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E isso nos faz pensar o seguinte: tudo isso por um preço bem mais acessível que o do "primo" da Volkswagen. Custa iniciais R$ 289.990 na versão Advanced com carroceria sedã (R$ 344.990 na configuração Black, a mais cara do três-volumes) e a partir de R$ 324.990 na opção hatch, já na versão Performance (R$ 349.990 na Black). O carro da Volkswagen, vale lembrar, custa R$ 430 mil. E aí, qual é mais negócio?
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Audi A3 2025 é um baita carro
No A3, o motor 2.0 TFSI rende 204 cv de potência e 32,6 kgfm de torque - são 245 cv e 37,7 kgfm no GTI. A diferença existe porque o Golf carrega a nova geração deste conjunto no cofre.Mas, acalme-se: na prática, isso só dá para ser sentido em track days ou situações de velocidade muito alta. Na prática e no uso urbano, a diferença é mínima.
No Audi, o câmbio é o S-Tronic automatizado de dupla embreagem e sete marchas, com acelerações vigorosas e retomadas ágeis. Além disso, a tração dianteira bem calibrada e a suspensão mais firme - mas não dura - tornam o A3 um carro prazeroso de se guiar, na cidade e na estrada.
Cabine de outro nível
Entre na cabine para ver o A3 se destacar. O acabamento é digno de segmentos superiores, com materiais nobres, bancos com ajustes elétricos e pacote de luz ambiente com 30 cores.As duas telas digitais criam uma atmosfera tecnológica e sofisticada: uma de 10,1 polegadas para o sistema MMI e outra de 12,3 polegadas para o painel de instrumentos. O sistema de som premium e a conectividade sem fio com o celular completam a experiência.
Uma semana de Audi A3 Sedan
Depois de rodar com o A3 Sedan por uma semana, ficou claro: este é o melhor A3 já feito. A qualidade de construção, o silêncio a bordo, a ergonomia e o comportamento dinâmico mostram que a Audi acertou em cheio. O carro transmite solidez, elegância e esportividade na medida certa - sem exageros e sem firulas.Além disso, o espaço interno é generoso, condizente com o de um sedã médio. Quatro adultos viajam com conforto, com bom espaço para pernas e cabeça. Os bancos dianteiros têm ajustes elétricos e apoio lombar, e a ergonomia geral é bem resolvida.
Tudo está ao alcance, e a posição de dirigir é fácil de ajustar. Não é espaçoso como um sedã grande, mas cumpre bem a proposta. Já o porta-malas carrega bons 425 litros.
O acabamento chama a atenção pela qualidade dos materiais e pela montagem precisa. Há diversas superfícies macias ao toque, detalhes em alumínio e uma iluminação ambiente que contribui para a sensação de refinamento. Não é um carro de ostentação, mas entrega um nível de cuidado que se espera de um modelo premium. Só que, dependendo da cor... Chama bastante a atenção por onde passa!
O isolamento acústico é eficiente. Mesmo em velocidades altas, o ruído externo é bem filtrado, e o motor só é ouvido quando muito exigido. A única ausência sentida é um ronco... O desempenho é bom, mas falta um ruído de escape mais encorpado, que combine com a pegada esportiva do conjunto.
Ok, talvez isso fique para S3 e RS3... Mas também não precisava ser tão discreto, né?
Em resumo, na tocada do dia a dia, o A3 é equilibrado. É ágil nas curvas, tem boa estabilidade e responde rápido ao acelerador. A suspensão tem acerto firme, sem ser desconfortável, e as frenagens são seguras.
Talvez não seja um esportivo tão puro como o Volkswagen Golf GTI, mas entrega tocada envolvente e competente, que agrada quem gosta de dirigir.
Também é uma escolha mais racional que emocional. É "quase" o mesmo carro que o primo, mas por menos dinheiro - e com o prestígio de uma marca premium.
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