Toyota Corolla Híbrido 17

AndroidAuto e CarPlay: vantagens e pontos fracos

Vamos elencar os aspectos positivos e negativos dos dois principais sistemas multimídias dos carros vendidos no Brasil


  1. Home
  2. Comparativos
  3. AndroidAuto e CarPlay: vantagens e pontos fracos
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Se você tem um carro com sistema multimídia que oferece espelhamento para celulares e também possui um smartphone, sabe do que falamos. Atualmente, AndroidAuto e CarPlay são os dois principais sistemas operacionais automotivos oferecidos - na maioria das vezes, conectados por cabo, embora alguns dos lançamentos mais recentes já ofereçam conexão sem fio por Bluetooth.

Os dois são excelentes - quem já utilizou ou tem costume de usar, sabe que muitos aprimoramentos foram feitos nos últimos anos de forma automática, via atualizações dos próprios smartphones, já que o carro é apenas um "espelho formatado" do que se vê no celular. Alguns recursos são desativados para não atrapalhar o motorista - o "Whatsapp", por exemplo, só funciona com auxílio de voz (que lê as mensagens e as responde se você ditar um texto, sem que se possa digitar).

Qual é melhor entre AndroidAuto e CarPlay?

Essa pergunta não tem resposta. Segundo especialistas, seria o mesmo que trazer para a pauta a eterna discussão entre usuários de smartphone com sistema operacional Android e donos de iPhone com o tradicional iOS. Mas o que podemos elencar aqui são as vantagens e os pontos fracos de cada um deles.

Importante registrar, ainda, que o sistema CarPlay, da Apple, tem chegado mais rápido aos carros que já permitem a conexão via Bluetooth - sem necessidade de cabo. Seria uma resposta ao fato de o Google AndroidAuto ter chegado primeiro por aqui, cerca de meia década atrás, ainda que por pouco tempo de diferença?

As vantagens do AndroidAuto

1. Comandos de voz

O sistema de reconhecimento de voz do Google (Google Assistant) passa a sensação de ser mais intuitivo e de certa forma até mais inteligente que o da Apple, conhecido pela famosa atuação da assistente "Siri".

2. Whatsapp chegou antes

O AndroidAuto estreou por aqui em abril de 2016 e já oferecia na ocasião a possibilidade de leitura de mensagens do seu Whatsapp por meio de seu sistema operacional, algo que o Carplay só conseguiu fazer em janeiro de 2018, quase dois anos depois.

3. GPS = Google Maps

Como o AndroidAuto é diretamente conectado a uma conta Google, que hoje em dia praticamente o mundo inteiro possui, o GPS que aparece na tela é do sistema Google Maps, um dos mais elogiados do planeta. Além disso, pode ter pontos de interesse configurados de acordo com suas preferências pelo histórico que a gigante empresa de multimídia tem cadastrado sobre você.

Já o Carplay até possui mapas da Apple (vendidos pelo Google para a empresa, substituídos em uma das atualizações mais recentes), só que até hoje são sensivelmente menos intuitivos que do Google.

As vantagens do Carplay

1. Visual com fundo preto e intuitivo

Apesar de essa ser uma discussão com defensores para os dois lados, muitos especialistas em sistemas de som e centrais multimídia concordam que o visual do Apple Carplay é mais moderno e organizado que o do Google AndroidAuto, justamente por ser mais simplificado.

2. Não precisava de app para funcionar

Quando o AndroidAuto foi lançado, o dono de um smartphone precisava baixar um aplicativo para que pudesse fazer a compatibilidade com o carro e utilizar o sistema. Com o Carplay isso não é necessário: basta espetar o cabo e seu iPhone praticamente se transporta para a central multimídia, ainda que devidamente reajustado para o carro.

3. Mensagens ditadas em vez de predefinidas

No Carplay, quando você recebe uma mensagem (seja por SMS ou Whatsapp), o sistema praticamente se comporta como um iPhone: você escolhe a opção "responder", dita a mensagem (portanto ela é personalizável à sua maneira) e envia. No AndroidAuto, as mensagens de texto disponíveis são apenas as predefinidas, ou seja, já prontas. Elas podem até ser feitas, adicionadas ou editadas manualmente, mas somente quando você não está ao volante.

Honda City Hatch Carplay Sem Fio
Alguns carros novos, como a futura geração do Honda City, já oferecem CarPlay e AndroidAuto sem fio
Crédito: Divulgação
Comentários