Thumbnail Embate Compass X Corolla Cross

Híbridos bem diferentes: Corolla Cross x Compass

Preços e tecnologia adotada nos sistemas híbridos afastam os modelos da Jeep e da Toyota. Qual deles é mais vantajoso?


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A Jeep iniciou sua trajetória com modelos híbridos no Brasil ao lançar, nesta segunda-feira (4/4), o Compass 4Xe. O SUV chega com lista de equipamentos recheada, motorização potente e tração nas quatro rodas, O preço do novato é R$ 349.990.A versão eletrificada do Compass custa cerca de R$ 200 mil a mais que uma configuração com motorização a combustão tradicional. O preço também coloca o SUV da Jeep distante de alguns modelos que poderiam ser concorrentes diretos, como o Toyota Corolla Cross, que em sua versão híbrida mais completa custa R$ 200.160.

São duas marcas tradicionais, não-premium, que iniciaram a trajetória da eletrificação de seus SUVs com propostas completamente diferentes. Uma das explicações para o Jeep Compass híbrido ter etiqueta tão superior - e por isso ser destinado a outro público - é o fato de adotar a tecnologia plug-in, em que o motor elétrico é carregado na tomado. Já o Corolla Cross é um híbrido convencional, em que o motor a combustão carrega o elétrico.

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O WM1 colocou os dois modelos frente a frente justamente para mostrar as diferenças de projetos e também outros aspectos, inclusive aqueles em que têm certa semelhança.

O Jeep Compass 4Xe tem sistema híbrido do tipo plug-in que pode ser recarregado direto na tomada
Crédito: Divulgação
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Disputa de híbridos: Corolla Cross x Compass

Conjunto mecânico

Por se tratar de modelos híbridos, o conjunto mecânico e eficiência do sistema devem ser mais relevantes. Assim, vamos direto ao que importa. Começamos pelo Compass 4Xe.  O SUV da Jeep é empurrado por dois motores. O turbo a gasolina T270 1.3, com injeção direta, capaz de render 180 cv de potência e 27,5 kgf.m de torque, vai na frente, e um elétrico que agrega 60 cv e 25,5 kgf.m fica instalado no eixo traseiro. Juntos, os dois rendem 240 cv e são acoplados a um câmbio automático de seis marchas do tipo conversor de torque.

O Compass ainda conta com tração nas quatro rodas. As baterias do sistema garantem cerca de 44 km de autonomia para o modelo sem que o motor a gasolina seja acionado, segundo a Jeep.

Do outro lado, o Toyota Corolla Cross XRX Hybrid conta com três motores. Dos quais, um a combustão e dois elétricos. O propulsor a combustão é o 1.8 aspirado flex, com injeção multiponto, comando de válvulas duplo, que rende até 101 cv (etanol) de potência e 14,5 kgf.m de torque. O propulsor é auxiliado por dois motores elétricos de 72 cv e 16,6 kgf.m. A potência combinada é menor que a do Compass, e chega em 122 cv, segundo a marca.

Sistema da Toyota controla divisão de energia gerada pelos motores a combustão e elétricos.
Crédito: Divulgação
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O sistema está associado a um câmbio do tipo CVT, mais interessante para quem pensa em conforto. Ao contrário do Compass híbrido, a tração do Corolla Cross é apenas dianteira.

Consumo

Para comparar o consumo dos dois modelos de forma justa, trouxemos apenas os dados de consumo do Corolla Cross Hybrid abastecido com gasolina, já que o Compass 4Xe só pode ser rodar nesse combustível. Dito isto, segundo números do Inmetro, o SUV da Toyota faz 17 km/l em perímetro urbano e 13,4 km/l em rodoviário. Já o modelo da Jeep, roda 25,4 km/l na cidade e 24,2 km/l na estrada. A autonomia em quilômetros do Jeep é de pouco mais de 900 km, enquanto o Toyota pode superar os 612 km.

Corolla Cross Hybrid tem espaço interno pouquíssimo maior que o disponível no Compass 4Xe
Crédito: Divulgação
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Dimensões

Os dois modelos têm dimensões parecidas e comportam até cinco pessoas com conforto. O Corolla Cross Hybrid tem 2,64 metros de entre-eixos, contra 2,63 m do Compass 4xe. No espaço para bagagens, o Toyota também sai na frente com 440 litros de capacidade contra os 420 l do Jeep.

Equipamentos

Tanto Compass 4Xe quanto Corolla Hybrid XRX trazem o que há de mais completo na lista de equipamentos de suas respectivas linhas. Do lado do Toyota, destacamos o pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense (TSS) que oferece alerta de colisão frontal, assistente de permanência em faixa, farol alto automático, alerta de ponto cego, controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e sete airbags.

Câmeras posicionadas nas laterais e dianteira do Compass permitem visão 360 graus
Crédito: Divulgação
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O SUV da Jeep tem os mesmos itens de segurança, mas adiciona sistema de câmeras 360 graus, monitoramento de pressão dos pneus e sistema de estacionamento semiautônomo (Park Assist).

Conclusão

A lista de atributos de ambos os modelos é grande, por isso, caro leitor(a), a escolha por um ou outro será toda sua. É você quem decide. Mas é preciso reforçar que: de um lado temos um modelo com tração integral, sistema híbrido plug-in, mais potente, importado da Europa e, por consequência, mais caro, que é o caso do Compass 4Xe.

Do outro lado, temos o Corolla Cross Hybrid XRX mais espaçoso, menos potente e disposto ao fora-de-estrada, mas tão seguro e pouco mais espaçoso que o Jeep. Como dissemos lá no início, o modelo da Toyota custa cerca de R$ 160 mil a menos.

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