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Jeep Compass S esbanja comodidade e segurança

Testamos a versão topo de linha do SUV, com motor 1.3 turbo e recheada de equipamentos de condução semi-autônoma

por Lukas Kenji

O Jeep Compass é um carro que pode deixar o consumidor perdido diante de tantas opções de versões e equipamentos, mas a configuração que protagoniza esta avaliação é bem fácil de entender. Chamada de Série S, oferece tudo o que há de disponível entre as versões equipadas com o novo motor 1.3 turboflex.
O valor de tabela é de R$ 198.990, mas chega a R$ 205.610 no Estado de São Paulo, que adota valores diferenciados de ICMS, o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.
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Por fora, o SUV vem decorado em grafite, o que deixa o modelo com uma pegada mais sombria, mais esportiva. Os detalhes em grafite estão presentes nas grades, logos e frisos. As rodas também têm acabamento escurecido - são de 19 polegadas, portanto, o conjunto é maior do que em outras versões.

Tudo de série

Repare como o utilitário esportivo fabricado em Goiana (PE) tem um monte de sensores e monitores. Eles compõem o pacote de equipamentos semi-autônomos e de segurança ativa, que são os maiores diferenciais da versão.
Esses itens são o ACC, piloto automático adaptativo, monitor de ponto cego, sistema de frenagem de emergência, que detecta também pedestres e ciclistas, além do leitor de placas de velocidade, que é um equipamento exclusivo na categoria, assim como o assistente de estacionamento, mas esse item já pode ser encontrado em algumas versões mais baratas.
Agora, em termos de acabamento, a Série S não tem nada de muito diferente em relação a outras versões. O que chama mais atenção é o material que serve como base do painel, que é mais atraente na Série S. Aliás, o único opcional da versão é a possibilidade de escolher por um acabamento interno claro.

O sistema de som de 506 watts da marca Beats é item de série, assim como o pacote de 7 airbags e o painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas.
O modelo vem ainda com central multimídia de 10,1 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay por conexão sem fio, ar-condicionado de duas zonas, chave presencial com partida por botão, carregador de celular por indução, freio de estacionamento eletrônico, além de bancos revestidos em couro, sendo que o assento do motorista tem ajustes elétricos.
O Compass conta ainda com recursos avançados de conectividade. Há botões localizados próximos do retrovisor central que acionam centrais de concierge e de emergência. É um sistema semelhante ao OnStar, da GM.

O SUV pode ainda ter funções controladas por aplicativo e já vem com sistema Wi-Fi. O carro já traz um chip de internet, sendo que há três ofertas de pacotes dados, que partem de R$ 30 mensais.
Ainda sobre equipamentos, a Série S tem como chamariz o acionamento do porta-malas por sensor. Ou seja, é só passar o pé por baixo do assoalho para que o bagageiro seja acessado, o que ajuda muito quando você está com um monte de compras nas mãos.
O bagageiro tem 476 litros de capacidade. É bom, mas ainda fica atrás dos 498 litros do porta-malas do Volkswagen Taos.

Sobre espaço, o Compass não teve alterações nas medidas. O modelo não tem os números mais chamativos do segmento, mas oferece bom conforto para quem viaja atrás. O comprimento, por exemplo, é de 4,40 metros, enquanto o entre-eixos é de 2,64 m.
Para quem viaja atrás, vale destacar que o túnel central é semiplano. Há saída de ar-condicionado, entrada USB e tomada de 127 Volts.

Desempenho superior

Mas e esse motor 1.3? Carrega bem os 1.700 quilos do Compass. Olha, se você é daqueles que ainda olha o tamanho do motor para considerar o desempenho de um carro, já passou da hora de rever seus conceitos.
Com esse conjunto, chamado de GSE T4, o Jeep entrega 180 cv ( com gasolina) ou 185 cv (etanol) a 5.750 rpm, enquanto o torque é de 27,5 kgf.m a 1.750 rpm. Isso significa que o Compass é o SUV médio mais potente, torcudo e, consequentemente, o mais rápido da categoria.

Leva 8,8 segundos para cumprir a aceleração de 0 a 100 km/h. Isso significa que é quase dois segundos mais rápido em relação ao antigo 2.0 aspirado e, na prática, dá pra sentir isso muito bem. O Compass 1.3 é mais performático em todos os quesitos, seja ao rodar na cidade ou na estrada.
Esse modelo não tem os modos de condução presentes no Volkswagen Taos, mas conta com o botão Sport, que também é encontrado no Corolla Cross. Esse recurso acelera os parâmetros de direção para que você ganhe em desempenho.
Mas o melhor de tudo é o consumo de combustível. Esse motor turboflex, que é alinhado a um câmbio de seis marchas, recebeu nota A do Inmetro. Na cidade, o consumo médio é de 10,5 km/l com gasolina, e 7,4 km/l, com etanol. Na mesma ordem dos combustíveis, os números na estrada são de 12,1 km/l e 8,7 km/l.
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Orçamento

Em relação ao pós-venda, a revisão para os seis primeiros serviços que correspondem a 60 mil quilômetros totaliza R$ 4.378. Quanto ao seguro, a apólice mais em conta no AutoCompara é de R$ 3.604,92.
Por falar em valores, o fato de o Jeep Compass Série S T270 oferecer tudo o que tem direito em equipamentos faz também com que o orçamento seja chamativo em relação à concorrência. A versão chega a ser R$ 11 mil mais cara em relação às versões topo de linha dos principais rivais.

Portanto, essa versão é dedicada a quem quer levar para casa um carro completo em termos de comodidade e segurança, e não se importa em pagar bem mais caro por isso.

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