Nissan Versa vence a concorrência, mas perde na hora da reposição

Sedã da marca japonesa oferece bom custo/benefício, mas escorrega no pós-venda


  1. Home
  2. Testes
  3. Nissan Versa vence a concorrência, mas perde na hora da reposição
Rodrigo Samy
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon


Para aqueles que estavam esperando pelo novo Nissan Sentra no Salão do Automóvel de São Paulo, a notícia não é nada boa. O carro mostrado em Nova York não deve chegar ao território nacional em 2012.


  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

O responsável pela não vinda do novo Sentra para o Brasil é o sucesso do Nissan Versa. Afinal, o sedã de entrada da marca japonesa vende muito bem por aqui. Na corrida dos emplacamentos, o Sentra atual marca sete mil em 2012, enquanto o Tiida vende 1.500 e o Versa 15.500.


Quando a onda dos sedãs com cara de carros retrógrados aportou por aqui, moda iniciada pela Renault com o Logan, o consumidor começou a reagir positivamente. Ou seja, apesar de feios e esquisitos, os modelos entregavam aquilo que se precisa. A febre caiu bem, tanto é que posteriormente a ela, composta por Logan, Cobalt e Versa, chegaram os Fiat Grand Siena e recentemente o tão criticado Toyota Etios. Uma justiça deve ser feita ao modelo japonês, mesmo com um design e um acabamento tão ingrato, o carro entrega potência, torque, bom consumo e robustez.


Mas o intuito deste comparativo não é colocar o Etios diante do Versa. Pois o WebMotors só irá comparar o Versa com os seus principais rivais, composto pelos embaixadores dos modelos espaçosos e com a cara de mau.


Nissan Versa – Avaliação

O WebMotors avaliou o Nissan Versa por uma semana. Os pontos que mais chamaram a atenção na versão avaliada foi o desempenho e bom consumo. Outro ponto de superioridade do sedã foi a dirigibilidade, favorecida pela direção com assistência elétrica de série. Com o WebMotors o carro fez, na medição tanque a tanque, no circuito rodoviário, 11,5 km/l de etanol. Na cidade, o Versa se demonstrou um bom utilizador de combustível, marcou 7,8 km/l de álcool. Apesar de apresentar um consumo eficiente, o sedã só consegue armazenar 41 litros no tanque de combustível. Tal detalhe prejudica a sua autonomia nas viagens mais longas.


Outra pisada na bola do Versa está no fornecimento de peças de reposição. Com um pouco mais de 155 concessionárias, a marca tem um alto índice de reclamações com relação ao fornecimento de peças de reposição. Outro detalhe que pode fazer o consumidor fugir do carro é a sua fila de espera, mais de 60 dias. A média do tempo de entrega foi levantada por meio de uma checagem feita em três concessionárias espalhadas pelo Brasil.


Entendendo o vencedor

O Nissan vence a parada entre os rivais diretos por apresentar o melhor desempenho, o menor peso e um bom pacote de equipamentos. Quando o assunto é seguro, o carro da marca japonesa também vence, com R$ 1.000 um morador da Zona Sul de São Paulo consegue garantir o sedã por um ano. Para o Cobalt são necessários R$ 2 mil e para o Logan, R$ 1,5 mil. As cotações foram feitas com a ferramenta do WebMotors Seguro Autos


Acompanhe a ficha técnica e tire a conclusão. Veja o item que mais vale para você e descubra o melhor sedã para o seu perfil


 

Nissan Versa

Renault Logan

GM Cobalt

Motor

1.598 cm³

1.598 cm³

1.389 cm³

Potência

111 cv

95 cv

102 cv

Torque

15,1 kgfm

14,1 kgfm

13 kgfm

Peso

1069 kg

1080 kg

1072 kg

Peso/potência

9,6 kg/cv

11,4 kg/cv

10,5 kg/cv

Porta-malas

460

510

563

Tanque

41l

50l

54l

Entre-eixos

260 cm

263 cm

262 cm

0 - 100 km/h

10,6 s

11,8 s

11,5 s

Preço R$

41.290

40.000

44.500

Seguro R$

1.000

1.500

2.000

Lojas

155

200

600

Fenbrave 2012

15.503

26.260

48.450

_______________________________


O melhor classificado de carros e motos do Brasil tem também a avaliação mais completa. Com a Tabela Fipe / WebMotors você sabe o menor, maior e preço médio do veículo no Brasil e em sua região. Avalie agora mesmo para fazer uma boa compra ou venda do seu carro ou moto.

Comentários