Bronco X Wrangler Abre

Bronco Raptor x Wrangler Rubicon: duelo de jipões

Ford aproveita bom monto de seu SUV para lançar concorrente para o modelo da Jeep. Como é que vai ficar essa briga?


  1. Home
  2. Comparativos
  3. Bronco Raptor x Wrangler Rubicon: duelo de jipões
Guilherme Silva
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Para aproveitar o sucesso de vendas da nova geração do Bronco lá nos Estados Unidos, a Ford apresentou uma versão ainda mais radical do jipão lançado no ano passado. Suspensão preparada e motor V6 biturbo mais potente estão entre os recursos adotados para o Ford Bronco Raptor fazer frente ao Jeep Wrangler Rubicon 392.

Mas o novato da Ford tem predicados suficientes para encarar o modelo da Jeep? Para tentar responder essa pergunta, e mostrar para você os pontos fortes (e outros nem tanto) dos dois jipões, o WM1 preparou esse comparativo. Confira!

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Bronco Raptor x Wrangler Rubicon

Preços

Ford Bronco Raptor poderá ser reservado nos Estados Unidos em março pelo preço inicial de US$ 68.500 (cerca de R$ 365 mil na cotação atual), enquanto o Jeep Wrangler Rubicon 392 parte de US$ 74.800 (R$ 400 mil), sem contar taxas de frete.

Motorização

A principal mudança do Bronco Raptor em relação às suas versões convencionais está sob o capô: no lugar do motor 2.7 V6 turbo de 330 cv entra o 3.0 V6 biturbo, também a gasolina. A Ford ainda não divulgou os números de potência e torque, mas no SUV Explorer ST esse propulsor entrega 405 cv e mais de 57 kgf.m, respectivamente.

A fabricante diz apenas  que esse motor sofreu alterações para aumentar a sua durabilidade e entregar mais potência e torque que o V8 do rival. Sendo assim, é possível prever algo na casa dos 500 cv e pelo menos 65 kgf.m. O câmbio automático de 10 marchas foi mantido.

Ford Bronco Raptor é equipado com o motor 3.0 V6 biturbo, mesmo do SUV Explorer ST entrega 405 cv
Crédito: Divulgação
toggle button

O Jeep Wrangler Rubicon 392, por sua vez, é movido pelo famigerado motor Hemi 6.4 V8 aspirado, movido a gasolina, que entrega 481 cv de potência e 64,9 kgf.m de torque. O câmbio é o automático de oito marchas da ZF.

Motor do Jeep Wrangler Rubicon 392 é o  Hemi 6.4 V8 aspirado: 481 cv de potência e 64,9 kgf.m de torque
Crédito: Divulgação
toggle button

Ambos são dotados de sistema de tração 4x4 com reduzida, além de bloqueios de diferencial e seletor de modos de condução, que adapta os parâmetros do veículo de acordo com o piso. O Bronco Raptor, porém, ainda conta com o modo Baja (o mesmo da picape F-150 Raptor), voltado ao alto desempenho em terrenos desérticos.

Desempenho

A Ford ainda não revelou os dados de desempenho do Bronco Raptor. Mas o jipe deve entregar performance parecida com a do Jeep Wrangler Rubicon 392, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos.

Consumo

Não dá para esperar economia de combustível de veículos que pesam cerca de duas toneladas e equipados com enormes motores a gasolina de seis e oito cilindros com mais de 400 cv. A Ford ainda não divulgou os números de consumo do Bronco Raptor, mas a Jeep informa que o Wrangler Rubicon 392 tem médias de 5,5 km/l na cidade, 7,2 km/l na estrada e 6,3 km/l em ciclo combinado.

Principais equipamentos de série

Ambos contam com ar-condicionado de duas zonas, central multimídia compatível com Android Auto e Apple CarPlay, faróis e lanternas em LED, assistências de condução, entre outros itens comuns em modelos de suas faixas de preços. O que interessa mesmo para quem compra um jipão com capacidade para enfrentar praticamente qualquer desafio são os recursos voltados ao uso no fora-de-estrada.

Com isso, ambos são dotados de suspensões elevadas e reforçadas, dotadas de amortecedores Fox Racing. As rodas de 17 polegadas são calçadas em pneus de uso misto de 33" no Jeep e 37" no Ford. Já os chassis são protegidos por placas metálicas instaladas sob os principais componentes dos veículos, como motor e transmissão. Além disso, os jipes podem ser "desmontados" com a retirada do teto e das portas para os usuários que gostam de uma sensação maior de liberdade nas trilhas.

O Bronco Raptor ainda conta com painel totalmente digital de 12" (no Wrangler apenas a tela central é digital), mas o Jeep possui sistema de escapamento ativo para realçar ou atenuar o volume do ronco do motorzão V8.

 Jeep Wrangler Rubicon é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos
Jeep Wrangler Rubicon 392 2021 1280 16
Legenda: Jeep Wrangler Rubicon é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos
Crédito: Divulgação
toggle button

Conclusão

Por ora exclusivos do mercado norte-americano, os dois jipões são o sonho de consumo de quem curte pegar uma trilha nos momentos de lazer. Embora a Ford ainda não tenha divulgado todas as informações de desempenho do seu jipe, o Bronco Raptor leva a vantagem de custar menos que o rival. Resta ter todos os dados do jipão da Ford para saber se realmente fará frente ao que entrega o Jeep Wrangler Rubicon 392.

Comentários
Wid badge