Os SUVs se consolidaram de vez no mercado brasileiro. De acordo com dados da Fenabrave, o segmento de utilitários esportivos já responde por 53,9% das vendas de carros zero-quilômetro em 2025, contra 48% no mesmo período do ano passado.
Veja ofertas do Fiat Pulse na Webmotors!
E boa parte desse número é dos chamados SUVs de entrada, uma categoria de modelos mais acessíveis e que, por muitas vezes, é a porta de entrada para o mundo dos utilitários esportivos.
Esse crescimento mostra como o consumidor brasileiro está cada vez mais inclinado a trocar hatches compactos por SUVs, que muitas vezes não ficam tão distantes em preço e têm mais espaço, posição de dirigir elevada e mais equipamentos de segurança.
Entre os modelos mais acessíveis desse grupo estão Volkswagen Tera, Renault Kardian e Fiat Pulse, três SUVs que brigam diretamente.
Todos já são vendidos como linha 2026, mas o que cada um deles tem no pacote mais básico? Veja a seguir.
Como é a versão mais básica dos SUVs de entrada
Fiat Pulse Drive 1.3 manual – R$ 99.990
O Pulse 2026 é o mais barato entre os três: parte de R$ 99.990 na versão Drive com motor 1.3 litro aspirado. Tem 98 cv de potência com gasolina e 107 cv com etanol, e o torque é de 13,2/13,7 kgfm, respectivamente. O câmbio é manual de cinco marchas.
Medidas do Fiat Pulse:
- 4,09 m de comprimento
- 1,70 m de largura
- 1,50 m de altura
- 2,53 m de entre-eixos
- Porta-malas para 370 litros
Principais equipamentos do Fiat Pulse:
- Ar-condicionado digital automático
- Central multimídia de 8,4 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio
- Quatro airbags
- Controles de tração e estabilidade
- Piloto automático
- Assistente de partida em rampa
- Rodas de 16 polegadas com calotas
- Faróis em LED
- Vidros elétricos em todas as portas
- Retrovisores com ajuste elétrico
- Carregadores USB tipo A e C
Volkswagen Tera 1.0 MPI manual – R$ 105.890
O Tera chegou recentemente para ser a opção de entrada da Volkswagen entre os SUVs. A versão mais barata custa R$ 105.890 e tem motor 1.0 MPI de até 84 cv de potência e 10,3 kgfm de torque no etanol. O câmbio é manual de cinco marchas.
Medidas do Volkswagen:
- 4,15 m de comprimento
- 1,77 m de largura
- 1,50 m de altura
- 2,56 m de entre-eixos
- Porta-malas para 350 litros
Principais equipamentos do Volkswagen Tera:
- Frenagem autônoma de emergência
- Sistema multimídia VW Play com tela "semiflutuante" de 10,1 polegadas e APP-Connect
- Seis Airbags
- Alerta sonoro e visual de não utilização dos cintos de segurança
- Quatro alto-falantes
- Alça de segurança no teto
- Antena no teto
- Ar-condicionado com filtro de poeira e pólen
- Banco do motorista com ajuste de altura
- Banco traseiro com encosto rebatível
- Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade
- Controle eletrônico de estabilidade (ESC )
- Controle de Tração (ASR)
- Bloqueio do diferencial (EDS)
- Detector de fadiga do motorista
- Direção elétrica
- Espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com função "Tilt down" no lado direito
- Faróis em LED com luz de condução diurna em LED integrada
- Fixação de assento de criança com sistemas Isofix e top tether
- Assistente para partida em subidas
- Iluminação no porta-malas
- Indicador de controle dos pneus
- Lanternas traseiras em LED
- Limpador do para-brisa com temporizador
- Painel de instrumentos digital de oito polegadas
- Para-sóis com espelhos
- Pneus 185/65 R15
- Rack de teto longitudinal
- Reconhecimento de pedestres
- Regulagem do facho do farol
- Retrovisores e maçanetas pintados na cor do veículo
- Revestimento da porta e lateral
- Revestimentos dos bancos em tecido
- Roda sobressalente leve e compacta
- Rodas de aço 15 polegadas
- Sensores de estacionamento traseiros
- Sistema de alarme anti-furto com comando remoto "Keyless"
- Sistema regulador de velocidade e limitador de velocidade
- Tomadas USB tipo C dianteira
- Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função "one touch"
- Volante de direção multifunções
Renault Kardian Evolution TCe manual – R$ 113.690
O mais caro dos três é o Renault Kardian, que parte de R$ 113.690 na versão Evolution. Aqui, o motor é um 1.0 turbo de 125 cv de potência e 22,4 kgfm de torque. O câmbio é manual de seis marchas.
Medidas do Renault Kardian:
- 4,12 m de comprimento
- 1,75 m de largura
- 1,60 m de altura
- 2,60 m de entre-eixos
- Porta-malas para 410 litros
Deixe seu carro como novo com a Webmotors Serviços!
Principais equipamentos do Renault Kardian:
- Seis airbags (frontal, lateral e de cortina)
- Controlador de velocidade e limitador de velocidade (CC + SL)
- Assistente de partida (HSA)
- Sensores de estacionamento traseiro
- Controles eletrônicos de estabilidade e tração (ESP+ASR)
- Sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS)
- Cluster digital de sete polegadas
- Ar-condicionado digital com função auto
- Retrovisores externos com ajuste elétrico
- Faróis e assinatura luminosa 100% em LED
- Barras de teto funcionais e modulares em preto
- Aerofólio traseiro
- Start & Stop
- Volante com ajustes de altura e profundidade
- Vidro do motorista com função one-touch e antiesmagamento
- Vidros elétricos para passageiros
- Rodas flexwheel biton de 16 polegadas
- Protetor de cárter
- Cobertura do porta-malas
- Iluminação do porta-luvas
- Transmissão manual de seis velocidades
Veja também: Renault Kardian 2026: o que mudou no SUV?
A rivalidade dos SUVs em números
O desempenho de vendas mostra bem a disputa entre estes modelos. De janeiro a julho de 2025, o Fiat Pulse liderou com 25.099 unidades emplacadas, conforme dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Em seguida aparece o Renault Kardian, com 11.616 unidades. Já o Volkswagen Tera, que foi lançado oficialmente apenas em junho, somou 5.994 unidades em pouco tempo – um começo que mostra consistência e potencial de crescimento.
A briga destes três modelos revela como o segmento de SUVs de entrada se tornou competitivo no Brasil. O Fiat Pulse aposta no preço mais baixo para atrair clientes que antes olhavam para hatches compactos.
O Volkswagen Tera, recém-lançado, chega com motor simples, mas compensa oferecendo um pacote de tecnologia e segurança bastante generoso.
Já o Renault Kardian tem preço mais alto, mas é equipado com motor turbo e um bom equilíbrio entre espaço, equipamentos e desempenho.
Comentários