Ford Focus Sedan Titanium é para geek

Modelo investe na tecnologia para bater Toyota Corolla e companhia


  1. Home
  2. Testes
  3. Ford Focus Sedan Titanium é para geek
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon


Num mundo de redes sociais e conectividade por todos os lados os geek estão em alta. Se você ainda não ouviu falar, geek é uma gíria inglesa para identificar um grupo de pessoas obcecado por tecnologia. A Ford sabe disso e tratou de transformar a terceira geração do Ford Focus Titanium Plus Sedã em um automóvel para os geek. Aqui, tiozão não tem vez. E isso é uma boa notícia (apesar do preço altíssimo, R$ 89.990 desta versão). A marca do oval azul encontrou uma forma de se diferenciar dos líderes do segmento (Toyota Corolla e Honda Civic) e assim buscar a liderança entre os sedãs médios.

 

Alguns exemplos do que traz um carro para geek. Para entrar no veículo não é preciso tirar a chave do bolso. Um sensor instalado na maçaneta reconhece que o condutor está com a chave e destrava a porta. Para regular o banco basta usar os comandos elétricos (são seis no total). Um botão se encarrega de dar a partida do carro.

 

Os faróis de xenon direcionais, presentes na versão Titanium Plus, podem ser acesos através de sensores crepusculares. O mesmo acontece com o limpador de para-brisa e seu sensor de chuva. O ar-condicionado digital conta com regulagens independentes para motorista e carona.

 

Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro não poderiam faltar em um carro para os amantes da tecnologia. Assim como a câmera de ré, as lanternas traseiras em LED, os retrovisores externos rebatíveis e o retrovisor interno fotocrómico. O teto-solar elétrico, apesar de não ser um item tão tecnológico, também está no pacote.

 

O Focus Sedan conta ainda com freios ABS com EBD, direção elétrica, controle eletrônico de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, bancos revestidos em couro, piloto automático com limitador de velocidade, rodas aro 17 com desenho exclusivo e airbags, dianteiros, laterais e de cortina.

 

Os equipamentos acima sem dúvida chamam a atenção, mas o que vai deixar os tiozões completamente perdidos e os geeks alucinados é o sistema Sync Media System. O equipamento, que conta com uma tela sensível ao toque de 8 polegadas, é capaz de responder a vários comandos de voz do condutor.

 

Basta dizer o comando que se pretende e o equipamento executa. É possível desde discar para um contato da sua agenda de telefone até ditar o endereço para o GPS encontrar.

 

No teste do WebMotors foi possível conferir o equipamento em funcionamento. Como em outros veículos com recursos semelhantes o Sync da Ford não foi perfeito, mas o grau de acerto dos comandos solicitados foi surpreendente. Sem dúvida o modelo adotado pela Ford, que conta com o desenvolvimento da Microsoft, está entre os melhores do mercado.

 

 Mecânica

 

A lista de eletrônica embarcada no Ford Focus Sedan ainda não acabou. Um ótimo recurso para quem não tem tanta segurança ou experiência para estacionar é o Active Park Assist ou assistente de estacionamento automático. O equipamento consegue estacionar sozinho o veículo e isso sim é coisa de carro do futuro. O problema é que o espaço o carro da frente e o de trás, para que o sistema funcione, é muito grande. Na prática, é quase possível parar um caminhão na vaga.

 

Na parte mecânica o Ford Focus Sedã também traz soluções um tanto quanto tecnológicas. O motor é o 2.0 Duratec, que já estava presente na geração anterior do Focus e que agora ganhou o sobrenome Direct flex, porém recebeu aprimoramentos tecnológicos como a injeção direta de combustível e o duplo comando variável independente TiVCT.

 

Com isso, a potência máxima do propulsor saltou para 178 cavalos quando abastecido com etanol (com gasolina a potência é de 175 vc). Já o câmbio automatizado Powershift com dupla embreagem de seis velocidades é o mais moderno da categoria fabricado no país.

 

Rodando pela cidade é difícil perceber a evolução em relação ao conjunto anterior, porém basta um trecho de estrada para notar que o Focus ficou mais refinado. As trocas de marcha são rápidas e pouco sentidas. Já o fôlego do Duratec, que chamava a atenção na geração anterior, ficou ainda mais intenso. Tudo isso sem comprometer o consumo de combustível. Pelo contrário, com o salto tecnológico o novo Focus consome em torno de 10 km/l no ciclo combinado (cidade e estrada). Um bom número para um carro deste porte.

 

A suspensão também merece nota. O Focus já era conhecido pelo bom acerto da carroceria e pela eficiente suspensão Multilink na traseira. A terceira geração do modelo conseguiu aperfeiçoar o sistema.

 

O sedã roda suave pelas avenidas esburacadas da cidade enquanto é firme ao contornar curvas fechadas na estrada. Para se ter uma ideia, o Focus hatch rivaliza com o VW Golf (referência do segmento) no comportamento dinâmico.

 

Rosto bonito

 

A Ford fez questão de deixar o novo Focus mais “geek”, mas também tratou de atualizar o visual. As linhas são anguladas e, no caso do sedã, a traseira é curta, dando a impressão de se tratar de um cupê esportivo. Tudo para conquistar os mais novos.

 

A nova geração é seis centímetros mais comprida que a anterior, apesar de ter mantido o mesmo entre-eixos (2,64 metros). Com isso, o espaço interno é apenas razoável para quatro adultos (principalmente no banco traseiro). Outro ponto que foi comprometido por conta do visual esportivo foi o porta-malas, que passou de 526 litros para apenas 421 litros.

 

 

Mercado

O novo Ford Focus se encheu de apetrechos tecnológicos para roubar vendas dos conservadores Toyota Corolla e Honda Civic. Sem dúvida será o sedã médio preferido dos geek, mas o alto preço cobrado (com R$ 89.990 já é possível pensar em sedãs de uma categoria superior) por tanta inovação poderá afastar até os compradores mais entusiasmados.

 

Um último ponto. A concorrência também está se sofisticando. A próxima Toyota Corolla, que chega ao mercado no mês que vem, promete ser bem mais tecnológico (e menos careta) que a atual geração. Ou seja, a Ford que se cuide.

 

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors