Geely Ex2 Divulgação 5

Geely EX2: um novo líder no pedaço?

Confira quais são as armas desse novato para brigar pelo cliente dos elétricos de entrada

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    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 375 litros
    • Câmbio
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    • N/A
8.4

Overview

O Geely EX2 impressiona pela combinação de preço competitivo, ótimo espaço interno, bom desempenho e lista completa de equipamentos.


  • + Desempenho
  • + Espaço
  • + Equipamentos
  • - Multimídia sem espelhamento
  • - Mais firme que outros elétricos chineses
  • - Garantia com limite de quilomatragem
 
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Nunca se vendeu tanto carro elétrico no Brasil. Dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) apontam que, entre janeiro e outubro deste ano, foram emplacados por aqui 61.365 automóveis a bateria. Crescimento de expressivos 18,4% na comparação com o mesmo período de 2024. E, com o mercado tão aquecido, o que não faltam são novidades. Como o Geely EX2.

Sob o guarda-chuva da Renault, a marca chinesa estreou em julho no Brasil com o SUV médio elétrico EX5. Agora, chegou a hora de explorar a faixa de entrada dos carros a bateria com o EX2, um hatch compacto que aposta forte no custo-benefício. Será que o novato é o carro certo para você?

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O Geely EX2 estreia como o menor modelo da marca chinesa no Brasil
Crédito: Divulgação
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Teste: Geely EX2 Max

Um nicho (quase) inexplorado

Mesmo com novidades chegando praticamente a cada minuto, o mercado brasileiro de carros elétricos ainda tem algumas brechas que podem ser exploradas pelos fabricantes. Uma delas está, justamente, na base da pirâmide.

É que boa parte das marcas recém-chegadas ao Brasil decidiiu apostar as fichas em SUVs na faixa a partir dos R$ 200 mil. Foi assim com a própria Geely, que priorizou o EX5 na sua estreia brasileira.

Com isso, até há pouco, quem buscava um elétrico abaixo dos R$ 140 mil tinha como únicas opções os modelos subcompactos. Carros como o Renault Kwid E-Tech e o BYD Dolphin Mini. Modelos muito versáteis no uso urbano, mas menos práticos em um uso mais amplo.

O Geely EX2 combina comprimento de hatch compacto com entre-eixos de sedã
Crédito: Divulgação
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E o Geely EX2 veio justamente para quebrar essa lógica. É um hatch compacto elétrico com preço de subcompacto, além de um pacote mecânico e de equipamentos que lhe permite brigar, inclusive, com os automóveis a combustão na mesma faixa de mercado.

Na versão de entrada Pro, o EX2 sai por R$ 123.800. É pouco mais caro que um Dolphin Mini. Mas, mesmo nessa configuração das fotos, a topo de linha Max, o modelo tem no preço um dos mais fortes argumentos de venda: sai por R$ 136.800, ou R$ 13.100 a menos que o concorrente direto BYD Dolphin.

E vamos às dimensões: o Geely EX2 tem 4,13 metros de comprimento, 1,80 metro de largura, 1,58 metro de altura e 2,65 metros de entre-eixos. É porte de hatch compacto, mas com distância entre os eixos dianteiro e traseiro idêntica a do sedã Volkswagen Virtus.

Espaço de sobra. Para pessoas e malas

Com dimensões tão favoráveis, o espaço interno é - de fato - um dos pontos fortes do Geely EX2. Para quem vai na frente, a área disponível é bem boa para um hatch de dimensões compactas.

Mas leva vantagem, mesmo, quem viaja no banco traseiro. Com assoalho plano e amplo espaço para os joelhos, a sensação é de que você está viajando em um sedã compacto "dos grandes". Ou até mesmo em um três volumes médio.

E para quem tem filhos pequenos, outra vantagem: a carroceria é alta e as portas têm bom ângulo de abertura. Características que facilitam na hora de colocar ou tirar a criança da cadeirinha.

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    O interior do EX2 é espaçoso e tem acabamento caprichado para um hatch compacto
    Crédito: Divulgação
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    E no visual e no acabamento? Aqui, o EX2 não destoa tanto de outros chineses. Tem cabine minimalista, com acabamento caprichado - tem até luzes decorativas em LED no painel e nas laterais de porta dianteiras - e uma multimídia de tela grande, com 14,6 polegadas.

    E por falar em telas, gostei do layout usado tanto na multimídia quanto no quadro de instrumentos digital, de 8,8 polegadas. Além da ótima resolução, o grafismo também confere um ar de refinamento para o EX2.

    A área para bagagens também é bem boa. São 375 litros no porta-malas e mais 70 litros no compartimento dianteiro, sob o capô. Fiz o teste e é possível guardar uma mala de bordo de 10 quilos no espaço - apropriadamente - chamado de fronta-malas pela Geely.

    Só uma coisa me incomodou na cabine do EX2: o fato de a multimídia não ser compatível com espelhamento do smartphone via Android Auto e Apple CarPlay. A própria Geely reconhece que isso precisa mudar e afirma que está trabalhado numa solução.

    Mas quem comprar o carro no lançamento terá que contornar essa deficiência baixando o app CarbitLink no celular. Um aplicativo que - literalmente - copia a tela do celular na multimídia. E está longe de ser uma solução prática ou ideal.

    Equipamentos

    Desde a versão de entrada, o EX2 tem ar-condicionado com saídas de ventilação para o banco traseiro, faróis de LED com acionamento automático, rodas de 15 polegadas, multimídia com tela de 14,6 polegadas, painel digital, seis airbags e seletor de modos de condução.

    Já a versão topo de linha Max adiciona rodas de liga leve de 16 polegadas, banco do motorista com ajustes elétricos, luz decorativa configurável, câmera 540 graus, carregador por indução e o pacote ADAS com controlador adaptativo de velocidade de cruzeiro, frenagem autônoma e alerta de saída de faixa.

    É uma lista bastante completa para um hatch nessa faixa de preço e porte. E não estou falando apenas dos concorrentes elétricos.

    A multimídia de 14,6 polegadas é de série desde a versão Pro, mas não oferece espelhamento via Android Auto ou CarPlay
    Crédito: Divulgação
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    Motor e tração traseiros

    Na parte mecânica, o Geely EX2 é bem diferente de outros elétricos de entrada aqui do mercado brasileiro.

    A começar pelo motor de 116 cv de potência e 15,3 kgfm de torque, que é posicionado na traseira e traciona apenas as rodas traseiras. É um arranjo visto normalmente apenas em elétricos com motores mais potentes.

    Esse conjunto motriz permite que o EX2 acelere de zero a 100 km/h em 10,2 segundos e atinja a velocidade máxima de 140 km/h. Equipado com uma bateria de 39,4 kWh, o Geely EX2 pode rodar até 289 quilômetros com uma carga de bateria. Uma boa marca para um elétrico de entrada.

    Já o conjunto de suspensão tem o tradicional layout McPherson na dianteira. Na traseira, a coisa é um pouco mais exótica. É do tipo multilink, normalmente vista em modelos mais caros. Os freios são a disco, ventilados na dianteira e sólidos na traseira.

    Ágil e fácil de manobrar, o EX2 tem desempenho e dinâmica de hatch 1.0 turbo
    Crédito: Divulgação
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    Como é dirigir o Geely EX2?

    Já adianto que gostei bastante do Geely EX2 ao volante. Esperava encontrar características de rodagem muito mais próximas às de outros modelos importados do país asiático. Ou seja: aquele automóvel macio e totalmente voltado para o conforto. Me enganei.

    A direção é leve, mas não é molenga em excesso. Mas quem merece aplausos mesmo é a suspensão, que surpreendeu justamente por não priorizar 100% o conforto e entregar um comportamento mais neutro e próximo ao de um hatch a combustão nacional.

    Por ser um carro elétrico de tração traseira, estava animado para saber como o EX2 iria se comportar nas acelerações mais fortes. Mas esqueça as rodas destracionando ou a traseira rabeando.

    As rodas de 16 polegadas são item de série apenas na versão Max
    Crédito: Evandro Enoshita/WM1
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    O hatch da Geely é muito ágil mesmo no modo Eco de condução. Mas não chega exatamente a empolgar. É ágil, mas sem entregar doses cavalares de adrenalina. Mais uma vez, lembra um desses hatches nacionais com motores 1.0 turbo.

    A principal vantagem da tração traseira é puramente prática: as rodas dianteiras tem um ângulo de esterçamento de quase 45 graus, o que permite ao EX2 manobrar em espaços pequenos com a mesma desenvoltura do - bem menor - BYD Dolphin Mini.

    E bora falar na usabilidade. O Geely EX2 concentra uma série de comandos na tela da multimídia. Mas, ao mesmo tempo, ainda tem botões físicos para ativar o ar-condicionado ou regular os retrovisores externos.

    E os atalhos na tela central também facilitam na hora de acessar as funções mais usadas do veículo ou alterar o modo de condução. Para ficar melhor, só se o EX2 já fosse compatível com o espelhamento do smartphone.

    O EX2 tem garantia de seis anos ou 150 mil quilômetros
    Crédito: Divulgação
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    Quanto custa para rodar com o Geely EX2?

    Vou falar primeiro do custo de recarga. Encostei em um eletroposto com 28% de carga da bateria e autonomia restante de cerca de 100 quilômetros.

    Depois de 50 minutos plugado no carregador, encerrei a recarga com a bateria cheia e autonomia para rodar exatos 356 quilômetros. Valor superior ao do alcance oficial por considerar o perfil de uso do veículo no momento.

    No final das contas, gastei R$ 76,08 para conseguir um alcance de mais 250 quilômetros. Lembrando que os eletropostos são a forma mais rápida de carregar um elétrico. Mas, de longe, a mais cara também.

    E, agora, falando no custo de revisão. O plano de manutenção do Geely EX2 prevê serviços obrigatórios a cada 20 mil quilômetros ou um ano. Apenas para as três primeiras paradas, o proprietário irá desembolsar R$ 1.310.

    Lembrando que a garantia é de seis anos ou 150 mil quilômetros para o veículo, enquanto a da bateria motriz é de oito anos ou 150 mil quilômetros.

    Fiz também a cotação do seguro no Auto Compara. Para ter a cobertura completa, o dono do EX2 Max terá que desembolsar entre R$ 2.494,10 e R$ 2.959,96. Isso no perfil de um homem, 38 anos, casado e morador da capital paulista. E não custa nada lembrar que esse valor é sem bônus ou eventuais descontos.

    Além do preço competitivo, o EX2 tem espaço, desempenho e bom pacote de equipamentos
    Crédito: Divulgação
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    Vale a pena comprar um Geely EX2?

    O Geely EX2 entrega preço competitivo - mesmo nessa versão de topo Max - além de bom desempenho e autonomia longa para um elétrico de entrada. De quebra, ainda é espaçoso, bem equipado e bom de guiar.

    Olhando apenas para o produto, o EX2 tem, sim, potencial para se tornar um dos líderes entre os carros elétricos no mercado brasileiro.

    Mas eu e você sabemos que o mercado automotivo é cheio de variáveis e não dá para cravar com 100% de certeza, certo? Afinal, não param de surgir novidades nas lojas.

    E, no final das contas, é o consumidor quem sai ganhando.

    Ancora: Conclusão Score

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      Ficha Técnica

      GEELY - EX2 - 2026
      39,4 KW ELÉTRICO MAX
      R$ 135100

      Motor / Desempenho / Consumo +

      • Combustível (comercial)
      • Elétrico
      • Potência Motor Elétrico (cv)
      • 116
      • Torque Motor Elétrico (kgfm)
      • 15,3
      • Velocidade máxima (km/hora)
      • 140
      • Aceleração 0-100 km/h (segundos)
      • 10,2
      • Fonte consumo
      • INMETRO
      • Autonomia (km)
      • 289

      Transmissão +

      • Transmissão
      • Automática
      • Localização do câmbio
      • Console
      • Tração
      • Traseira

      Freios / Suspensão / Direção +

      • Freios dianteiros
      • Disco ventilado
      • Freios traseiros
      • Disco sólido
      • Freio de estacionamento
      • Eletrônico
      • Suspensão - Dianteira
      • McPherson
      • Suspensão - Molas dianteiras
      • Helicoidal
      • Suspensão - Traseira
      • Multilink
      • Suspensão - Molas traseiras
      • Helicoidal
      • Direção - Assistência
      • Elétrica
      • Direção - Ajustes
      • Altura

      Dimensões e Capacidades +

      • Comprimento (mm)
      • 4135
      • Largura (mm)
      • 1805
      • Altura (mm)
      • 1580
      • Entre-eixos (mm)
      • 2650
      • Altura em relação ao solo (mm)
      • 160
      • Diâmetro de giro (mm)
      • 49500
      • Capacidade da bateria (KWh)
      • 39,4
      • Capacidade do porta-malas (litros)
      • 375
      • Peso líquido em ordem de marcha (kg)
      • 1300

      Tecnologia / Conectividade +

      • Sistema de áudio - Tipo
      • Multifunções
      • Bluetooth
      • Função Streaming
      • Comando de voz
      • Sim
      • Wi-Fi
      • Sim
      • Carregador de smartphone por indução
      • Sim
      • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
      • 14,6
      • Tela de entretenimento - Sensível ao toque
      • Sim
      • Tela de entretenimento - Navegação (GPS)
      • Integrado
      • Tipo de espelhamento
      • Sem cabo
      • Carregador 12V
      • USB-C
      • Controle de áudio
      • No volante
      • Alto-falantes - Quantidade
      • 6

      Rodas e Pneus +

      • Tipo de roda - Tipo de roda
      • Liga leve
      • Tipo de roda - Design/cor
      • Customizada
      • Dianteira - Aro (pol.)
      • 16
      • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
      • 205/60
      • Traseira - Aro (pol.)
      • 16
      • Traseira - Pneus (largura/perfil)
      • 205/60
      • Estepe
      • Kit de reparos

      Garantia +

      • Garantia total do veículo - Duração (meses)
      • 72
      • Garantia total do veículo - Duração (km)
      • 150000
      • Garantia da bateria - Garantia da bateria - Duração (meses)
      • 96
      • Garantia da bateria - Garantia da bateria - Duração (km)
      • 150000
      • No Bolso8.7
      • Tecnologia7.7
      • Vida a bordo8.7
      • Desempenho8.5
      • Opinião do repórter8.7
      • + Desempenho
      • + Espaço
      • + Equipamentos
      • - Multimídia sem espelhamento
      • - Mais firme que outros elétricos chineses
      • - Garantia com limite de quilomatragem
       
      8.4

      • Evandro Enoshita
      • Com 38 anos e apaixonado por carros desde sempre, atuo há mais de dez anos no segmento automotivo. Além da Webmotors, já passei por publicações como a revista Motor Show e o portal iG.
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      Tags:Geely
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