Volvo C40 já está no Brasil, e terá mais versões

Marca sueca oficializou o lançamento do crossover elétrico nesta quarta-feira (16) e disse que o SUV terá mais variantes

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Volvo C40 já está no Brasil, e terá mais versões
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

É oficial: o Volvo C40 está entre nós. Feito sobre a mesma plataforma CMA do SUV XC40 e considerado a versão cupê do utilitário - embora, nas palavras da empresa, tenha proposta diferente -, o modelo, que começou a ser negociado sob formato de pré-venda  no mês passado, chega nesta quarta-feira (16/03) às concessionárias da marca pelo preço de R$ 419.950.

Neste primeiro momento a Volvo irá importar somente a versão Recharge P8 Pure Electric, com dois motores, topo de gama. Mas João Oliveira, diretor geral da empresa e presidente da Abeifa (associação das empresas importadoras de veículos) , confirmou, em evento que acontece no México, que a marca também quer levar ao Brasil a versão P6, que só tem um motor (de 231 cv e 33,7 kgf.m), menos equipamentos... E preço mais interessante.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Como é o Volvo C40

100% elétrico, o Volvo C40 é o primeiro modelo da marca pensado e projetado para ser assim - o que significa que nem variante híbrida vai oferecer. Visualmente, é bonito. Tem frente parecida com a do XC40 (os faróis têm o clássico formato do "Martelo de Thor") e traseira exclusiva, com luzes que percorrem todo o corpo do vidro e chegam à região tradicional das lanternas.

Repare pelas imagens que o Volvo C40 tem aerofólio e spoiler (sim, os dois). Pode parecer estranho, mas garantimos que não é. E tem mais: segundo a Volvo, essa solução é essencial para otimização aerodinâmica e aumenta a autonomia do SUV, que pode chegar a 444 km no ciclo WTEP, o maior referencial na Europa.

O conjunto é complementado por rodas aro 20", funcionais e... polêmicas. Eu particularmente gostei, mas ouvi de colegas aqui no evento mexicano que elas não são tão harmônicas. Por dentro, o carro tem praticamente o mesmo painel que conhecemos no XC40 100% elétrico: moderno, luxuoso e bem completo (que inclui a conexão com apps nativos do Google).

Também chama a atenção no C40 o tom de azul do assoalho que se estende até o console central - que combina com a pintura de lançamento, chamada de Fjorde Blue, que estreia no modelo.

Motor de esportivo

O Volvo C40, nesta primeira versão importada ao Brasil, é equipado com dois motores elétricos que rendem 408 cv de potência e 67,3 kgf.m de torque. O conjunto permite que ele acelere de 0 a 100 km/h em 4,7 s - 0,2 segundo mais rápido que seu "irmão" XC40. A velocidade máxima é limitada em 180 km/h. Nesse conjunto, o câmbio só tem uma marcha e o sistema de tração é integral (AWD).

Em quanto tempo o modelo carrega? No sistema super-rápido, chamado de DC, são necessários 33 minutos para fazer a recarga de 10% a 80%. Já em um sistema convencional, feito em uma tomada de 220V, o tempo aumenta para aproximadamente oito horas.

A configuração P8 vem de série com itens como faróis de LED, ar-condicionado de duas zonas, bancos dianteiros elétricos, carregador de celular por indução, painel de instrumentos digital de 9 polegadas e central multimídia de 12" na vertical. Como falamos, o SUV tem sistema nativo do Google, mas é capaz de rodar Apple CarPlay e Android Auto sem necessidade de fio.

E o carro ainda é semiautônomo, como todo modelo da Volvo, pois traz os sistemas mais avançados de assistência dinâmica da empresa. Há frenagem de emergência, assistente de manutenção em faixa, câmera 360º, leitor de placas de trânsito e o Pilot Assist, que interfere na aceleração, frenagem e no volante de acordo com o carro à frente.

Volvo C40 Recharge 2022
Volvo C40 Recharge 2022: painel completinho e acabamento de primeira linha...
Crédito: Divulgação
toggle button

Mais baixinho

Já em relação a tamanho, quase todas as medidas do XC40 (de 4,43 metros de comprimento e 2,70 m de entre-eixos) também vão valer para o C40. A exceção é a altura, já que a caída de teto que tem estilo de cupê faz com que sua carroceria seja 7 cm mais baixa, com 1,58 m no total. O porta-malas também é menor (são 413 litros, ante 460 litros do irmão mais "tradicional").

Pelo menos o SUV cupê tem um compartimento, embaixo do tampão, que permite levar compras de maneira mais organizada. Fora isso, é importante já registrarmos, antes mesmo de rodarmos com o carro (o que vai acontecer nesta quinta-feira) que a altura menor não incomoda passageiros traseiros de estatura mediana, que contam com saídas de ar-condicionado e duas portas do tipo USB-C.

Volvo C40 Recharge 2022
Volvo C40 é uma espécie de versão cupê do XC40, mas as diferenças não são só estéticas
Crédito: Divulgação
toggle button

Comentários