Já dissemos várias vezes aqui no WM1 que a Ford decidiu se reformular no Brasil e que passou a ser uma importadora com produtos globais e de bastante qualidade por aqui. Em um de seus anúncios, a marca prometeu lançar no país a versão icônica Mach 1 do Mustang - o que aconteceu no ano passado -, a linha Bronco (que inclui o SUV médio Bronco Sport), a Maverick e ainda uma nova Ranger.
Mas esse Bronco Sport, médio, é posicionado de que maneira no atual line-up da marca, já que a empresa tem outro SUV médio em sua linha, o Territory, vindo da China (sim, ele segue à venda por aqui)? Vamos mostrar abaixo os detalhes de cada um, para mostrar que apesar de terem o mesmo tamanho e projetos diferentes, podem conviver juntos. E também revelar o perfil da dupla.
Bronco x Territory - este duelo pode parecer algo sem sentido, já que o Bronco Sport foi posicionado em fatia do mercado que fica acima do segmento do Territory, mas é possível fazer um comparativo virtual já que ambos têm tamanhos parecidos, embora o preço do utilitário importado da China (R$ 214.700) não coincida tanto assim com o do modelo vindo do México (R$ 266.090).
Portanto você sabe que o espaço interno da dupla é diferente. O Bronco tem 2,67 m de entre-eixos contra 2,71 m do Territory - em contrapartida, o modelo que vem do México responde com 482 litros de volume no porta-malas, contra apenas 348 litros do rival. É fato: o Territory recebe melhor que vai atrás (tanto no espaço para as pernas quanto para a cabeça), enquanto o Bronco prioriza as coisas do bagageiro.
Isso é refletido pelas propostas dos carros: o Bronco Sport é um SUV mais voltado a quem busca um utilitário para viajar, enfrentar trilhas e estradas de terra; o Territory, apesar do porte parecido, é mais atraente para o uso urbano. Mesmo assim, ambos buscam famílias. É mais ou menos o que a Volks faz com Tiguan e Taos, ainda que o Bronco não ofereça sete lugares.
A proposta segue próxima nesse sentido, embora o Bronco Sport tenha mais tecnologia justamente por custar mais. O SUV usa motor 2.0 turbo de quatro cilindros da família Ecoboost, a gasolina e com injeção direta, capaz de render 240 cv e 38 kgf.m de torque, acoplado a um câmbio automático de oito marchas e sistema de tração integral.
O Territory usa motor 1.5 turbo, também de quatro cilindros, a gasolina e com injeção direta, mas que entrega 150 cv e 22,9 kgf.m de torque - nele, o câmbio é CVT com simulação de oito marchas, mas a tração é dianteira.
Isso significa que o Bronco Sport é mais rápido e mais forte que o Territory, justamente por ser a oferta mais ajustada a um perfil mais aventureiro. Em contrapartida, o SUV mais barato consegue ser mais econômico na cidade, já que faz 9,2 km/l em ciclo urbano e exatos 10 km/l na estrada - o Bronco faz 8,3 km/l e 10,1 km/l, respectivamente. Quase se equivalem em trechos rodoviários.
Em resumo, o Bronco é mais equipado, tecnológico, econômico e ágil que o Territory, mas também mais caro - justamente pelo nível superior de modernidade que oferece nos pacotes, ainda que o SUV que venha da China esteja longe de ser mal equipado e desatualizado.
São propostas distintas em um mesmo segmento: um jipe moderno e descolado mais voltado a estradas e aventuras e outro elegante e sofisticado para quem fica mais pela cidade. Em suma, dois belos utilitários para te deixar com uma baita coceira na cabeça.