Chevrolet S10 FlexPower mostra evolução da líder

Mudando o que deve ser mudado – para continuar em 1º


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- Se mexer em time vencedor não é recomendável, melhorá-lo com certeza é outra história. Líder do segmento de picapes médias no mercado nacional há 12 anos desde seu lançamento, em 1995, a Chevrolet S10 torna-se flexível em combustível para manter-se em 1º.

A versão Advantage, antes oferecida com motor a gasolina, agora trará o quatro-cilindros de 2,4 litros de cilindrada com a habilidade de consumir gasolina ou álcool em qualquer proporção. Nessa versão a picape continua sendo disponível apenas na configuração cabine dupla que responde por 90% das vendas no segmento, segundo a GM. A tração é apenas 4x2, em que são motrizes as rodas traseiras, sem opção de tração 4x4.

Os preços foram mantidos inalterados. Começam em R$ 53.375,00 para a Advantage básica, que traz ar-condicionado, direção hidráulica, rodas 15 pol, coluna da direção regulável em altura e vidro da janela traseira corrediço, entre outros itens. Chegam a R$ 59.931,00, adicionados alarme, trio elétrico, rodas 16 pol, console central entre os bancos dianteiros individuais nessa opção e acabamento mais refinado.

É o mesmo motor da versão “inflexível”, que passou por alterações para consumir gasolina ou álcool. Com a adoção de pistões de cabeça convexa anteriores eram planos, elevou-se a taxa de compressão de 9,6:1 para 11,5:1. A potência subiu de 128 cv a 4.800 rpm para 141 cv a 5.200 rpm com 100% de gasolina e 147 cv com álcool. O torque não mudou. Permanecem os 21,9 kgfm, porém em curvas mais planas e surgindo em rotação mais baixa. Abastecido com gasolina, o motor rende aquele valor de 2.400 rpm a 3.100 rpm. Consumindo álcool o resultado foi ainda melhor: o torque está disponível de 2.400 rpm a 4.400 rpm. Melhorou sensivelmente a retomada de velocidade da picape.

O bom trabalho da engenharia GM está presente também no novo coletor de admissão, agora de plástico. Além de otimizar o fluxo de ar à câmara de combustão, é 20% mais leve do que o anterior, de alumínio. Conta, ainda, com sistema específico para auxílio à partida a frio temperatura abaixo de 18º. Substituído também o conversor catalítico, que aumentou sua eficiência em reter gases nocivos à atmosfera. A central eletrônica do motor fornecida pela Bosch é de última geração e teve ampliada sua capacidade de gerenciamento. Colabora para a melhora nas respostas do acelerador em retomadas.

O desempenho da S10 melhorou. A velocidade máxima é limitada a 150 km/h, mas a aceleração de 0 a 100 km/h está 0,2 segundo mais rápida com gasolina. Agora são 12,8 segundos; antes, 13 s. Com 100% de álcool o resultado foi 1,5 segundo superior: a picape leva 11,5 segundos para chegar aos 100 km/h. Dados fornecidos pela fábrica.

O consumo está melhor com gasolina, graças à taxa de compressão mais alta. De acordo com a GM, e em medições feitas sob condições ideais, a picape percorre 9,2 km/l na cidade e 11,8 km/l na estrada antes, 8 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada. Abastecida com álcool faz 6,3 km/l e 8,2 km/l, cidade e estrada, na ordem.

A S10 Advantage recebeu o diferencial traseiro autobloqueante, chamado Trac-Lock, antes exclusivo das versões a diesel. O sistema inibe, até certa extensão, a atuação do diferencial em permitir que uma roda gire em velocidade diferente da outra. É um recurso bastante útil no fora-de-estrada, em situações como atoleiros ou buracos, em que uma roda tem menos atrito do que a outra.

Não houve qualquer outra alteração, mecânica ou de acabamento. Suspensão permanece independente na dianteira, por braços triangulares e barra de torção. Na traseira é por eixo rígido com molas semi-elíticas – permanecem os amortecedores traseiros com a mesma calibragem dos importados Bilstein que equipavam a série especial Sertões, lançada em 2004. São pintados em amarelo e sua introdução em 2005 melhorou bastante a dirigibilidade da S10.

O mercado de picapes médias com motor a gasolina mostra crescimento constante desde 2005. Naquele ano, a GM lançou a S10 Advantage, versão cabine dupla e com pacote de equipamentos atraente, com o 2,4-litros a gasolina. Foi a forma de conter a avalanche causada pela Toyota Hilux, que havia acabado de ser lançada e saía do 5º lugar entre as picapes em busca do 1º. Preço atraente fez crescer as vendas da S10, que mesmo defasado manteve seu posto. Ano passado foram emplacadas 18.899 unidades da S10, seguida pela Hilux, com 17.482 unidades. Mitsubishi L200 veio em 3º, com 11.544 unidades, com a Ford Ranger em quarto – 9.859 emplacadas.

Esta parece ser uma estratégia mais eficiente em alavancar vendas do que a adotada pela Ford para a Ranger – a picape recebeu validação da fábrica para instalação de kit de GNV. Talvez fosse mais interessante tornar o motor a gasolina flexível em combustível, como fez a GM. Afinal, apenas essas duas marcas têm a disponibilidade do motor a gasolina entre as fábricas que disputam esse segmento. A expectativa da GM é vender 20.000 unidades da S10 em 2007 – 50% a diesel e 50% a gasolina.

Blazer também é flex

O utilitário esporte SUV Blazer também tornou-se flexível em combustível. A versão Advantage ganhou o mesmo motor da S10, sem alteração de preço – R$ 60.459,00 e R$ 67.438,00, com os mesmos equipamentos oferecidos para a picape.

De acordo com a GM, o Blazer acelera de 0 a 100 km/h em 12,8 segundos com 100% de gasolina e 11,9 s com 100 % de álcool. Seus números de consumo são de 8,7 km/l na cidade e 11,2 km/l em estrada, com gasolina. Rodando com álcool faz 6 km/l e 7,8 km/l, cidade/estrada. Velocidade máxima é limitada a 150 km/h.

Viagem a convite da General Motors do Brasil


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