muito mais sofisticado do que deveria.

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A aceleração não é alucinante – este não é um Ford Fiesta ST no departamento de propulsão – e percebe-se que o câmbio manual de cinco velocidades é um pouco solto e longo. Dito isto, explodindo através de uma combinação de engrenagens bateu os 120 km/h muito rapidamente e o motor girou livremente além de 6.000 rpm.

Competição? Talvez o Suzuki Swift Sport. Esta é uma oferta de $24.490 (cerca de R$ 69,5 mil), e embora injete mais potência (136 cv) tem apenas mais quatro metros Newton de torção e também de peso. E o interior da Suzuki não pode alcançar o potente Micra NISMO.

Depois de algumas poucas voltas e muitas apalpadas e cutucadas em todo o impressionante acabamento interior, conclui que um carro como este seria uma pechincha em torno de $23.000 (aproximadamente R$ 65,3 mil). Ele tem uma aparência marcante e uma atmosfera premium, especialmente devido à grande tela da central multimídia sensível ao toque, que oferece sistema de navegação por satélite. Isto combinado ao desempenho acessível e atraente este veículo daria à linha Micra - e à marca NISMO - um saboroso pequeno ponto de entrada.

Tem havido muita conversa em torno da marca NISMO e sua introdução na Austrália... e, em particular, quais carros lá serão oferecidos e quando.

O ambicioso GT-R NISMO é um gol de placa da Nissan, mas na extremidade oposta está este pequeno pretensioso, o Micra NISMO S. Ele não existe para bater recordes na pista ou trazer grandes lucros para a empresa, mas é divertido e fácil de conduzir no limite, e seria um incrível compacto para atacar seus favoritos em estradas vicinais.

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