Os SUVs se consolidaram de vez no mercado brasileiro. De acordo com dados da Fenabrave, o segmento de utilitários esportivos já responde por 53,9% das vendas de carros zero-quilômetro em 2025, contra 48% no mesmo período do ano passado.
E boa parte desse número é dos chamados SUVs de entrada, uma categoria de modelos mais acessíveis e que, por muitas vezes, é a porta de entrada para o mundo dos utilitários esportivos.
Esse crescimento mostra como o consumidor brasileiro está cada vez mais inclinado a trocar hatches compactos por SUVs, que muitas vezes não ficam tão distantes em preço e têm mais espaço, posição de dirigir elevada e mais equipamentos de segurança.
A versão de entrada do Fiat Pulse custa R$ 99.990
Crédito: Divulgação
Entre os modelos mais acessíveis desse grupo estão Volkswagen Tera, Renault Kardian e Fiat Pulse, três SUVs que brigam diretamente.
Todos já são vendidos como linha 2026, mas o que cada um deles tem no pacote mais básico? Veja a seguir.
Como é a versão mais básica dos SUVs de entrada
Fiat Pulse Drive 1.3 manual – R$ 99.990
O Pulse 2026 é o mais barato entre os três: parte de R$ 99.990 na versão Drive com motor 1.3 litro aspirado. Tem 98 cv de potência com gasolina e 107 cv com etanol, e o torque é de 13,2/13,7 kgfm, respectivamente. O câmbio é manual de cinco marchas.
Medidas do Fiat Pulse:
4,09 m de comprimento
1,70 m de largura
1,50 m de altura
2,53 m de entre-eixos
Porta-malas para 370 litros
Principais equipamentos do Fiat Pulse:
Ar-condicionado digital automático
Central multimídia de 8,4 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio
Quatro airbags
Controles de tração e estabilidade
Piloto automático
Assistente de partida em rampa
Rodas de 16 polegadas com calotas
Faróis em LED
Vidros elétricos em todas as portas
Retrovisores com ajuste elétrico
Carregadores USB tipo A e C
Volkswagen Tera 1.0 MPI manual – R$ 105.890
O Tera chegou recentemente para ser a opção de entrada da Volkswagen entre os SUVs. A versão mais barata custa R$ 105.890 e tem motor 1.0 MPI de até 84 cv de potência e 10,3 kgfm de torque no etanol. O câmbio é manual de cinco marchas.
Medidas do Volkswagen:
4,15 m de comprimento
1,77 m de largura
1,50 m de altura
2,56 m de entre-eixos
Porta-malas para 350 litros
A versão de entrada do VW Tera tem motor 1.0 MPI de 84 cv de potência
Crédito: Divulgação
Principais equipamentos do Volkswagen Tera:
Frenagem autônoma de emergência
Sistema multimídia VW Play com tela "semiflutuante" de 10,1 polegadas e APP-Connect
Seis Airbags
Alerta sonoro e visual de não utilização dos cintos de segurança
Quatro alto-falantes
Alça de segurança no teto
Antena no teto
Ar-condicionado com filtro de poeira e pólen
Banco do motorista com ajuste de altura
Banco traseiro com encosto rebatível
Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade
Controle eletrônico de estabilidade (ESC )
Controle de Tração (ASR)
Bloqueio do diferencial (EDS)
Detector de fadiga do motorista
Direção elétrica
Espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com função "Tilt down" no lado direito
Faróis em LED com luz de condução diurna em LED integrada
Fixação de assento de criança com sistemas Isofix e top tether
Assistente para partida em subidas
Iluminação no porta-malas
Indicador de controle dos pneus
Lanternas traseiras em LED
Limpador do para-brisa com temporizador
Painel de instrumentos digital de oito polegadas
Para-sóis com espelhos
Pneus 185/65 R15
Rack de teto longitudinal
Reconhecimento de pedestres
Regulagem do facho do farol
Retrovisores e maçanetas pintados na cor do veículo
Revestimento da porta e lateral
Revestimentos dos bancos em tecido
Roda sobressalente leve e compacta
Rodas de aço 15 polegadas
Sensores de estacionamento traseiros
Sistema de alarme anti-furto com comando remoto "Keyless"
Sistema regulador de velocidade e limitador de velocidade
Tomadas USB tipo C dianteira
Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função "one touch"
Volante de direção multifunções
Renault Kardian Evolution TCe manual – R$ 113.690
O mais caro dos três é o Renault Kardian, que parte de R$ 113.690 na versão Evolution. Aqui, o motor é um 1.0 turbo de 125 cv de potência e 22,4 kgfm de torque. O câmbio é manual de seis marchas.
Medidas do Renault Kardian:
4,12 m de comprimento
1,75 m de largura
1,60 m de altura
2,60 m de entre-eixos
Porta-malas para 410 litros
Renault Kardian 2026 é o mais caro entre os três SUVs
O desempenho de vendas mostra bem a disputa entre estes modelos. De janeiro a julho de 2025, o Fiat Pulse liderou com 25.099 unidades emplacadas, conforme dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Em seguida aparece o Renault Kardian, com 11.616 unidades. Já o Volkswagen Tera, que foi lançado oficialmente apenas em junho, somou 5.994 unidades em pouco tempo – um começo que mostra consistência e potencial de crescimento.
A briga destes três modelos revela como o segmento de SUVs de entrada se tornou competitivo no Brasil. O Fiat Pulse aposta no preço mais baixo para atrair clientes que antes olhavam para hatches compactos.
O Volkswagen Tera, recém-lançado, chega com motor simples, mas compensa oferecendo um pacote de tecnologia e segurança bastante generoso.
Já o Renault Kardian tem preço mais alto, mas é equipado com motor turbo e um bom equilíbrio entre espaço, equipamentos e desempenho.
Confira todas ofertas relacionadas no Portal Webmotors