Novo Audi A3 Sedan 1

Audi A3 2025 é um GTI com "status" e preço menor

Modelo tem o mesmo conjunto mecânico do Golf GTI, mas custa menos e oferece mais refinamento e status de carro premium


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O Audi A3 2025 não é só uma "revolução" - por ser o ápice da linha A3 já feita até hoje. Com quase o mesmo conjunto do novo Volkswagen Golf GTI, o carro de entrada da marca das quatro argolas tem desempenho esportivo, acabamento premium e experiência de condução que surpreende.

Isso nos faz pensar o seguinte: tudo isso por um preço mais acessível que o do "primo" da Volkswagen. Custa iniciais R$ 289.990 na versão Advanced com carroceria sedã (R$ 344.990 na configuração Black, a mais cara do três-volumes) e a partir de R$ 324.990 na opção hatch, já na versão Performance (R$ 349.990 na Black). O carro da Volks, vale lembrar, custa R$ 430 mil. Qual é mais negócio?

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Audi A3 Sedan custa iniciais R$ 289.990 no Brasil - R$ 140 mil a menos que o "primo" Golf GTI
Crédito: Divulgação
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Audi A3 2025 é um baita carro

No A3, o motor 2.0 TFSI rende 204 cv de potência e 32,6 kgfm de torque - são 245 cv e 37,7 kgfm no GTI. A diferença existe porque o Golf carrega a nova geração deste conjunto no cofre.

Mas, acalme-se: na prática, isso só dá para ser sentido em track days ou situações de velocidade muito alta. No uso urbano, a diferença é mínima.

No Audi, o câmbio é o S-Tronic automatizado de dupla embreagem e sete marchas, com acelerações vigorosas e retomadas ágeis. Além disso, a tração dianteira bem calibrada e a suspensão mais firme - mas não dura - tornam o A3 um carro prazeroso de se guiar, na cidade e na estrada.

Cabine de outro nível

Entre na cabine para ver o A3 se destacar. O acabamento é digno de segmentos superiores, com materiais nobres, bancos com ajustes elétricos e pacote de luz ambiente com 30 cores.

As duas telas digitais criam uma atmosfera tecnológica e sofisticada: uma de 10,1 polegadas para o sistema MMI e outra de 12,3 polegadas para o painel de instrumentos. O sistema de som premium e a conectividade sem fio com o celular completam a experiência.

Uma semana de Audi A3 Sedan

Depois de rodar com o A3 Sedan por uma semana, ficou claro: este é o melhor A3 já feito. A qualidade de construção, o silêncio a bordo, a ergonomia e o comportamento dinâmico mostram que a Audi acertou em cheio.

O carro transmite solidez, elegância e esportividade na medida certa - sem exageros e sem firulas.

Além disso, o espaço interno é generoso, condizente com o de um sedã médio. Quatro adultos viajam com conforto, com bom espaço para pernas e cabeça. Os bancos dianteiros têm ajustes elétricos e apoio lombar, e a ergonomia geral é bem resolvida.

Tudo está ao alcance, e a posição de dirigir é fácil de ajustar. Não é espaçoso como um sedã grande, mas cumpre bem a proposta. Já o porta-malas carrega bons 425 litros.

O acabamento chama a atenção pela qualidade dos materiais e pela montagem precisa. Há diversas superfícies macias ao toque, detalhes em alumínio e uma iluminação ambiente que contribui para a sensação de refinamento.

Não é um carro de ostentação, mas entrega um nível de cuidado que se espera de um modelo premium. Só que, dependendo da cor... Chama bastante a atenção por onde passa!

O isolamento acústico é eficiente. Mesmo em velocidades altas, o ruído externo é bem filtrado, e o motor só é ouvido quando muito exigido. A única ausência sentida é um ronco... O desempenho é bom, mas falta um ruído de escape mais encorpado, que combine com a pegada esportiva do conjunto.

Ok, talvez isso fique para S3 e RS3... Mas não precisava ser tão discreto, né?

Em resumo, na tocada do dia a dia, o A3 é equilibrado. É ágil nas curvas, tem boa estabilidade e responde rápido ao acelerador. A suspensão tem acerto firme, sem ser desconfortável, e as frenagens são seguras.

Talvez não seja um esportivo tão puro como o Volkswagen Golf GTI, mas entrega tocada envolvente e competente, que agrada quem gosta de dirigir.

Também é uma escolha mais racional que emocional. É "quase" o mesmo carro que o primo, mas por menos dinheiro - e com o prestígio de marca premium.

 

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