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Volkswagen Tera é o carro mais vendido do Brasil

SUV da Volkswagen supera Argo e HB20 e lidera o ranking de vendas na primeira quinzena de outubro

por Nicole Santana

O Volkswagen Tera não precisou de muito tempo para mostrar sua força. Com 4.170 unidades vendidas entre os dias 1º e 14 de outubro, o SUV se tornou o carro mais vendido do Brasil no período, superando rivais consolidados como Fiat Argo (4.128 emplacamentos) e Hyundai HB20 (4.080 emplacamentos).

O desempenho é significativo não apenas pelo volume, mas também pelo contexto: o Tera chegou há poucos meses e já conquista espaço em um mercado historicamente dominado por hatches compactos e SUVs com maior bagagem e já consolidados no mercado.

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O resultado parcial coloca o modelo à frente de nomes consagrados como Volkswagen Polo (3.740), Chevrolet Onix (3.572) e Hyundai Creta (3.553).


Volkswagen Tera domina o ranking dos mais vendidos em outubro

A ascensão do Tera também muda o equilíbrio entre as marcas no topo das vendas. A Volkswagen, que já vinha em ritmo forte com Polo e T-Cross, agora consolida sua presença com um SUV subcompacto que entrega boa relação entre desempenho, espaço e tecnologia.

A Fiat, que tradicionalmente domina o ranking com Argo, Mobi e Pulse, segue bem posicionada, mas perdeu momentaneamente o topo.



Entre os SUVs, o ranking reflete o novo equilíbrio: Creta, Kicks, Tracker, HR-V e Corolla Cross seguem próximos, mas nenhum deles alcançou o fôlego do Tera na primeira quinzena.

Modelos como Tiggo 7 (1.836) e Fastback (2.395) também mostram constância, mas ainda distantes da liderança.

Ainda sobre a Volks, o que também chama a atenção é o fato do T-Cross, SUV mais vendido do ano, estar fora do top 20 carros mais vendidos de outubro, pelo menos até agora.


Ranking parcial – Carros mais vendidos do Brasil (1º a 14 de outubro de 2025)

Volkswagen Tera: visual ousado, interior tecnológico e proposta de SUV global

O Volkswagen Tera se destaca por entregar um pacote completo desde a versão de entrada. O modelo traz seis airbags, direção elétrica, ar-condicionado, piloto automático, painel digital, sensores de estacionamento e portas USB, o que o coloca em vantagem frente a concorrentes diretos da faixa de preço.



Nas versões mais equipadas, o SUV adiciona chave presencial, ar-condicionado digital, carregador de celular por indução e volante multifuncional, reforçando sua proposta de oferecer conforto e tecnologia com o DNA típico da marca.

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Na parte mecânica, o Tera oferece duas motorizações: o 1.0 MPI de 84 cv com câmbio manual de cinco marchas, e o 1.0 170 TSI de 116 cv, que pode vir com câmbio manual (versão TSI) ou automático de seis marchas nas versões Comfort e High.

Com 4,15 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,50 m de altura e 2,56 m de entre-eixos, o SUV entrega porta-malas de 350 litros e rodas de 15 a 17 polegadas, dependendo da versão.


Por que o Tera caiu no gosto do público

Parte do sucesso do Tera se explica pela combinação de preço competitivo, visual moderno e pacote generoso de equipamentos, algo que o consumidor brasileiro valoriza cada vez mais.

O SUV também se beneficia do momento de alta da Volkswagen, que acertou o posicionamento ao criar um modelo totalmente desenvolvido no País, mas com padrão global de construção e acabamento.

Além disso, o nome ainda recente desperta curiosidade — e isso tem se traduzido em procura nas concessionárias. O Tera mostra que a aposta da marca em um SUV subcompacto com apelo urbano e boa entrega de tecnologia deu certo, consolidando o carro como um dos principais destaques do mercado automotivo em 2025 e ótima opção para quem quer migrar das hatches para os SUVs sem gastar muito.



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