O Volkswagen Tera não precisou de muito tempo para mostrar sua força. Com 4.170 unidades vendidas entre os dias 1º e 14 de outubro, o SUV se tornou o carro mais vendido do Brasil no período, superando rivais consolidados como Fiat Argo (4.128 emplacamentos) e Hyundai HB20 (4.080 emplacamentos).
O desempenho é significativo não apenas pelo volume, mas também pelo contexto: o Tera chegou há poucos meses e já conquista espaço em um mercado historicamente dominado por hatches compactos e SUVs com maior bagagem e já consolidados no mercado.
Confira ofertas do Volkswagen Tera na Webmotors!
O resultado parcial coloca o modelo à frente de nomes consagrados como Volkswagen Polo (3.740), Chevrolet Onix (3.572) e Hyundai Creta (3.553).
Volkswagen Tera domina o ranking dos mais vendidos em outubro
A ascensão do Tera também muda o equilíbrio entre as marcas no topo das vendas. A Volkswagen, que já vinha em ritmo forte com Polo e T-Cross, agora consolida sua presença com um SUV subcompacto que entrega boa relação entre desempenho, espaço e tecnologia.
A Fiat, que tradicionalmente domina o ranking com Argo, Mobi e Pulse, segue bem posicionada, mas perdeu momentaneamente o topo.
Entre os SUVs, o ranking reflete o novo equilíbrio: Creta, Kicks, Tracker, HR-V e Corolla Cross seguem próximos, mas nenhum deles alcançou o fôlego do Tera na primeira quinzena.
Modelos como Tiggo 7 (1.836) e Fastback (2.395) também mostram constância, mas ainda distantes da liderança.
Ainda sobre a Volks, o que também chama a atenção é o fato do T-Cross, SUV mais vendido do ano, estar fora do top 20 carros mais vendidos de outubro, pelo menos até agora.
Ranking parcial – Carros mais vendidos do Brasil (1º a 14 de outubro de 2025)
- 1. Volkswagen Tera – 4.170 unidades emplacadas
- 2. Fiat Argo – 4.128 unidades emplacadas
- 3. Hyundai HB20 – 4.080 unidades emplacadas
- 4. Volkswagen Polo – 3.740 unidades emplacadas
- 5. Chevrolet Onix – 3.572 unidades emplacadas
- 6. Hyundai Creta – 3.553 unidades emplacadas
- 7. Nissan Kicks – 2.654 unidades emplacadas
- 8. Chevrolet Tracker – 2.594 unidades emplacadas
- 9. Honda HR-V – 2.506 unidades emplacadas
- 10. Toyota Corolla Cross – 2.505 unidades emplacadas
- 11. Fiat Fastback – 2.395 unidades emplacadas
- 12. Jeep Compass – 2.185 unidades emplacadas
- 13. Chevrolet Onix Plus – 2.065 unidades emplacadas
- 14. Chery Tiggo 7 – 1.836 unidades emplacadas
- 15. Fiat Mobi – 1.830 unidades emplacadas
- 16. Hyundai HB20S – 1.818 unidades emplacadas
- 17. Volkswagen Virtus – 1.808 unidades emplacadas
- 18. Fiat Pulse – 1.785 unidades emplacadas
- 19. Volkswagen Nivus – 1.741 unidades emplacadas
- 20. Jeep Renegade - 1.701 unidades emplacadas
Volkswagen Tera: visual ousado, interior tecnológico e proposta de SUV global
O Volkswagen Tera se destaca por entregar um pacote completo desde a versão de entrada. O modelo traz seis airbags, direção elétrica, ar-condicionado, piloto automático, painel digital, sensores de estacionamento e portas USB, o que o coloca em vantagem frente a concorrentes diretos da faixa de preço.
Nas versões mais equipadas, o SUV adiciona chave presencial, ar-condicionado digital, carregador de celular por indução e volante multifuncional, reforçando sua proposta de oferecer conforto e tecnologia com o DNA típico da marca.
Veja também:
Na parte mecânica, o Tera oferece duas motorizações: o 1.0 MPI de 84 cv com câmbio manual de cinco marchas, e o 1.0 170 TSI de 116 cv, que pode vir com câmbio manual (versão TSI) ou automático de seis marchas nas versões Comfort e High.
Com 4,15 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,50 m de altura e 2,56 m de entre-eixos, o SUV entrega porta-malas de 350 litros e rodas de 15 a 17 polegadas, dependendo da versão.
Por que o Tera caiu no gosto do público
Parte do sucesso do Tera se explica pela combinação de preço competitivo, visual moderno e pacote generoso de equipamentos, algo que o consumidor brasileiro valoriza cada vez mais.
O SUV também se beneficia do momento de alta da Volkswagen, que acertou o posicionamento ao criar um modelo totalmente desenvolvido no País, mas com padrão global de construção e acabamento.
Além disso, o nome ainda recente desperta curiosidade — e isso tem se traduzido em procura nas concessionárias. O Tera mostra que a aposta da marca em um SUV subcompacto com apelo urbano e boa entrega de tecnologia deu certo, consolidando o carro como um dos principais destaques do mercado automotivo em 2025 e ótima opção para quem quer migrar das hatches para os SUVs sem gastar muito.
Veja também
Comentários