Pulse, Tera e Kardian: conheça as versões básicas

Modelos já atualizados disputam consumidores que antes olhavam para os hatches

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Pulse, Tera e Kardian: conheça as versões básicas
Nicole Santana
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Os SUVs se consolidaram de vez no mercado brasileiro. De acordo com dados da Fenabrave, o segmento de utilitários esportivos já responde por 53,9% das vendas de carros zero-quilômetro em 2025, contra 48% no mesmo período do ano passado.

E boa parte desse número é dos chamados SUVs de entrada, uma categoria de modelos mais acessíveis e que, por muitas vezes, é a porta de entrada para o mundo dos utilitários esportivos.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Esse crescimento mostra como o consumidor brasileiro está cada vez mais inclinado a trocar hatches compactos por SUVs, que muitas vezes não ficam tão distantes em preço e têm mais espaço, posição de dirigir elevada e mais equipamentos de segurança.

Veja como é a versão mais básica dos SUVs de entrada Pulse, Tera e Kardian
A versão de entrada do Fiat Pulse custa R$ 99.990
Crédito: Divulgação
toggle button

Entre os modelos mais acessíveis desse grupo estão Volkswagen Tera, Renault Kardian e Fiat Pulse, três SUVs que brigam diretamente.

Todos já são vendidos como linha 2026, mas o que cada um deles tem no pacote mais básico? Veja a seguir.

Como é a versão mais básica dos SUVs de entrada

Fiat Pulse Drive 1.3 manual – R$ 99.990

O Pulse 2026 é o mais barato entre os três: parte de R$ 99.990 na versão Drive com motor 1.3 litro aspirado. Tem 98 cv de potência com gasolina e 107 cv com etanol, e o torque é de 13,2/13,7 kgfm, respectivamente. O câmbio é manual de cinco marchas.

Medidas do Fiat Pulse:

  • 4,09 m de comprimento
  • 1,70 m de largura
  • 1,50 m de altura
  • 2,53 m de entre-eixos
  • Porta-malas para 370 litros
  • Principais equipamentos do Fiat Pulse:

    • Ar-condicionado digital automático
    • Central multimídia de 8,4 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio
    • Quatro airbags
    • Controles de tração e estabilidade
    • Piloto automático
    • Assistente de partida em rampa
    • Rodas de 16 polegadas com calotas
    • Faróis em LED
    • Vidros elétricos em todas as portas
    • Retrovisores com ajuste elétrico
    • Carregadores USB tipo A e C
    • Volkswagen Tera 1.0 MPI manual – R$ 105.890

      O Tera chegou recentemente para ser a opção de entrada da Volkswagen entre os SUVs. A versão mais barata custa R$ 105.890 e tem motor 1.0 MPI de até 84 cv de potência e 10,3 kgfm de torque no etanol. O câmbio é manual de cinco marchas.

      Medidas do Volkswagen:

      • 4,15 m de comprimento
      • 1,77 m de largura
      • 1,50 m de altura
      • 2,56 m de entre-eixos
      • Porta-malas para 350 litros
      • A versão de entrada do VW Tera tem motor 1.0 MPI de 84 cv de potência
        Crédito: Divulgação
        toggle button

        Principais equipamentos do Volkswagen Tera:

        • Frenagem autônoma de emergência
        • Sistema multimídia VW Play com tela "semiflutuante" de 10,1 polegadas e APP-Connect
        • Seis Airbags
        • Alerta sonoro e visual de não utilização dos cintos de segurança
        • Quatro alto-falantes
        • Alça de segurança no teto
        • Antena no teto
        • Ar-condicionado com filtro de poeira e pólen
        • Banco do motorista com ajuste de altura
        • Banco traseiro com encosto rebatível
        • Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade
        • Controle eletrônico de estabilidade (ESC )
        • Controle de Tração (ASR)
        • Bloqueio do diferencial (EDS)
        • Detector de fadiga do motorista
        • Direção elétrica
        • Espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com função "Tilt down" no lado direito
        • Faróis em LED com luz de condução diurna em LED integrada
        • Fixação de assento de criança com sistemas Isofix e top tether
        • Assistente para partida em subidas
        • Iluminação no porta-malas
        • Indicador de controle dos pneus
        • Lanternas traseiras em LED
        • Limpador do para-brisa com temporizador
        • Painel de instrumentos digital de oito polegadas
        • Para-sóis com espelhos
        • Pneus 185/65 R15
        • Rack de teto longitudinal
        • Reconhecimento de pedestres
        • Regulagem do facho do farol
        • Retrovisores e maçanetas pintados na cor do veículo
        • Revestimento da porta e lateral
        • Revestimentos dos bancos em tecido
        • Roda sobressalente leve e compacta
        • Rodas de aço 15 polegadas
        • Sensores de estacionamento traseiros
        • Sistema de alarme anti-furto com comando remoto "Keyless"
        • Sistema regulador de velocidade e limitador de velocidade
        • Tomadas USB tipo C dianteira
        • Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função "one touch"
        • Volante de direção multifunções
        • Renault Kardian Evolution TCe manual – R$ 113.690

          O mais caro dos três é o Renault Kardian, que parte de R$ 113.690 na versão Evolution. Aqui, o motor é um 1.0 turbo de 125 cv de potência e 22,4 kgfm de torque. O câmbio é manual de seis marchas.

          Medidas do Renault Kardian:

          • 4,12 m de comprimento
          • 1,75 m de largura
          • 1,60 m de altura
          • 2,60 m de entre-eixos
          • Porta-malas para 410 litros
          • Renault Kardian 2026 é o mais caro entre os três SUVs
            Crédito: Divulgação
            toggle button

            Principais equipamentos do Renault Kardian:

            • Seis airbags (frontal, lateral e de cortina)
            • Controlador de velocidade e limitador de velocidade (CC + SL)
            • Assistente de partida (HSA)
            • Sensores de estacionamento traseiro
            • Controles eletrônicos de estabilidade e tração (ESP+ASR)
            • Sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS)
            • Cluster digital de sete polegadas
            • Ar-condicionado digital com função auto
            • Retrovisores externos com ajuste elétrico
            • Faróis e assinatura luminosa 100% em LED
            • Barras de teto funcionais e modulares em preto
            • Aerofólio traseiro
            • Start & Stop
            • Volante com ajustes de altura e profundidade
            • Vidro do motorista com função one-touch e antiesmagamento
            • Vidros elétricos para passageiros
            • Rodas flexwheel biton de 16 polegadas
            • Protetor de cárter
            • Cobertura do porta-malas
            • Iluminação do porta-luvas
            • Transmissão manual de seis velocidades
            • A rivalidade dos SUVs em números

              O desempenho de vendas mostra bem a disputa entre estes modelos. De janeiro a julho de 2025, o Fiat Pulse liderou com 25.099 unidades emplacadas, conforme dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

              Em seguida aparece o Renault Kardian, com 11.616 unidades. Já o Volkswagen Tera, que foi lançado oficialmente apenas em junho, somou 5.994 unidades em pouco tempo – um começo que mostra consistência e potencial de crescimento.

              A briga destes três modelos revela como o segmento de SUVs de entrada se tornou competitivo no Brasil. O Fiat Pulse aposta no preço mais baixo para atrair clientes que antes olhavam para hatches compactos.

              O Volkswagen Tera, recém-lançado, chega com motor simples, mas compensa oferecendo um pacote de tecnologia e segurança bastante generoso.

              Já o Renault Kardian tem preço mais alto, mas é equipado com motor turbo e um bom equilíbrio entre espaço, equipamentos e desempenho.

              Comentários
              Wid badge