Jeep Commander Overland Flex 0007

10 motivos para comprar um Jeep Commander

Aceleramos a versão Overland do modelo com a motorização 1.3 turboflex e damos 10 razões para você levar o SUV para casa

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 27,5/1750 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 661 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
9.5

Overview

Veja 10 motivos para levar para casa o Jeep Commander, SUV grande feito no Brasil que pode ter motor 1.3 turboflex ou 2.0 turbodiesel e tem 7 lugares.


  • + Preço
  • + Acabamento
  • + Espaço interno
  • + Tecnologia embarcada
  • - Valores dos opcionais
  • - Desempenho
 
  • 4.0 Estrela icone
  • 4.0 de 5 estrelas
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Jeep Commander, um dos maiores e mais tecnológicos carros fabricados no Brasil, que sai da planta da Stellantis de Goiana, no Pernambuco, é o nosso parceiro no teste de hoje. Por conta disso, prepare-se: vamos te mostrar 10 motivos para você levar esse SUV para casa.

Vale lembrar que o Commander é o quarto modelo fabricado na sede pernambucana da FCA, de onde também saem a Fiat Toro e os Jeep Renegade e Compass. Com sete lugares, duas versões e motores turbo a diesel e flex, o Commander tem valores que começam em R$ 200 mil e terminam na casa dos R$ 280 mil. Mas, quais os 10 motivos para levar o modelo para a garagem?

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Dez motivos para comprar um Jeep Commander

1. Design

O primeiro motivo é o design. Clássico e com pegada de carro tecnológico, quase como um modelo futurista, o SUV chama a atenção pelo porte e pela elegância. São 4,77 m de comprimento, 1,86 m de largura, 1,68 m de altura e bons 2,79 m de entre-eixos.

Na frente um visual bem contemporâneo, harmônico e alinhado ao que conhecemos de um Jeep hoje em dia, com as sete listras verticais na grade e faróis full-LED. Na parte de baixo, um friso cromado liga os espaços dos faróis de neblina, assim como a linha que une os canhões principais.

Na lateral temos um desenho mais quadradinho, que é assim justamente para que haja espaço para os ocupantes da terceira fileira de assentos. As rodas de 19 polegadas e o nome do carro bem grande nas portas dianteiras também são destaque.

Atrás, um desenho mais sóbrio e sério, com lanternas horizontalizadas bem afiladas que são "ligadas" pela base do vidro. O curioso é que atrás o nome do carro não aparece-  no lugar, a Jeep destaca a motorização do lado esquerdo e o sobrenome da versão, "Overland", no direito.

Versão Overland Flex 0003
Commander Overland pode ter motor 1.3 turboflex ou 2.0 turbodiesel, mas o acabamento é sempre o mesmo
Crédito: Divulgação
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2. Espaço para sete pessoas

O segundo motivo para levar um Commander para casa é o espaço que o SUV oferece. Cabem sete pessoas tranquilamente. Claro que quem senta na última fileira tem um pouco menos de conforto do que quem vai na frente e no meio, mas dá para fazer uma viagem sem muito incômodo lá atrás.

Se você achava que o Commander era um Compass com bumbum maior, pode esquecer: ele é diferente, maior, mais espaçoso e com muito mais recursos que o irmão. Lá no fundo, por exemplo, o SUV tem porta-objetos, entrada USB para carregamento de smartphones ou tablets e porta-copos. Só não tem uma saída de ar exclusiva, mas o vento que sai da fileira do meio se mostrou suficiente.

3. Acabamento do Jeep Commander

Completinho, o SUV também é um dos carros mais tecnológicos feitos no Brasil. Entre os equipamentos que mais agradam estão os bancos de couro bem acabados, teto solar panorâmico, sistema de som premium da Harman Kardon, banco do carona com ajuste elétrico, tampa do porta-malas com sensor de presença e o sistema inteligente da multimídia Uconnect que vem com Alexa integrada.

Ah, assim como em outros carros da Jeep (como no próprio Renegade e no Compass), também há uma série de easter eggs e badges espalhados pela cabine e por fora, o que só reforça o charme e a sofisticação do modelo.

4. Alexa

Você leu o item acima? O Commander tem Alexa integrada à central multimídia. Então, quem conhece ou tem o serviço de inteligência artificial e assistência pessoal da Amazon em casa sabe como funciona. Dá para pedir por comandos de voz que se ajuste a temperatura do ar-condicionado, que ela abra ou feche os vidros e até configure ou altere o volume do rádio ou a música selecionada.

Modelo vem com acabamento requintado e Alexa integrada à central multimídia
Crédito: Divulgação
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5. Motor turbo

O motor do Commander é outro destaque. É sempre turbo, seja flex ou a diesel. No carro testado, falamos do mesmo 1.3 turboflex que conhecemos do Compass e da Toro, e que em breve também vai equipar o Renegade. Com etanol, rende 185 cv e 27,5 kgf.m de torque, a baixíssimos 1.750 giros.

Combinado a esse conjunto está o bom câmbio automático de seis marchas e um sistema de tração dianteira. Segundo a Jeep, esses dados podem fazer o Commander acelerar de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos e chegar a 202 km/h.

6. Consumo do Jeep Commander é regularizado ao Proconve

Os números de desempenho são ok, mas os de consumo são surpreendentes, ainda mais quando lembramos que esse jipão pesa 1.715 kg. Segundo a Jeep, o Commander atende às novas normas de emissões do Proconve 7, que entram em vigor em janeiro de 2022.

O Commander consegue fazer 6,9 km/l com etanol e 9,8 km/l com gasolina na cidade e 8,3 km/l e 11,8 km/l com os mesmos combustíveis na estrada. Com tanque de combustível de 61 litros, a autonomia máxima do SUV com combustível fóssil em percurso rodoviário passa de 720 quilômetros.

7. Itens de auxílio ao motorista

Todas as versões do Commander vêm com itens de auxílio ao motorista em um pacote que reúne o ACC, que é o controle de cruzeiro adaptativo; sistema de detecção de pedestres, ciclistas ou motociclistas com frenagem autônoma; sensores de ponto cego e de tráfego cruzado; alerta de mudança de faixa; detector de fadiga do motorista, sistema de reconhecimento de placas e radares; ajuste automático dos faróis e park assist.

O parágrafo acima ficou gigante de tanto item que o SUV oferece. Entre nós, é um show de tecnologia para um carro feito no Brasil, não acha? Mas vale destacar que o carro que testamos tem etiqueta de R$ 220 mil, mas com todos os opcionais o valor ficou em quase R$ 270 mil...

Jeep Commander com tração 4x2 consegue oferecer recursos off-road que outros SUVs não disponibilizam
Crédito: Divulgação
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8. Tração 4x2 evoluída

Se você precisa de um carro com tração 4x4, as versões a diesel dão conta do recado, pois têm motor 2.0 turbo com torque de sobra, câmbio automático de nove marchas e o selo Trailrated de excelência no off-road - com marcha reduzida e seletor de terrenos com três modos (Sand/Mud, Snow e Auto), além de um sistema de controle de descida.

Agora, se você levar para casa o Commander flex com tração 4x2 dianteira, o conjunto também não deixa a desejar, pois vem com um sistema chamado Jeep Traction Control+, uma espécie de bloqueio do diferencial dianteiro que auxilia bastante em determinadas situações. O novo Jeep Renegade também deverá contar com esse recurso.

9. Tudo digital no Jeep Commander

Dentro do carro, tudo é pensado para o conforto e facilidade do motorista. Já falamos da Alexa e de vários mimos oferecidos aos ocupantes, mas também temos que destacar o quadro de instrumentos 100% digital; o carregador de celular por indução; o freio de estacionamento eletrônico; o botão de partida que faz parte do conjunto que também tem chave presencial; a função start-stop; o ar-condicionado com duas zonas de resfriamento; o sistema de estacionamento automático com sensores em todos os lados e a abertura elétrica da tampa do porta-malas, por exemplo.

10. Segurança

O Commander também é extremamente seguro. Em todas as versões, a Jeep oferece sete airbags; os citados sistemas de direção autônoma, conhecidos como ADAS; faróis full LED; rodas de liga leve; detector de fadiga; freios ABS; controles de tração e estabilidade; monitoramento da pressão dos pneus; assistente de partida em rampas e ganchos Isofix para a fixação de cadeirinhas infantis.

SUV quer ser primeira opção de quem hoje tem um SUV médio e quer fazer um upgrade de categoria
Crédito: Divulgação
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Ancora: Conclusão Score

Ficha Técnica

JEEP - COMMANDER - 2022
1.3 T270 TURBO FLEX OVERLAND AT6
R$ 262990

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Cilindrada (litros)
  • 1.3
  • Cilindrada cm³
  • 1298
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Número de cilindros
  • 4
  • Número de válvulas por cilindro
  • 4
  • Comando de Válvulas
  • DOHC
  • Comando de válvulas variável
  • Sim
  • Combustível (comercial)
  • Flex
  • Combustível secundário
  • Gasolina
  • Alimentação
  • Turbo
  • Nomenclatura do motor (comercial)
  • GSE
  • Potência (cv/rpm)
  • 185/5750
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 27,5/1750
  • Velocidade máxima (km/hora)
  • 202
  • Aceleração 0-100 km/h (segundos)
  • 9,9

Transmissão +

  • Transmissão
  • Automática
  • Número de marchas
  • 6
  • Nomenclatura da transmissão (comercial)
  • AT6
  • Localização do câmbio
  • Assoalho
  • Modo manual (p/ AT)
  • Sim
  • Tração
  • Dianteira

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios traseiros
  • Disco sólido
  • Freio de estacionamento
  • Eletrônico
  • Suspensão - Dianteira
  • McPherson
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Traseira
  • Multilink
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Helicoidal
  • Direção - Assistência
  • Elétrica
  • Direção - Ajustes
  • Altura e profundidade

Dimensões e Capacidades +

  • Comprimento (mm)
  • 4769
  • Largura (mm)
  • 2040
  • Altura (mm)
  • 1682
  • Entre-eixos (mm)
  • 2794
  • Altura em relação ao solo (mm)
  • 209
  • Capacidade tanque de combustível (litros)
  • 61
  • Capacidade do porta-malas (litros)
  • 661
  • Peso líquido em ordem de marcha (kg)
  • 1715

Tecnologia / Conectividade +

  • Sistema de áudio - Tipo
  • Multifunções
  • Sistema de áudio - Nomenclatura (comercial)
  • Uconnect 5
  • USB
  • Sim
  • Bluetooth
  • Função Streaming
  • Comando de voz
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
  • 10,1
  • Tela de entretenimento - Sensível ao toque
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
  • Apple CarPlay + Google Android Auto
  • Tela de entretenimento - Navegação (GPS)
  • Via espelhamento (smartphone)
  • Controle de áudio
  • No volante
  • Alto-falantes - Quantidade
  • 9
  • Alto-falantes - Subwoofer
  • 1

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Liga leve
  • Tipo de roda - Design/cor
  • Dois tons
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 19
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 235/50
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 19
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 235/50
  • Estepe
  • Space saver

Garantia +

  • Garantia total do veículo - Duração (meses)
  • 36
  • Garantia de motor e transmissão - Duração (meses)
  • 36
  • No Bolso8.5
  • Tecnologia9.5
  • Vida a bordo9.7
  • Desempenho9.5
  • Opinião do repórter9.6
  • + Preço
  • + Acabamento
  • + Espaço interno
  • + Tecnologia embarcada
  • - Valores dos opcionais
  • - Desempenho
 
9.5

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