Jeep Compass S T270 Flex 6990

Jeep Compass S esbanja comodidade e segurança

Testamos a versão topo de linha do SUV, com motor 1.3 turbo e recheada de equipamentos de condução semi-autônoma

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 27,5/1750 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 476 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
9

Overview


  • + Consumo
  • + Central multimídia
  • - Valor total
  • - Ausência de modos de direção
 
  • 4.3 Estrela icone
  • 4.3 de 5 estrelas
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Lukas Kenji
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O Jeep Compass é um carro que pode deixar o consumidor perdido diante de tantas opções de versões e equipamentos, mas a configuração que protagoniza esta avaliação é bem fácil de entender. Chamada de Série S, oferece tudo o que há de disponível entre as versões equipadas com o novo motor 1.3 turboflex.

O valor de tabela é de R$ 198.990, mas chega a R$ 205.610 no Estado de São Paulo, que adota valores diferenciados de ICMS, o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.

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Por fora, o SUV vem decorado em grafite, o que deixa o modelo com uma pegada mais sombria, mais esportiva. Os detalhes em grafite estão presentes nas grades, logos e frisos. As rodas também têm acabamento escurecido - são de 19 polegadas, portanto, o conjunto é maior do que em outras versões.

Jeep Compass S T270 Flex 6908
Jeep Compass S tem exterior decorado com grafite, o que lhe dá uma pegada mais esportiva
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Tudo de série

Repare como o utilitário esportivo fabricado em Goiana (PE) tem um monte de sensores e monitores. Eles compõem o pacote de equipamentos semi-autônomos e de segurança ativa, que são os maiores diferenciais da versão.

Esses itens são o ACC, piloto automático adaptativo, monitor de ponto cego, sistema de frenagem de emergência, que detecta também pedestres e ciclistas, além do leitor de placas de velocidade, que é um equipamento exclusivo na categoria, assim como o assistente de estacionamento, mas esse item já pode ser encontrado em algumas versões mais baratas.

Agora, em termos de acabamento, a Série S não tem nada de muito diferente em relação a outras versões. O que chama mais atenção é o material que serve como base do painel, que é mais atraente na Série S. Aliás, o único opcional da versão é a possibilidade de escolher por um acabamento interno claro.

O sistema de som de 506 watts da marca Beats é item de série, assim como o pacote de 7 airbags e o painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas.

O modelo vem ainda com central multimídia de 10,1 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay por conexão sem fio, ar-condicionado de duas zonas, chave presencial com partida por botão, carregador de celular por indução, freio de estacionamento eletrônico, além de bancos revestidos em couro, sendo que o assento do motorista tem ajustes elétricos.

O Compass conta ainda com recursos avançados de conectividade. Há botões localizados próximos do retrovisor central que acionam centrais de concierge e de emergência. É um sistema semelhante ao OnStar, da GM.

Jeep Compass S T270 Flex 6364
Central multimídia de 10,1 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay tem conexão sem fio
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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O SUV pode ainda ter funções controladas por aplicativo e já vem com sistema Wi-Fi. O carro já traz um chip de internet, sendo que há três ofertas de pacotes dados, que partem de R$ 30 mensais.

Ainda sobre equipamentos, a Série S tem como chamariz o acionamento do porta-malas por sensor. Ou seja, é só passar o pé por baixo do assoalho para que o bagageiro seja acessado, o que ajuda muito quando você está com um monte de compras nas mãos.

O bagageiro tem 476 litros de capacidade. É bom, mas ainda fica atrás dos 498 litros do porta-malas do Volkswagen Taos.

Sobre espaço, o Compass não teve alterações nas medidas. O modelo não tem os números mais chamativos do segmento, mas oferece bom conforto para quem viaja atrás. O comprimento, por exemplo, é de 4,40 metros, enquanto o entre-eixos é de 2,64 m.

Para quem viaja atrás, vale destacar que o túnel central é semiplano. Há saída de ar-condicionado, entrada USB e tomada de 127 Volts.

Desempenho superior

Mas e esse motor 1.3? Carrega bem os 1.700 quilos do Compass. Olha, se você é daqueles que ainda olha o tamanho do motor para considerar o desempenho de um carro, já passou da hora de rever seus conceitos.

Com esse conjunto, chamado de GSE T4, o Jeep entrega 180 cv ( com gasolina) ou 185 cv (etanol) a 5.750 rpm, enquanto o torque é de 27,5 kgf.m a 1.750 rpm. Isso significa que o Compass é o SUV médio mais potente, torcudo e, consequentemente, o mais rápido da categoria.

O motor 1.3 flex entrega até 185 cv de potência, abastecido com etanol, e  27,5 kgf.m de torque
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Leva 8,8 segundos para cumprir a aceleração de 0 a 100 km/h. Isso significa que é quase dois segundos mais rápido em relação ao antigo 2.0 aspirado e, na prática, dá pra sentir isso muito bem. O Compass 1.3 é mais performático em todos os quesitos, seja ao rodar na cidade ou na estrada.

Esse modelo não tem os modos de condução presentes no Volkswagen Taos, mas conta com o botão Sport, que também é encontrado no Corolla Cross. Esse recurso acelera os parâmetros de direção para que você ganhe em desempenho.

Mas o melhor de tudo é o consumo de combustível. Esse motor turboflex, que é alinhado a um câmbio de seis marchas, recebeu nota A do Inmetro. Na cidade, o consumo médio é de 10,5 km/l com gasolina, e 7,4 km/l, com etanol. Na mesma ordem dos combustíveis, os números na estrada são de 12,1 km/l e 8,7 km/l.

Orçamento

Em relação ao pós-venda, a revisão para os seis primeiros serviços que correspondem a 60 mil quilômetros totaliza R$ 4.378. Quanto ao seguro, a apólice mais em conta no AutoCompara é de R$ 3.604,92.

Por falar em valores, o fato de o Jeep Compass Série S T270 oferecer tudo o que tem direito em equipamentos faz também com que o orçamento seja chamativo em relação à concorrência. A versão chega a ser R$ 11 mil mais cara em relação às versões topo de linha dos principais rivais.

Jeep Compass S é para quem quer um carro com muita comodidade e segurança
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Portanto, essa versão é dedicada a quem quer levar para casa um carro completo em termos de comodidade e segurança, e não se importa em pagar bem mais caro por isso.

Ficha Técnica

JEEP - COMPASS - 2022
1.3 T270 TURBO FLEX S AT6
R$ 225390

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Cilindrada (litros)
  • 1.3
  • Cilindrada cm³
  • 1298
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Número de cilindros
  • 4
  • Número de válvulas por cilindro
  • 4
  • Comando de Válvulas
  • DOHC
  • Comando de válvulas variável
  • Sim
  • Combustível (comercial)
  • Flex
  • Combustível secundário
  • Gasolina
  • Alimentação
  • Turbo
  • Start-Stop
  • Sim
  • Potência (cv/rpm)
  • 185/5750
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 27,5/1750
  • Potência secundária (cv/rpm)
  • 180/5750
  • Torque secundário (kgfm/rpm)
  • 27,5/1750
  • Velocidade máxima (km/hora)
  • 206
  • Aceleração 0-100 km/h (segundos)
  • 9,4

Transmissão +

  • Transmissão
  • Automática
  • Número de marchas
  • 6
  • Nomenclatura da transmissão (comercial)
  • AT6
  • Localização do câmbio
  • Assoalho
  • Modo manual (p/ AT)
  • Sim
  • Tração
  • Dianteira

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios traseiros
  • Disco sólido
  • Freio de estacionamento
  • Eletrônico
  • Suspensão - Dianteira
  • McPherson
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Traseira
  • Multilink
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Helicoidal
  • Direção - Assistência
  • Elétrica
  • Direção - Ajustes
  • Altura e profundidade

Dimensões e Capacidades +

  • Comprimento (mm)
  • 4404
  • Largura (mm)
  • 1819
  • Altura (mm)
  • 1625
  • Entre-eixos (mm)
  • 2636
  • Altura em relação ao solo (mm)
  • 205
  • Diâmetro de giro (mm)
  • 11300
  • Ângulo de ataque (graus)
  • 16,2º
  • Ângulo de saída (graus)
  • 31º
  • Capacidade tanque de combustível (litros)
  • 60
  • Capacidade do porta-malas (litros)
  • 476

Tecnologia / Conectividade +

  • Sistema de áudio - Tipo
  • Multifunções
  • Sistema de áudio - Nomenclatura (comercial)
  • Uconnect
  • USB
  • Sim
  • AUX-in
  • Sim
  • Bluetooth
  • Função Streaming
  • Comando de voz
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
  • 10,1
  • Tela de entretenimento - Sensível ao toque
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
  • Apple CarPlay + Google Android Auto
  • Tela de entretenimento - Navegação (GPS)
  • Integrado
  • Controle de áudio
  • No volante
  • Alto-falantes - Quantidade
  • 8
  • Alto-falantes - Tweeters
  • 2
  • Alto-falantes - Subwoofer
  • 1

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Liga leve
  • Tipo de roda - Design/cor
  • Dois tons
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 19
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 235/45
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 19
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 235/45
  • Estepe
  • Space saver

Garantia +

  • Garantia total do veículo - Duração (meses)
  • 36
  • Garantia de motor e transmissão - Duração (meses)
  • 36
  • No Bolso9.0
  • Tecnologia9.4
  • Vida a bordo9.0
  • Desempenho8.7
  • Opinião do repórter9.0
  • + Consumo
  • + Central multimídia
  • - Valor total
  • - Ausência de modos de direção
 
9

  • Lukas Kenji
  • Quando deixa um pouco de lado a carreira brilhante como piloto de Gran Turismo e Fórmula 1 (no Playstation), faz cobertura diária do setor automobilístico. Muscles cars e clássicos dos anos 1990 são as máquinas prediletas.
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