Segredos 2 min. de leitura

Argo e Cronos ganharão motor turbo em 2022

Firefly turbinado estreará antes no SUV compacto da Fiat. Hatch e sedã já estão na fila e também terão câmbio CVT

Fernando Miragaya
Fernando Miragaya

Patrocinado

Depois de um 2019 morno, a Fiat reservava grandes lançamentos para este louco ano de 2020. A pandemia, obviamente, atrapalhou bastante o cronograma de estreias da marca italiana. A ponto de Argo e Cronos demorarem a receber versões com o tão aguardado motor turbo.

3
Fiat Cronos preto de traseira e Fiat Argo branco de frente, lado a lado
Fiat Argo e Cronos S-Design 6Crédito: Fernando Miragaya/WM1

A boa notícia é que tanto hatch quanto sedã já têm, pelo menos, uma previsão para estrear o conjunto com o 1.0 Firefly três cilindros turbinado de estimados 130 cv de potência. Será entre março e maio de 2022.

Confira as promoções de Fiat Argo 0 km e seminovo

E outra ótima notícia: receberão também variantes com o câmbio automático do tipo CVT, que estreia antes na Strada, no segundo semestre de 2021, conforme já falamos no WM1.

Primeiro no jipinho da Fiat…

3
SUV do Fiat Argo
SUV do Argo será pequeno e visualmente deve ter inspiração no desenho frontal da picape Strada, com traseira que remete ao conceito FastbackCrédito: Rafael Schmidt/CarangosPB

O novo motor turbo, contudo, será lançado meses antes, no SUV do Argo – já mostrado no WM1. O jipe compacto da Fiat tem previsão de lançamento para entre setembro e outubro de 2021

Esse 1.0 turbinado aposenta o 1.8 16V E.torQ e – assim como o veterano propulsor – vai servir às versões topo de linha de Argo e Cronos.

Hoje, o hatch compacto da marca italiana é vendido em seis opções de acabamento, e também com os motores Firefly aspirados 1.0 (três cilindros) e 1.3 (quatro cilindros), que continuarão na linha. Já o sedã vem da Argentina em cinco versões, com o 1.8 ou o 1.3.

Veja ofertas de Fiat Cronos novo e seminovo

E o câmbio CVT?

3
Fiat Cronos HGT
Fiat Cronos HGTCrédito: Ricardo Rollo/WM1

De quebra, o câmbio automaticamente variável, que estreará na Strada e se espalhará pela gama Fiat, aposenta a caixa automática de seis velocidades, que atualmente trabalha com o motor 1.8. As mesmas novidades de motor 1.0 turbo e CVT serão aplicadas na linha Jeep Renegade na sequência de Argo e Cronos.

Além do 1.0 turbo que teremos no Argo e Cronos, a FCA também vai lançar um 1.3 Firefly com turbocompressor com 180 cv de potência (estimados). Este propulsor equipará a picape Fiat Toro e o SUV médio Jeep Compass no segundo trimestre de 2021.


Tags

Fernando Miragaya

Escrito por Fernando Miragaya

Editor-assistente

Mais artigos do autor

Notícias relacionadas