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Imponente, Honda Transalp 750 é lançada no Brasil

Bonito e versátil, novo modelo compartilha base com a Hornet 500. Confira as especificações e o preço da novidade

por Roberto Dutra

A novíssima Honda Transalp 750 está entre nós. Mas esse é o "nome comercial" - o oficial XL 750 Transalp. Mas isso é o menos importante. O que vale, mesmo, é sabermos que mais uma moto de alto nível começa ser vendida no mercado brasileiro.
A Transalp 750 usa a mesma base da recém-lançada Hornet Hornet 750 - ou CB 750 Hornet -, que já mostramos aqui e que inclusive aceleramos. Mas a Transalp é bem diferente em vários aspectos. Para começar, é uma trail, quase crossover, enquanto a Hornet é uma naked.
Desta forma, tem outra vocação: vai bem no asfalto, mas também encara com alguma tranquilidade estradinhas de terra e trilhas não tão pesadas. É uma 750 mais versátil, que certamente atenderá muita gente que busca uma trail de cilindrada média/alta bem equipada e com desempenho satisfatório

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Herdeira da Transalp 700

Talvez muita gente não lembre, mas já tivemos uma Transalp entre nós. Era a XL 700V Transalp, que foi lançada no Brasil em 2011 e aqui permaneceu até 2014. A vida relativamente curta teve explicação: embora fosse muito eficiente, a moto não fez lá muito sucesso - como já existia na Europa há mais de cinco anos, o mercado a viu como uma moto "defasada".
Essa nova Transalp 750 certamente terá vida diferente. Para começar, foi lançada lá fora em 2022, mas já como linha 2023. Ou seja, tem apenas três anos de vida. E aqui vai ocupar um espaço na linha Honda que estava vazia - ficará entre a NX 500 e a CRF 1.100 Africa Twin. Desta forma, completará estrategicamente a "família" de modelos trail da marca, que ainda tem NXR 160 Bros, XRE 190 e Sahara 350.

Design e equipamentos

A nova Transalp 750 exibe um design típico das trail da marca, com forte inspiração no visual da Africa Twin. Tem para-brisa, farol duplo com aparência zangada, carenagens laterais e aspecto imponente.
O banco é uma peça única, a iluminação é full-LED, a rabeta tem alças largas e suporte para baú e o painel de instrumentos é uma tela de TFT de cinco polegadas. É igual ao da Hornet, com as mesmas funções, operação por um "joystick" retroiluminado no punho esquerdo e três padrões diferentes de exibição e gerenciamento dos sistemas.
Outros baratos são os piscas que se desativam automaticamente, a entrada USB sob o assento e o sistema Emergency Stop System (ESS), que aciona o pisca-alerta nas frenagens bruscas. Isso ocorre a partir de 56 km/h se houver uma desaceleração mínima de 6,0 m/s e, se o ABS for acionado, a intervenção é feita a partir de 2,5 m/s².

A Transalp 750 tem seis modos de condução - dois a mais que a Hornet. Quatro são pré-definidos e dois são configuráveis, permitindo ao piloto um ajuste personalizado. Confira as característica de cada modo de condução:

Motor bicilíndrico no lugar do V2

Se a antiga Transalp 700 tinha motor com dois cilindros em V e 680 cm³, aqui na nova Transalp 750 o powertrain é um bicilíndrico com 755 cm³. É o mesmo dq Hornet e produz 69,3 cv de potência a 7.000 rpm com 7,04 kgfm de torque também a 7.000 rpm. Mas há uma calibração discretamente diferente, orientada para uso em estradas e privilegiando o conforto - na Hornet, é mais explosivo, agressivo e esportivo.
É um motor relativamente compacto, já que tem soluções técnicas como eliminação do eixo de equilíbrio e uso da transmissão primária para acionar um sistema de balanceamento. já a bomba d'água está posicionada no cárter esquerdo do motor e o sistema de arrefecimento dispensa a necessidade de um radiador de óleo.
Outras especificações importantes da nova Transalp 750 são as suspensões. Na frente, tubos invertidos Showa SFF-CA de 43 mm de diâmetro com 20 cm de curso e ajuste de pré-carga da mola, e atrás sistema Pro-Link monochoque Showa com reservatório externo, curso de 19 cm e com sete regulagens.

Os freios são compostos por dois discos na frente e um disco atras, ambos com ABS, e as rodas são adequadas ao uso misto - raiadas com aros de alumínio calçando pneus on-off com câmaras nas medidas 90/90 R21 na dianteira e 150/70 R18 na traseira.
A moto ainda tem embreagem assistida e deslizante, controle de tração desligável, acelerador eletrônico, tanque para 16,1 litros de combustível, distância entre-eixos de 1,56 metro e peso a seco de 193 quilos. O banco fica a 85,5 cm do solo e a distância mínima da moto em relação ao solo é de 21,2 cm.

Preço, garantia e revisões

A Honda XL750 Transalp 2026 chegará às concessionárias em dezembro. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem, mais Honda Assistance, serviço gratuito por todo o período da garantia com cobertura no Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai.
As manutenções devem ser feitas a cada 6 mil mil quilômetros ou seis meses após a primeira revisão, que deve ser feita com 1.000 quilômetros ou seis meses. O preço público sugerido, base São Paulo/SP, que não inclui despesas com frete e seguro, é R$ 65.545,00. As moto será vendida nas cores branca perolizada e preta metálica.
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Oferta Relacionada: Marca:HONDA Modelo:XL-700V-TRANSALP-ABS
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