Renegade Moab 17

Jeep Renegade Moab é um acerto da FCA

Modelo se credencia como o SUV diesel mais barato do Brasil. No entanto, também tem outros predicados interessantes

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 35,7/1750 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: 10,2 km/litro
      Estrada: 12,9 km/litro
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 320 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
8.7

Overview

Primeira versão a diesel do SUV compacto tem motor 2.0, câmbio automático de nove marchas e tração integral com modo seletor e caixa de reduzida.


  • + Bom acabamento
  • + SUV a diesel mais barato do mercado
  • + Conjunto mecânico
  • - Espaço interno
  • - Porta-malas
 
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Marcus Celestino
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Você, ao ler o título dessa avaliação, deve ter imaginado que o autor do texto já iria chegar com inúmeros elogios sobre o Jeep Renegade Moab, não é mesmo? Olha... Em termos, você não está equivocado. É necessário, contudo, frisar que todas os louros se concentram num aspecto de suma importância. Se você apostou suas fichas no bolso, parabéns. É isso.

Renegade Moab 17
Moab tem ângulos de entrada e saída mais "danadinhos" que os das versões equipadas com motor flex
Crédito: Ricardo Rollo

O Jeep Renegade Moab tem preço sugerido de R$ 139.690. Isso equipado com motor 2.0 a diesel e, de quebra, com tração 4x4. Agora, atente para quanto custam as versões de topo, com propulsor flex, dos concorrentes do modelo da FCA. O Volkswagen T-Cross Highline parte de R$ 128.190. Já o Chevrolet Tracker Premier 1.2 pode ser encontrado R$ 126.190.

O autor não gosta de iniciar um texto dessa maneira, mas, oras, foi impelido. Vender o Renegade Moab, "versão diesel de entrada", pelo preço supracitado de R$ 136.690 é uma sacada de mestre. Estratégia, vale frisar, cirúrgica da FCA. A nova configuração do Renegade é o SUV diesel mais barato do mercado nacional. Credencial mais que suficiente para atrair novos compradores e elevar o ticket médio do modelo.

Como anda o Jeep Renegade Moab

Se você esperava por algo que fugisse muito do comportamento do Trailhawk, se enganou. No entanto, isso não é um demérito do Jeep Renegade Moab. Longe disso. Não sou lá muito afeito aos SUVs, mas guiar o modelo me faz rememorar os tempos do glorioso Willys. Aprendi a visualizar (e a sentir) tal com um antigo editor. O arco do para-brisa apresenta semelhança absurda com o veterano. Sacada da engenharia que vale alguns pontos.

Todavia, as comparações param por aí. A construção dos dois modelos, como o leitor pode imaginar, é bem diferente. No entanto, o Moab tem outros dotes, hoje considerados mimos, que o credenciam a ficar pertinho do saudoso Willys. Além do supracitado 4x4 com tração reduzida, o modelo tem ângulo de ataque de 30 graus e de saída de 35 graus. Para fechar, a altura em relação ao solo é de 22,4 cm.

Renegade Moab 14
SUV compacto tem desempenho satisfatório no off-road e também no asfalto
Crédito: Ricardo Rollo

O desempenho do Jeep Renegade Moab no fora de estrada é louvável. A tração integral permite que o modelo trafegue com certa destreza por áreas pedregosas, arenosas ou enlameadas. Evidente que, por conta da montagem, não dá para abusar e pegar uma trilha mais bruta. Todavia, dá para se arriscar em superfícies nas quais os rivais sequer sonhariam em desbravar.

O motor 2.0 turbodiesel, de 170 cv e 35,7 kgf.m já na casa de 1.750 rpm, dá ao Renegade Moab comportamento vigoroso. Tanto no off-road quanto no asfalto, o desempenho é mais do que satisfatório, com ligeira sobra de potência. O 0 a 100 km/ h do modelo, vale frisar, é feito em 9,9 segundos. Bem justo. Para completar, em termos de SUV, o carro tem pouca rolagem de carroceria na estrada.

A transmissão automática de nove velocidades, que casa com o propulsor, tem trocas mais precisas que na versão Trailhawk. Mesmo assim, as relações, especialmente a partir da quinta, são voltadas para economia de combustível. Todavia, vale frisar que o Jeep Renegade Moab é bruto nas arrancadas. É preciso ficar ligado para não pisar com muita vontade no pedal do acelerador quando o sinal abre, por exemplo.

Outro ponto positivo é o rodar do Moab ante à versão flex do Renegade. O defasado 1.8 E.torQ entrega 139 cv de potência máxima. Ao lado da transmissão automática de seis velocidades, por exemplo, é incapaz de dar melhores respostas ao condutor na estrada e na cidade que o concorrente equipado com o 2.0 diesel.

A posição para guiar, por sua vez, é boa. O condutor tem à disposição toda a sorte de regulagens e ainda conta com volante que tem boa pegada. O posicionamento dos comandos é subjetivo, claro, mas dá para cravar que ficam bem dispostos para motoristas de estilos distintos.

Itens de segurança e conforto

O Jeep Renegade Moab tem, como chamariz, controles eletrônicos de estabilidade e tração, assistente  de subida em rampa, ar-condicionado automático de duas zonas, direção elétrica, freios a disco nas quatro rodas, Isofix, rodas de liga leve de 17'' com visual escurecido, bancos revestidos em couro e volante com regulagens de altura e de profundidade.

Moab tem central multimídia com display de 7 polegadas; interior, para a categoria, tem esmero
Crédito: Ricardo Rollo

O SUV a diesel mais barato do mercado também oferece ao condutor airbags dianteiros, controle automático de descida e central multimídia com tela de 7'' e conectividade com Android Auto e Apple CarPlay, comandos de voz e entrada USB.

Pós-venda

A FCA tem preços considerados dentro da civilidade para as revisões do Jeep Renegade Moab. Dê uma olhada nos preços fixos sugeridos das manutenções do SUV a diesel mais barato do Brasil até 60.000 km.

  • 20.000 km: R$ 906
  • 40.000 km: R$ 1.250
  • 60.000 km: R$ 1.696
  • No seguro, pela simulação no AutoCompara, a menor cotação para o Jeep Renegade Moab ficou em

    R$ 3.516,16, com franquia de R$ 5.843,09. O perfil é masculino, 35 anos e morador da zonal sul da cidade de São Paulo.

    Ancora: Conclusão Score

     

    Ficha Técnica

    JEEP - RENEGADE - 2021
    2.0 16V TURBO DIESEL MOAB 4P 4X4 AUTOMÁTICO
    R$ 146590

    Motor / Desempenho / Consumo +

    • Cilindrada (litros)
    • 2.0
    • Cilindrada cm³
    • 1956
    • Disposição dos cilindros
    • Linha
    • Número de cilindros
    • 4
    • Taxa de compressão
    • 16,5:1
    • Número de válvulas por cilindro
    • 4
    • Número de válvulas (comercial)
    • 16V
    • Comando de Válvulas
    • DOHC
    • Combustível (comercial)
    • Diesel
    • Alimentação
    • Turbo
    • Intercooler
    • Sim
    • Nomenclatura do motor (comercial)
    • Multijet
    • Potência (cv/rpm)
    • 170/3750
    • Torque (kgfm/rpm)
    • 35,7/1750
    • Velocidade máxima (km/hora)
    • 190
    • Aceleração 0-100 km/h (segundos)
    • 9,9
    • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 1
    • 10,2
    • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 1
    • 12,9
    • Fonte consumo
    • INMETRO

    Transmissão +

    • Transmissão
    • Automática
    • Número de marchas
    • 9
    • Nomenclatura da transmissão (comercial)
    • AT9
    • Localização do câmbio
    • Assoalho
    • Modo manual (p/ AT)
    • Sim
    • Tração
    • Integral permanente
    • Com reduzida (4x4)
    • Sim
    • Nomenclatura da tração (comercial)
    • 4x4

    Freios / Suspensão / Direção +

    • Freios dianteiros
    • Disco ventilado
    • Freios traseiros
    • Disco sólido
    • Freio de estacionamento
    • Eletrônico
    • Suspensão - Dianteira
    • McPherson
    • Suspensão - Molas dianteiras
    • Helicoidal
    • Suspensão - Traseira
    • Multilink
    • Suspensão - Molas traseiras
    • Helicoidal
    • Direção - Assistência
    • Elétrica
    • Direção - Ajustes
    • Altura e profundidade

    Dimensões e Capacidades +

    • Comprimento (mm)
    • 4232
    • Largura (mm)
    • 1805
    • Altura (mm)
    • 1714
    • Entre-eixos (mm)
    • 2570
    • Altura em relação ao solo (mm)
    • 200
    • Diâmetro de giro (mm)
    • 10840
    • Ângulo de ataque (graus)
    • 21,1º
    • Ângulo de saída (graus)
    • 22,3º
    • Capacidade tanque de combustível (litros)
    • 60
    • Capacidade do porta-malas (litros)
    • 320
    • Peso líquido em ordem de marcha (kg)
    • 1393

    Tecnologia / Conectividade +

    • Sistema de áudio - Tipo
    • Multifunções
    • Sistema de áudio - Nomenclatura (comercial)
    • UConnect
    • USB
    • Sim
    • Bluetooth
    • Função Streaming
    • Comando de voz
    • Sim
    • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
    • 7''
    • Tela de entretenimento - Sensível ao toque
    • Sim
    • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
    • Apple CarPlay + Google Android Auto
    • Tela de entretenimento - Navegação (GPS)
    • Integrado
    • Controle de áudio
    • No volante
    • Alto-falantes - Quantidade
    • 4
    • Alto-falantes - Tweeters
    • 2

    Rodas e Pneus +

    • Tipo de roda - Tipo de roda
    • Liga leve
    • Tipo de roda - Design/cor
    • Dois tons
    • Dianteira - Aro (pol.)
    • 17
    • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
    • 215/60
    • Traseira - Aro (pol.)
    • 17
    • Traseira - Pneus (largura/perfil)
    • 215/60
    • Estepe
    • Space saver

    Garantia +

    • Garantia total do veículo - Duração (meses)
    • 36
    • Garantia de motor e transmissão - Duração (meses)
    • 36
    • No Bolso8.6
    • Tecnologia8.7
    • Vida a bordo8.5
    • Desempenho9.5
    • Opinião do repórter9.0
    • + Bom acabamento
    • + SUV a diesel mais barato do mercado
    • + Conjunto mecânico
    • - Espaço interno
    • - Porta-malas
     
    8.7

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