O Jeep Avenger, já confirmado para o Brasil, será o SUV subcompacto de entrada da marca. Menor que o Renegade, e o modelo chega para disputar espaço com modelos como Fiat Pulse, Volkswagen Tera e Renault Kardian.
Enquanto o Renegade compete com SUVs compactos como T-Cross, Creta e HR-V, o Avenger entra em um segmento mais enxuto, voltado para quem busca um carro urbano, ágil e com custo de aquisição menor, sem abrir mão do conforto e tecnologia.
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Quais são e como são os três principais rivais do Jeep Avenger no Brasil
Veja a seguir quais são os três principais do novo SUV da Jeep no Brasil.
Fiat Pulse
O Fiat Pulse é um dos principais SUVs subcompactos do mercado brasileiro. É oferecido na linha 2026 em seis versões, que vão de R$ 99.990 a R$ 157.990.
O modelo se destaca por oferecer três opções de motorização, atendendo desde quem busca um carro mais econômico até quem quer desempenho mais esportivo.
Entre as opções, está o motor 1.3 aspirado, com câmbio manual de cinco marchas, tração dianteira e 107 cv de potência, ideal para o dia a dia.
Quem busca mais tecnologia encontra o motor 1.0 turbo com transmissão CVT, entregando 130 cv e torque de 20,4 kgfm.
Já a versão mais potente traz o motor 1.3 turbo com câmbio automático de seis marchas, oferecendo 185 cv, torque de 27,5 kgfm e aceleração de zero a 100 km/h em 7,6 segundos.
Apesar das diferenças de motor, as dimensões são sempre as mesmas: 4,11 metros de comprimento, 1,98 metro de largura, 1,54 metro de altura e 2,53 metros de entre-eixos.
O Pulse tem capacidade do tanque de 47 litros e porta-malas com 370 litros, combinando espaço, conforto e dirigibilidade em um pacote compacto que concorre diretamente com o Jeep Avenger.
Volkswagen Tera
O Volkswagen Tera é o lançamento mais recente entre os SUVs subcompactos no Brasil, chegou ao mercado no final do primeiro semestre deste ano.
A linha é composta por quatro versões, com preços que variam entre R$ 105.890 e R$ 141.890, oferecendo alternativas para quem busca desde economia até desempenho mais ágil.
A versão de entrada tem motor 1.0 MPI, câmbio manual de cinco marchas, tração dianteira e 84 cv, e acelera de zero a 100 km/h em 13,5 segundos.
Já as demais versões compartilham o motor 1.0 170 TSI, com câmbio automático de seis marchas, de 116 cv de potência, 16,8 kgfm de torque e aceleração de zero a 100 km/h em 10,5 segundos, combinando desempenho adequado para o uso urbano e viagens.
O Tera mede 4,15 metros de comprimento, 1,77 metro de largura, 1,50 metro de altura e tem entre-eixos de 2,566 metros. O tanque comporta 52 litros e o porta-malas tem 350 litros, oferecendo espaço suficiente para a categoria e consolidando-se como um rival direto do Jeep Avenger.
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Renault Kardian
O Renault Kardian é o SUV subcompacto da marca francesa no Brasil, disponível em cinco versões com preços que vão de R$ 113.690 a R$ 149.990.
Diferentemente dos rivais, todas as versões do Kardian compartilham a mesma motorização 1.0 TCe, de 125 cv e 22,4 kgfm de torque, mas a transmissão pode ser manual de seis marchas ou automatizada DCT de seis marchas, oferecendo flexibilidade para diferentes perfis de motorista.
O modelo acelera de zero a 100 km/h em tempo compatível para o segmento e atinge velocidade máxima de 180 km/h. O consumo varia entre 8,8 km/l na cidade e 12,7 km/l na estrada com etanol, e 10,2 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada com gasolina.
O Kardian mede 4,11 metros de comprimento, 2,02 metros de largura, 1,59 metro de altura e tem entre-eixos de 2,60 metros, com altura em relação ao solo de 20,9 cm. O tanque de combustível comporta 50 litros e o porta-malas oferece 410 litros.
Jeep Avenger: o SUV subcompacto que chega em breve ao Brasil
O Jeep Avenger vai marcar a entrada da marca no segmento de SUVs subcompactos no Brasil, sendo menor que o Renegade, mas com presença forte.
O Avenger será produzido na fábrica de Porto Real (RJ), unidade da Stellantis que atualmente fabrica carros da Citroën, e faz parte de um plano de investimentos de R$ 3 bilhões até 2030, consolidando-o como modelo estratégico da Jeep no país.
Com 4,08 metros de comprimento, 1,78 metro de largura, 1,54 metro de altura e 2,56 metros de entre-eixos, o Jeep Avenger se posiciona entre os rivais: é ligeiramente menor que o Renault Kardian em comprimento, mas tem entre-eixos semelhante ao Tera e porta-malas com capacidade intermediária, maior que o Tera (350 L) e o Pulse (370 L), mas menor que o Kardian (410 L).
Essas dimensões mostram que ele entrega espaço compatível com o segmento, equilibrando conforto e praticidade para o dia a dia.
Além das medidas, o ponto forte do Avenger é o peso da marca Jeep no segmento de SUVs. Vale lembrar que modelos como Renegade e Compass já foram os SUVs mais vendidos do Brasil, e o Avenger, com esse legado, pode seguir essa trajetória e conquistar seu espaço.
Mas, claro, teremos que aguardar as cenas dos próximos capítulos para ver como ele se sairá frente a rivais que já têm espaço consolidado, como Pulse, Tera e Kardian.
Vendas: Pulse, Tera e Kardian mostram que o Avenger terá concorrência forte
O Jeep Avenger chega para disputar o segmento de SUVs subcompactos em um mercado que já conta com nomes consolidados.
Conforme os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), entre janeiro e agosto, o Fiat Pulse registrou 29.380 unidades vendidas, ocupando a 10ª posição entre os SUVs mais vendidos do Brasil e com 4,42% de participação de mercado.
O Renault Kardian emplacou 13.545 unidades, ficando na 15ª posição e com 2,04% de participação.
Mas o real destaque fica para o Volkswagen Tera, que começou a ser vendido de forma mais consistente apenas em junho, mas já registrou 10.151 unidades e 1,53% de participação, consolidando-se como o 21º SUV mais vendido do país.
O desempenho inicial mostra que o Tera vem em uma crescente muito forte, e a expectativa da marca é que ele se torne um dos carros mais populares do Brasil.
Esse cenário mostra que, mesmo chegando com novidades, o Jeep Avenger terá uma concorrência significativa e não vai ser simples conquistar espaço, principalmente frente ao Tera, que já ganhou atenção e preferência do público.
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