Bmw M135i (13)

BMW M135i fica mais racional, mas ainda divertido

Hot hatch alemão deixou para trás o motor de seis cilindros e a tração traseira, mas ainda é um esportivo de respeito

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 45,9 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 360 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
9.6

Overview

Hot hatch alemão agora usa motor 2.0 turbo de quatro cilindros e 306 cv com tração integral - e não mais um 3.0 de seis cilindros e tração traseira.


  • + Dirigibilidade
  • + Conectividade
  • - Poucos modos de condução
  • - Espaço interno
  • - Android Auto só por Wi-Fi
 
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Tração traseira e motor de seis cilindros dão lugar à tração integral e a um motor de quatro "canecos". Não há dúvidas de que o BMW M135i está mais racional em sua nova geração. Mas isso significa que ele perdeu o encanto?

Essa é a versão mais bruta da terceira geração do hatch Série 1, que é importada da Alemanha. Com 306 cv, é um dos poucos hot hatches disponíveis no Brasil. Recentemente, passou por um reajuste de preço e agora tem tabela de R$ 344.950. Ainda que seja um valor expressivo, trata-se do modelo mais em conta desenvolvido pela Motorsport, a divisão esportiva da BMW.

As peculiaridades do esportivo perante um Série 1 padrão são nítidas em termos estéticos. Os para-choques do "M" são mais agressivos e as rodas são de 18 polegadas e têm design exclusivo, enquanto os freios são mais esportivos. Na traseira, destaque para o spoiler e o escapamento duplo cromado.

O toque de esportividade do pacote M Sport também salta aos olhos na parte interna: volante multifuncional, soleiras e cintos de segurança diferenciados e acabamento que mistura diversos elementos como aço escovado e couro Alcântara. Chama atenção ainda a iluminação, que pode ser customizada.

 Bmw M135i é hot hatch esportivo alemão que custa quase R$ 350 mil
Legenda: Bmw M135i é hot hatch esportivo alemão que custa quase R$ 350 mil
Crédito: Ricardo Rollo/WM1

Já as duas telas digitais que correspondem à central multimídia e o painel de instrumentos deram um ganho absurdo ao habitáculo em relação à geração anterior. O visor relativo ao cluster tem 10,25 polegadas, enquanto a tela da central é um pouco maior, com 12,3".

O sistema de entretenimento é bastante completo e intuitivo. Ele pode ser comandado por voz e traz até informações de trânsito em tempo real. Desde julho, a central passou por uma atualização e agora permite pareamento com Android Auto e Apple CarPlay via Wi-Fi. Ou seja, você não precisa plugar seu smartphone via cabo USB para ter acesso aos sistemas.

BMW M135i: esportivo para o dia a dia?

Outros itens de tecnologia são carregador de celular por indução; assistente de manutenção em faixa; head-up display, que projeta informações no para-brisas; assistente automático de estacionamento e controle de cruzeiro, só que ele não é adaptativo - portanto não interfere na frenagem.

Apesar de falarmos sobre um esportivo, cujo a proposta é saborear seu poder de acelerar e fazer curvas, acredito que o ACC seria um item muito bem-vindo. Além do mais, uma das propostas do BMW M135i é ser um esportivo do dia a dia.

Justamente por esse motivo, precisamos destacar as dimensões: ele está 1 cm mais curto em comprimento (4,32 m), e 2 cm no entre-eixos (agora com 2,67 m). Por outro lado, cresceu em outros aspectos. A altura teve ganho de 1,3 cm e chegou a 1,43 m, enquanto a largura foi ampliada em 3,4 cm, com totais 1,79 m.

Na prática, o M135i suporta bem pessoas de estatura mediana, mas pode não ser tão confortável para quem está na casa ou acima de 1,80 m. Ainda falando sobre dimensões, a notícia boa é que o porta-malas está maior - e agora comporta 380 litros.

Vamos ao que interessa

Depois de minuciar o hatch, vamos ao que realmente interessa no esportivo. Para os mais puristas, as mudanças mecânicas do modelo deram uma desanimada. Se antes tínhamos motor 3.0 de seis cilindros, agora é preciso contentar-se com o 2.0 turbo de quatro cilindros que perdeu 14 cv em relação ao antecessor (são 306 cv). Ao menos o torque de 5,9 kgf.m foi mantido, disponíveis entre 1.750 rpm e 5.000 rpm.

O novo arranjo permite ao hot hatch ser dois décimos mais rápido do que o anterior. Cumpre a aceleração de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos - aqui, cabe menção à rápida e competente caixa de câmbio automática de oito marchas, que pode ser gerenciada manualmente por meio de aletas.

Mas, na prática, qual é a real sensação de guiar o novo BMW M135i? Bem, é inegável que o esportivo alemão teve uma mudança sensível de comportamento. Ao dar as primeiras aceleradas, fica claro que ele perdeu um pouco da atmosfera mais agressiva proposta por um modelo de seis "canecos" e com tração traseira, a mais querida por puristas.

Mas seria uma heresia dizer que o encanto foi embora. Ainda é possível se divertir com os "pipocos" emanados pelo escape e ter uma direção mais direta graças à tração integral. É claro que um veículo de tração traseira é mais instigante e, no caso de ser um BMW, acumula ainda o fator tradição.

Porém, o novo M135i oferece bastante agilidade nas curvas e apontar o carro para onde você quer sem medo de ser feliz. Isso, também, por conta da suspensão durinha do esportivo, que é baixinho.

Mas e na cidade, é um acerto insuportável para o uso diário? Primeiro, é preciso enaltecer o fato de que estamos à bordo de um esportivo de verdade, portanto, não dá para fazer milagre. Mesmo no modo Comfort, ainda dá para sentir com firmeza algumas pancadas por conta do judiado asfalto brasileiro. Mas não é uma experiência que vai lhe custar dores nas costas.

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Legenda: Bmw M135i disputa mercado contra o também nervoso Mercedes-AMG A35
Crédito: Ricardo Rollo/WM1

Menos personalidade

É possível dizer que o novo BMW M135i ficou mais adequado às demandas contemporâneas de sustentabilidade, tecnologia e tamanho, mas com um poder de esportividade ainda muito divertido. Vale ressaltar que o motor menor melhorou a eficiência energética do carro - na prática, ele polui menos e é mais econômico.

Por outro lado, é verdade também que o BMW perdeu um pouco de personalidade diante do seu maior rival, o Mercedes-AMG A35. Ambos têm a mesma potência e a mesma aceleração de 0 a 100 km/h. E o preço deles também é muito parecido, uma vez que o hatch da marca da estrela custa R$ 349.900. Então, qual escolher? Esse é um assunto para outro rolê...

Ancora: Conclusão Score

Ficha Técnica

BMW - M 135I - 2021
2.0 16V TURBO GASOLINA XDRIVE AUTOMÁTICO
R$ 344950

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Cilindrada (litros)
  • 2.0
  • Cilindrada cm³
  • 1998
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Número de cilindros
  • 4
  • Número de válvulas por cilindro
  • 4
  • Comando de Válvulas
  • DOHC
  • Comando de válvulas variável
  • Sim
  • Alimentação
  • Turbo
  • Start-Stop
  • Sim
  • Potência (cv/rpm)
  • 306
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 45,9
  • Aceleração 0-100 km/h (segundos)
  • 4,7
  • Fonte consumo
  • Montadora

Transmissão +

  • Transmissão
  • Automática
  • Número de marchas
  • 8
  • Localização do câmbio
  • Assoalho
  • Tração
  • Traseira

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios traseiros
  • Disco ventilado
  • Freio de estacionamento
  • Eletrônico
  • Suspensão - Dianteira
  • McPherson
  • Suspensão - Traseira
  • Multilink
  • Direção - Assistência
  • Eletro-hidráulica
  • Direção - Ajustes
  • Altura e profundidade

Dimensões e Capacidades +

  • Comprimento (mm)
  • 4340
  • Largura (mm)
  • 1765
  • Altura (mm)
  • 1411
  • Capacidade tanque de combustível (litros)
  • 52
  • Capacidade do porta-malas (litros)
  • 360
  • Peso líquido em ordem de marcha (kg)
  • 1445

Tecnologia / Conectividade +

  • Sistema de áudio - Tipo
  • Multifunções
  • USB
  • Sim
  • CD/MP3 player
  • Sim
  • AUX-in
  • Sim
  • Bluetooth
  • Conexão com celular
  • Tela de entretenimento - Navegação (GPS)
  • Integrado
  • Tela de entretenimento - DVD
  • Sim

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Liga leve
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 18
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 225/40
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 18
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 245/35
  • No Bolso8.8
  • Tecnologia9.8
  • Vida a bordo9.2
  • Desempenho9.6
  • Opinião do repórter9.6
  • + Dirigibilidade
  • + Conectividade
  • - Poucos modos de condução
  • - Espaço interno
  • - Android Auto só por Wi-Fi
 
9.6

  • Lukas Kenji
  • Quando deixa um pouco de lado a carreira brilhante como piloto de Gran Turismo e Fórmula 1 (no Playstation), faz cobertura diária do setor automobilístico. Muscles cars e clássicos dos anos 1990 são as máquinas prediletas.
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