Golf GTI: ícone esportivo está de volta ao Brasil

Hatch com tocada emocionante volta ao mercado e não deverá competir com Civic TypeR ou GR Corolla: será mais barato

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Golf GTI: ícone esportivo está de volta ao Brasil
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O Volkswagen Golf GTI, nome que ressoa com paixão e promessa de desempenho impressionante no universo automotivo, está perto de voltar a ser vendido no Brasil e promete reacender a chama dos entusiastas de hot hatches. As vendas começarão no próximo dia 6 de setembro.

E com um adendo importante: embora o preço ainda seja um mistério, é praticamente certo que ele será posicionado em um degrau abaixo do de modelos como Honda Civic TypeR e Toyota GR Corolla, já que estes competem, pelo menos lá fora, com uma versão ainda mais insana do Golf, a R.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
O Golf GTI já havia sido mostrado há praticamente um ano, no Rock In Rio
Crédito: Divulgação
toggle button

A personalidade do Golf GTI

O Volkswagen Golf GTI manteve sua identidade visual inconfundível, com linhas agressivas e detalhes que remetem à sua vocação esportiva, incluindo a tradicional e marcante "curvinha" da coluna "C".

O hatch também mantém a tradicional faixa vermelha na grade frontal, com faróis de LED com design exclusivo, rodas de liga leve inéditas e escapamento duplo na traseira. Aliás, o Golf GTI é outro carro da Volks (mais um) com LED dianteiro que interliga luminosamente os faróis - com o detalhe de que é o primeiro em que o próprio logotipo da marca também fica aceso.

Por dentro, a esportividade fica ainda mais evidente com os bancos com o clássico tecido em xadrez, volante multifuncional com base achatada e detalhes em vermelho, além de pedaleiras em alumínio.

Também há painel de instrumentos digital de 10,9 polegadas com um exclusivo modo GTI, iluminação ambiente personalizável, central multimídia com tela tátil e compatibilidade com CarPlay e Android Auto sem fio e freio de estacionamento eletrônico com a função Auto Hold.

Outros recursos são carregador de celular por indução, ar-condicionado digital com três zonas e teto solar panorâmico. Na parte de segurança, o GTI também terá controle de cruzeiro adaptativo (ACC), frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, assistente de permanência em faixa, sensor de ponto cego e assistente de estacionamento.

O Volkswagen Golf GTI fez uma "drag race" legalizada em um aeroporto contra um avião. E ganhou
Crédito: Divulgação
toggle button

O motor da fera

Equipado com o motor 2.0 TSI (EA888 Evo4) de última geração, o Golf GTI tem 245 cv de potência e 37,7 kgfm de torque. E, assim como o Jetta GLI, também usa transmissão automatizada de dupla embreagem DSG de sete marchas.

Com suspensão esportiva adaptativa, o hatch ainda permite ao motorista, veja só, ajustar a rigidez dos amortecedores. São quatro modos de condução (Eco, Comfort, Sport, Individual), que formam oito configurações possíveis no total.

E o valor?

Sem dúvidas, a volta do Golf GTI ao mercado é um marco para a Volkswagen e para os amantes de carros esportivos. A Volkswagen por ora só confirmou a data da pré-reserva, mas ainda não falou nada sobre preço.

Mas apurações feitas pela reportagem do WM1 com executivos da Volks indicam que os valores não serão tão "lúdicos" como os que são cobrados por Civic TypeR e GR Corolla - hoje, R$ 429.900 e R$ 416.990, respectivamente.

Nossa aposta? Cerca de R$ 350 mil. O famoso R$ 349.990.

Comentários
Wid badge