Volvo C40 e André Deliberato

Volvo C40 é lindo, esportivo, moderno e não polui

Aceleramos o novo carro da marca, que chega ao Brasil nos próximos dias com a promessa de "popularizar" o SUV elétrico

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 67 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 413 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
9.6

Overview

Aceleramos o primeiro carro 100% elétrico pensado e desenvolvido desde o início para ser dessa maneira. E, olha... Ele anda muito!


  • + Preço (frente aos concorrentes)
  • + Desempenho
  • + Consumo
  • + Zero emissão de poluentes
  • + Acabamento
  • + Nível de equipamentos
  • - Preço (ele não é barato!)
  • - Espaço traseiro
  • - Porta-malas
 
  • 5.0 Estrela icone
  • 5.0 de 5 estrelas
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Não sou tão fã de SUVs, mas confesso que gosto muito do desenho do Volvo XC60, principalmente de sua 2ª geração, lançada ao mundo e no Brasil em 2017. Para mim, o visual da traseira do único utilitário médio da marca sueca é arrebatador. Mas nos últimos meses surgiu um novo modelo com ainda mais charme quando visto de costas. Falo do recém-lançado Volvo C40.

O teste de hoje é sobre o rolê que dei com ele nos entornos da Cidade do México, na semana passada. Não é barato pagar R$ 419.950, temos total consciência disso. Mas pense pelo outro lado: para quem tem cacife e busca um SUV elétrico de categoria premium, as outras opções no Brasil são Audi e-tron, BMW iX, Mercedes EQC, BYD Tan e Jaguar i-Pace, que custam muito mais. Se olhar desse jeito...

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Volvo C40 é XC40 com ainda mais charme

Antes de falarmos sobre o teste, relembro por aqui o passeio com o XC40 que fiz no ano passado, em cidades próximas a Porto Alegre (RS). Muita coisa será parecida, principalmente quando falarmos sobre as respostas de direção, desempenho, consumo e autonomia. Comparados, os trajetos que fiz no México e no Rio Grande do Sul eram até semelhantes em distância (cerca de 240 km no total).

O C40 é R$ 20 mil mais caro que o XC40, que hoje sai por R$ 399.950. Tem mais charme por conta do desenho fluido e acupezado na traseira (não que o XC40 seja feio, muito pelo contrário!), mas perde em volume de porta-malas (de 460 para 413 litros). Anda forte igual o "irmão"? Tem boa lista de equipamentos? É o que vamos descobrir.

Volvo C40 Frente
Volvo C40 é a nova aposta da marca sueca para quem quer um carro "limpo" e que anda muito
Crédito: André Deliberato/WM1
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Forte como esportivo

Sim, o C40 anda muito. O torque de 67,3 kgf.m parece muito maior do que realmente é em arrancadas a partir do zero ou retomadas de velocidade. De acordo com a Volvo, o carro de 2.185 kg acelera de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos. E esse número assusta. Não os segundos medidos para fazer a arrancada, mas o peso do carro, porque realmente o SUV não parece tão pesado quanto é.

O câmbio como em todo carro elétrico é tradicional, automático, com uma marcha. E por ter dois motores (um em cada eixo, ambos com 204 cv de potência e 33,6 kgf.m de torque, que totalizam 408 cv e 67,3 kgf.m), o sistema de tração é integral, o que reforça ainda mais a segurança ao dirigir. Pelas ruas e estradas mexicanas, quanto fora da cidade (até porque, na capital, o trânsito é pior que o de SP), o carro voou.

A maior virtude do Volvo C40 está no nível de tecnologia embarcada e também na quantidade - e na qualidade - dos equipamentos internos. Como todo carro da marca sueca, o modelo é semiautônomo e roda praticamente sozinho quando o Pilot Assist é acionado - você precisa somente colocar as mãos sobre o volante a cada 10s para sinalizar ao carro que está ali.

Volvo C40 Traseira
Volvo C40 é praticamente um XC40 de frente, mas de traseira mostra todo seu charme
Crédito: André Deliberato/WM1
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Isso acontece graças ao sistema que corrige o carro em escapadas de faixa, que freia sozinho em situações de emergência e ao ACC, que por meio de radares consegue fazer com que o C40 possa seguir, frear e retomar a velocidade de acordo com o carro à frente - e você ainda consegue definir a que distância quer ficar do veículo. Se não houver carro para seguir, você define a velocidade e deixa o corretor de faixa fazer seu trabalho.

E em quanto tempo carrega? No sistema super-rápido, chamado de DC, são necessários 33 minutos para fazer a recarga de 10% a 80%. Já em um sistema convencional, feito em uma tomada de 220V, o tempo aumenta para aproximadamente oito horas. Durante nosso teste, os carros precisaram ser reabastecidos na metade da viagem (cerca de 120 km após a saída), mas a carga durou meia hora.

Luxo reconhecido

É claro que em um carro de R$ 420 mil o painel será luxuoso e sofisticado. Isso começa quando você senta nos bancos dianteiros e os ajusta eletricamente. Pisa no freio, coloca a manopla do câmbio em "D" e sai para dirigir - exatamente como no XC40 Pure Electric, não há botão de partida. De acordo com a marca, o C40 consegue rodar até 444 km no ciclo WTEP, o maior referencial na Europa.

Outro diferencial do C40 é o revestimento azul da parte de baixo da cabine - que só aparece em determinadas combinações de cores da carroceria. O tom de azul externo chamado "Fjord Blue", de lançamento, é bem bacana. Mas gostei bastante também do verde metálico. E ainda tem branco, prata, preto, vermelho...

Já o sistema de entretenimento segue o padrão que vemos em modelos da Volvo: tela na vertical de 12 polegadas com sistema nativo do Google, que oferece uma série de apps, além de espelhamento de Apple CarPlay e Android Auto sem necessidade de fio. Som da grife Harman Kardon complementa o requinte da cabine.

A configuração P8, que começa a ser importada agora, também vem de série com itens como faróis full-LED, ar-condicionado de duas zonas, carregador de celular por indução e painel de instrumentos digital de 9 polegadas atrás do volante.

Tamanho familiar

Obviamente, o C40 não é um SUV do tamanho do XC40 e muito menos do XC60 (que é 7 cm mais alto). Mas dá para levar três crianças (ou dois adultos) lá atrás. E quem senta na segunda fileira ainda conta com saídas de ar-condicionado exclusivas e duas portas do tipo USB-C.

É um belíssimo carro que dará aos interessados por SUVs elétricos premium mais uma possibilidade de compra, já que os concorrentes diretos hoje têm preços que beiram os R$ 600 mil - com exceção do próprio XC40, que sai por menos. Mesmo assim, se para você ainda é salgado, vale esperar pelo C40 P6, que deve chegar ainda este ano com apenas um motor, tração dianteira e menos equipamentos.

Ancora: Conclusão Score

Ficha Técnica

VOLVO - C40 - 2022
P8 RECHARGE PURE ELECTRIC AWD
R$ 419950

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Combustível secundário
  • Elétrico
  • Start-Stop
  • Sim
  • Potência (cv/rpm)
  • 402
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 67
  • Velocidade máxima (km/hora)
  • 180
  • Aceleração 0-100 km/h (segundos)
  • 4,9

Transmissão +

  • Localização do câmbio
  • Console
  • Tração
  • Integral permanente
  • Nomenclatura da tração (comercial)
  • AWD

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios traseiros
  • Disco sólido
  • Freio de estacionamento
  • Eletrônico
  • Suspensão - Dianteira
  • McPherson
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Traseira
  • Multilink
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Helicoidal
  • Direção - Assistência
  • Elétrica
  • Direção - Ajustes
  • Altura e profundidade

Dimensões e Capacidades +

  • Comprimento (mm)
  • 4431
  • Largura (mm)
  • 1582
  • Altura (mm)
  • 1582
  • Entre-eixos (mm)
  • 2702
  • Capacidade do porta-malas (litros)
  • 413
  • Peso bruto (kg)
  • 2185
  • Carga útil (kg)
  • 505

Tecnologia / Conectividade +

  • Sistema de áudio - Tipo
  • Multifunções
  • USB
  • Sim
  • Bluetooth
  • Função Streaming
  • Comando de voz
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
  • 9
  • Tela de entretenimento - Sensível ao toque
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
  • Apple CarPlay + Google Android Auto
  • Tela de entretenimento - Navegação (GPS)
  • Integrado
  • Controle de áudio
  • No volante
  • Alto-falantes - Quantidade
  • 8
  • Alto-falantes - Tweeters
  • 4
  • Alto-falantes - Subwoofer
  • 1
  • Concierge - Nomenclatura (comercial)
  • Volvo on Call
  • Concierge - Segurança
  • Sim
  • Concierge - Emergência
  • Sim
  • Concierge - Navegação
  • Sim
  • Concierge - Diagnóstico técnico
  • Sim

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Liga leve
  • Tipo de roda - Design/cor
  • Dois tons
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 20
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 245/45
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 20
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 255/40
  • Estepe
  • Kit de reparos

Garantia +

  • Garantia total do veículo - Duração (meses)
  • 24
  • Garantia de motor e transmissão - Duração (meses)
  • 24
  • No Bolso8.9
  • Tecnologia9.9
  • Vida a bordo9.4
  • Desempenho9.9
  • Opinião do repórter9.9
  • + Preço (frente aos concorrentes)
  • + Desempenho
  • + Consumo
  • + Zero emissão de poluentes
  • + Acabamento
  • + Nível de equipamentos
  • - Preço (ele não é barato!)
  • - Espaço traseiro
  • - Porta-malas
 
9.6

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