Aceleramos o irmão encapetado do Nissan March

Nissan Micra preparado pela NISMO é diversão pura em tamanho compacto


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O que acontece quando o braço de desenvolvimento banzai da Nissan, a NISMO, (divisão de alta performance da marca japonesa) vai à cidade em um modelo Micra (nosso Nissan March)? Os níveis de euforia aumentam, é isso! Por $13,490 (aproximadamente R$ 38,2 mil) é possível comprar um Micra na versão regular que o levará de A para B sem qualquer tipo de emoção. Mas este é um bicho diferente e de potência superior, suspensão mais dura e com um visual que expressa "Eu venci na vida".

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Eu sempre tive uma queda por “hot hatches” e, em geral, quanto menor, melhor. Por isso, quando me ofereceram para dirigir um Nissan Micra (voltamos a dizer: nosso Nissan March), temperado com especiarias e apimentado, eu me joguei. E não me arrependi porque embora este compacto não colocará fogo no mundo, ele tem charme, carisma e é exatamente disso que a Nissan precisa para posicionar o seu pequenino.

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A princípio foi o conjunto do projeto de carroceria Autech que me chamou a atenção, a extremidade dianteira mais rebaixada e mais ousada, com faróis em LED, primorosamente embutidos, ladeando a grande entrada inferior de ar. Como em todos os modelos trabalhados pela NISMO, uma sutil risca vermelha de giz contorna a circunferência do carro, ao longo das saias laterais e de um spoiler traseiro esportivo caracterizando o pequeno difusor.

O NISMO tem também adicionado um escapamento diferente que, embora não traga música cativante ou memorável na cabine, tem mais voz do que o seu carro original cujo motor 1.2 de três cilindros gera apenas 76 cv de potência e 10,6 kgf.m de torque. Copo meio-cheio, certo? Uma cilindrada extra e maior deslocamento garante mais energia, o potencializado motor 1.5 de quatro cilindros do Micra NISMO é reforçado em 39 cv e 5,3 kgf.m, para um total de 115 cv em 6000rpm e 15,9 kgf.m em 3.600 rpm.

Pode não parecer muito, mas para um carro leve (1.010kg, peso reduzido) com suspensão firme e direção contínua, é mais do que suficiente para um pouco de diversão.

Entrar na curta pista de corrida Sodegaura na prefeitura de Chiba, Japão, acelerando o carro na primeira curva após a reta principal, revelou uma atitude significativamente mais positiva do que o Micra formal. Lançar o carro nas curvas, com direção assistida reajustada, acaba por ser uma relação bastante satisfatória.

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Depois de mostrar ao piloto líder (em um Nissan Teana – também conhecido como Nissan Maxima) algumas manobras e acelerar o Micra um pouco mais forte - e de maneira nada educada - em algumas curvas da Sodegaura Forest Raceway, os pneus Bridgstone Potenza RE-II (205/45) de 16 polegadas trabalharam bem com o chassi para entregar uma sensação agressiva, quase um "go-kart". Com isto em mente, pisei fundo nas curvas, porém, com cautela devido ao vento que, como previsto, começou a mudar de direção e escorregar mais ao redor.

É esta natureza animada e previsível que o torna muito divertido para bombardear em torno de...  Não ao contrário de quando uma criança descobre não só o risco, mas também uma combinação satisfatória de um isqueiro e uma lata de spray, é uma boa diversão à moda antiga.

O Micra NISMO necessita de uma leve correção se fortemente pressionado, mas de forma muito progressiva. Ele não se apavora ou se inquieta, ele simplesmente diz "Eu vou deslizar agora" e vai. Foi fácil e divertido encontrar o limite de aderência do carro e embora não haja freios a tambor na traseira, as travas foram até à tarefa de domar o ímpeto do Micra.

Assentos fortemente sustentados abraçam o seu tronco com a força de um kung-fu e o volante Alcantara e os pedais de liga leve possuem também toques agradáveis, tornando a condução mais inesquecível. Para um carro pequeno como este, a sensação é de um esportivo muito mais sofisticado do que deveria.

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A aceleração não é alucinante – este não é um Ford Fiesta ST no departamento de propulsão – e percebe-se que o câmbio manual de cinco velocidades é um pouco solto e longo. Dito isto, explodindo através de uma combinação de engrenagens bateu os 120 km/h muito rapidamente e o motor girou livremente além de 6.000 rpm.

Competição? Talvez o Suzuki Swift Sport. Esta é uma oferta de $24.490 (cerca de R$ 69,5 mil), e embora injete mais potência (136 cv) tem apenas mais quatro metros Newton de torção e também de peso. E o interior da Suzuki não pode alcançar o potente Micra NISMO.

Depois de algumas poucas voltas e muitas apalpadas e cutucadas em todo o impressionante acabamento interior, conclui que um carro como este seria uma pechincha em torno de $23.000 (aproximadamente R$ 65,3 mil). Ele tem uma aparência marcante e uma atmosfera premium, especialmente devido à grande tela da central multimídia sensível ao toque, que oferece sistema de navegação por satélite. Isto combinado ao desempenho acessível e atraente este veículo daria à linha Micra - e à marca NISMO - um saboroso pequeno ponto de entrada.

Tem havido muita conversa em torno da marca NISMO e sua introdução na Austrália... e, em particular, quais carros lá serão oferecidos e quando.

O ambicioso GT-R NISMO é um gol de placa da Nissan, mas na extremidade oposta está este pequeno pretensioso, o Micra NISMO S. Ele não existe para bater recordes na pista ou trazer grandes lucros para a empresa, mas é divertido e fácil de conduzir no limite, e seria um incrível compacto para atacar seus favoritos em estradas vicinais.

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