Comparativo: Honda Civic Si x Volkswagen Golf GTI

Qual a melhor compra: Civic Si ou Golf GTI?

Com estilos diferentes, Honda e Volkswagen voltam a se enfrentar nas ruas; quem será que leva este comparativo?

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 26,5/2100 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: 8,8 km/litro
      Estrada: 12,8 km/litro
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 337 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
9.2

Overview

Honda Civic Si traz motor 1.5 Turbo e transmissão manual. Esportividade salta aos olhos.


  • + Conjunto mecânico
  • - Preço inicial
 
  • 4.6 Estrela icone
  • 4.6 de 5 estrelas
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Sabe aquela música “Fico Assim Sem você”, interpretada por Adriana Calcanhoto e, uns anos depois, pela dupla Claudinho e Buchecha? Aquela mais ou menos assim:

“Avião sem asa,

fogueira sem brasa

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sou eu assim sem você.

Futebol sem bola,

Piu-piu sem Frajola,

sou eu assim sem você...”

Apesar de respeitar estes cantores, mas não os ter nas minhas playlists do Spotfy, devo admitir que me ajudaram muito a escrever as primeiras palavras deste comparativo entre Honda Civic Si e Volkswagen Golf GTI. Não que eu ache que sejam dependentes um do outro, pois realmente têm histórias individuais belíssimas e são cultuados como são por méritos próprios, mas, convenhamos, essa rivalidade tempera com pimenta a trajetória desta dupla aqui no Brasil.

Dsc 7506
Comparativo: Honda Civic Si x Volkswagen Golf GTI
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Atualmente, o Civic Si é vendido na configuração cupê (duas portas) e transmissão manual de seis marchas. O Golf GTI segue uma filosofia diferente. O hatch é oferecido na versão quatro portas e o câmbio é automatizado de dupla embreagem e seis velocidades. Aliás, hoje o Golf é ofertado apenas na configuração GTI, já que as opões 1.0 TSI e 1.4 TSI foram aposentadas com a chegada do T-Cross. São diferentes, mas com mesmo objetivo: divertir! E divertem muito...

 Comparativo: Honda Civic Si x Volkswagen Golf GTI
Comparativo: Honda Civic Si x Volkswagen Golf GTI
Legenda: Comparativo: Honda Civic Si x Volkswagen Golf GTI
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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 Comparativo: Honda Civic Si x Volkswagen Golf GTI
Dsc 7083
Legenda: Comparativo: Honda Civic Si x Volkswagen Golf GTI
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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O preço é que não tem graça. O Honda custa R$ 164,9 mil. Não há opcionais disponíveis, somente alguns acessórios, como protetor de soleira, porca antifurto do estepe, porca antifurto das rodas, entre outros.  O Volks parte de um valor mais baixo: R$ 151.530. Agora, completinho, com todos os opcionais – Pacote Sport (R$ 6.215), Teto Solar (R$ 5.060) e Pacote Premium (R$ 9.695) – e a cor mais cara (Preto Mystic – R$ 2.320), o valor salta para R$ 174.820, deixando o Volks quase R$ 10 mil mais caro.

Legal. Os dois são caros. Beleza. Mas vamos falar de coisa boa? Performance? Bora!

TURBINADOS!

O GTI ataca de um refinado 2.0 TSI de quatro cilindros, a gasolina apenas e com injeção direta de combustível, que desenvolve 230 cv de potência máxima e torque de 35,7 kgf.m a partir de 1.500 rpm. Mas o destaque do conjunto, na minha opinião, é o consagrado câmbio DSG (automatizado de dupla embreagem) de seis marcha. Total responsável por orquestrar com extrema maestria todo o vigor do Golf. As trocas acontecem com extrema rapidez (não esperávamos outro comportamento) e são sentidas apenas quando estamos em busca de performance. Em outras Situações, como a de um Simples passeio, as mudanças são suaves e praticamente imperceptíveis.

Comparativo: Honda Civic Si x Volkswagen Golf GTI
Comparativo: Honda Civic Si x Volkswagen Golf GTI
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Comparativo: Honda Civic Si x Volkswagen Golf GTI
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Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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O Si também é turbo, tem quatro cilindros, ‘bebe’ apenas gasolina e trabalha com injeção direta de combustível. A diferença para o Golf, porém, está na litragem: estamos falando de um propulsor de apenas 1,5 litro. E em relação ao GTI, o Civic entrega 22 cv a menos (208 cv) e um torque quase 10 kgf.m menor (26,5 kgf.m a partir de 2.100 giros). E se no Volks a transmissão é destaque, no Honda é protagonista. É, Sim, o que faz do Si um carro muito especial. Para quem gosta de desempenho, condução esportiva e flerta com os limites sempre que possível, ‘cambiar’ é um prazer completamente único e insubstituível.

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E apesar da diferença de motor e câmbio, os dois tem números de performance extremamente próximos. A velocidade máxima é 238 km/h para ambos e o 0 a 100 km/h acontece em 7 segundos para o Golf e 7,2 segundos para o Civic. E a principal razão deste equilíbrio – principalmente na aceleração – está em uma relação mais curta das primeiras marchas da caixa do Honda, pois os dois têm 4 kg apenas de diferença (Honda é mais gordinho) e são tração dianteira – outro ponto é que as rodas de liga leve do Volks são de 17 polegadas e do Civic, de 18 polegadas.

 Comparativo: Honda Civic Si x Volkswagen Golf GTI
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Legenda: Comparativo: Honda Civic Si x Volkswagen Golf GTI
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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 Comparativo: Honda Civic Si x Volkswagen Golf GTI
Dsc 7428
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Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Aliás, por terem tração dianteira e o turbo entregar torque máximo durante uma ampla faixa de giro, GTI e SI são muito intensos nos instantes que o motorista assume mentalmente o modo ‘piloto’. Se não dosar o pedal da direta, o carro tende a arrastar a frente – sorte que controles de tração e estabilidade são de série (apesar de poderem ser desligados), asSim como o Sistema de vetorização de torque, tecnologia que detecta que o carro está saindo de sua trajetória em uma curva, então at

ua pinçando om freio da roda interna da curva e jogando torque para a roda externa, trazendo o ‘bólido’ para a rota correta.

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Os dois são equipados com direção com asSistência elétrica progresSiva. O Sistema da Volkswagen, no entanto, consegue ser mais confortável em baixas velocidades. No entanto, as duas conseguem precisão em alta velocidade. Ficam diretas.

Comparativo: Honda Civic Si x Volkswagen Golf GTI
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Comparativo: Honda Civic Si x Volkswagen Golf GTI
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Golf e Civic também utilizam mesma filosofia de construção da suspensão. É independente nas quatro rodas, sendo McPherson na dianteira e multibraços na traseira. E o setup é focado na rigidez. No entanto, o Si consegue ser ainda mais firme, transmitindo mais as imperfeições do asfalto para a cabine – um comportamento já esperado para um esportivo, mas que acaba judiando mais do motorista e dos passageiros em uma condução diária em cidades como São Paulo, por exemplo. O Golf, neste ponto, consegue ser mais cordial.

E um recurso que faz o Volks ser um carro para o dia a dia ‘Sim’, é a eletrônica que modifica o temperamento do Golf. Consegue ir de uma esportividade latente na opção Sport, com um acelerador mais sensível, direção mais precisa e transmissão trabalhando em rotações mais elevadas, até uma personalidade ECO, focada em eficiência energética (economia de combustível) com trocas de marchas em giros mais baixos, direção elétrica mais leve e pedal da direita com reações mais tardias. Até o ronco muda um pouco...

Neste ponto, o Civic é mais irredutível. O negócio é ser ‘ferida aberta’ sempre. Por isso o único botão é Sport, deixando o Si ainda mais sensível às reações, elevando o grau de esportividade. Resumindo: a ideia é entregar performance ou mais performance ainda.

Comparativo: Honda Civic Si x Volkswagen Golf GTI
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Comparativo: Honda Civic Si x Volkswagen Golf GTI
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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COCKPIT

Os interiores de Golf e Civic trazem elementos que repetem a carros de competição. O principal destaque fica por conta dos bancos, com ‘bananinhas’ (abas laterais) maiores, que abraçam o corpo do motorista e passageiro dianteiro, impedindo que escorreguem de um lado para o outro em uma sequência de curvas – descendo o ‘S’ do Senna no Autódromo de Interlagos, por exemplo, durante um Track Day. No Si, no entanto, o elemento ‘carro de corrida’ está mais latente por conta de o encosto de cabeça estar incorporado ao restante do assento.

Um detalhe é que os bancos dos dois são revestidos em tecido. No Golf, no entanto, uma tradição chama demais a atenção: o xadrez. Mas este xadrez só é possível sem o Pacote Sport, que acaba revestindo os assentos parcialmente em couro. Na boa? Prefiro economizar R$ 6.215 e manter os bancos em xadrez. E você?

Comparativo: Honda Civic Si x Volkswagen Golf GTI
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Comparativo: Honda Civic Si x Volkswagen Golf GTI
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Os volantes são multifuncionais e têm boa pegada. Os dois são revestidos com couro com costuras vermelhas, mas enquanto do GTI abusa um pouco mais dos detalhes cromados, o Si ataca de black piano. Outro ponto a ser ressaltado é que por ser automatizado, o Golf oferece de série as aletas atrás do volante para as mudanças de marchas em uma tocada mais esportiva.

Já o painel de instrumento assume posturas diferentes no Honda e no Volks. No alemão o leitor é 100% configurável e extremamente moderno. Impossível não remeter aos irmãos da Audi. Já o japonês tem o mesmo painel do Civic Touring, por exemplo, mas com a coloração vermelha. Esportividade latente! É dividido também em três partes, sendo que nas extremidades informações como nível de gasolina e temperatura (analógicos), e no centro destaque para o grande conta giros e velocímetro digital. Nesta tela central também é possível ver outras informações, como o consumo e autonomia.

Nesta atmosfera interna, o Golf chama a atenção com uma central multimídia de excelente funcionamento. Tela colorida e sensível ao toque, compatível com Android Auto e Apple CarPlay e muito rápida. Por ela também é possível configurar setups do carro, como definir os modos de condução ou mesmo desligar o controle de tração. No Civic a central é muito mais simples. Não é compatível com Android Auto e Apple CarPlay e um pouco mais demorada nas reações. Fica devendo em relação ao rival. OS: mesmo sendo um carro que tem com objetivo acelerar, central multimídia é hoje um item essencial – e quando falamos de um carro de mais de R$ 150 mil, a tecnologia precisa ser de ponta!

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ESPAÇO

Volto a frisar: trata-se de um comparativo de performance. No entanto, no dia a dia, quando este carro é seu e você vai para cima e para baixo com ele, espaço não é tudo, mas agiliza muito. E neste ponto o Volks vai melhor por um simples motivo: é quatro portas. Se com duas portas o Si tem uma personalidade mais marcante, assumindo uma identidade cupê, o GTI é praticidade para todos os ocupantes. Entrar no Honda é um exercício de contorcionismo. Judia dos maiores que, por eventualidade, necessitam ir no banco de trás. E olha com o Si é maior...

Em comprimento, o Honda é expressivos 26 centímetros maior e na distância entre os eixos, 7 centímetros superior. Ambos têm a mesma largura e o Golf acaba sendo 3 centímetros mais alto. Já a capacidade do porta-malas é muito igual: 338 litros para o GTI e 334 litros para o Civic.

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EQUIPAMENTOS DE SÉRIE

Golf GTI e Civic Si possuem pacotes muito parecidos em termos de equipamentos de série. Algumas coisas o alemão vem de fábrica, outras o japonês. A diferença, na minha opinião, é o fato de o Volkswagen oferecer pacotes de opcionais com equipamentos interessantes. E o meu destaque vai para o Pacote Premium GTI. Ok, é caro (R$ 9.695), mas entrega, entre outros itens, ACC (Adaptative Cruise Control) e frenagem de emergência automática, que são Sistemas semiautônomos de condução.

Já o teto solar, que no Honda é de série, no Golf GTI é opcional – tudo bem que é maior (panorâmico) – e não sai por menos de R$ 5.060.

Comparativo: Honda Civc Si x Volkswagen Golf GTI
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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CUSTOS

O Golf GTI leva uma vantagem nos custos. O modelo faz parte de um seleto grupo da Volkswagen que ganha as três primeiras revisões. Por isso, o custo das seis primeiras manutenções (até 60.000 km) acaba sendo de apenas R$ 1.979,34. Já as seis primeiras periódicas do Si não saem por menos de R$ 3.096,39.

Com relação ao seguro, o preço médio da apólice do Golf GTI ficou em R$ 5.085, de acordo com cotação do Autocompara. Do Civic Si, por sua vez, estacionou em R$ 6.440. O perfil adotado foi homem, 35 anos, morador da região central da cidade de São Paulo.

Comparativo: Honda Civc Si x Volkswagen Golf GTI
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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CONCLUSÃO

Sempre Golf GTI e Civic Si travam batalhas apertadas. No entanto, atualmente, apesar de serem ícones de esportividade em um país que é relativamente carente deste tipo de esportividade, Volks e Honda são diferentes em experiência. Um traz motor 2.0 e câmbio automatizado e outro motor menor e transmissão manual – ambos, porém, turbo. Um é duas portas e seduz os olhares. O outro tem quatro portas e praticidade. Os preços se cruzam (enquanto o GTI parte mais barato que o Si, completo acaba ficando mais caro).

Resumindo, entre GTI e Si está apenas o gosto do cliente. Pois, independente de quem seja, o prazer ao volante estará garantido – cada um ao seu jeito. Eu, particularmente, iria de GTI. Entrega uma esportividade latente, mas consegue ser um excelente carro para o dia a dia. O Civic, neste ponto, acaba devendo por se preocupar em ser performance 100% do tempo, algo que de segunda a sexta nos engarrafamentos dos grandes centros acaba não encaixando.

Ancora: Conclusão Score

 Comparativo: Honda Civc Si x Volkswagen Golf GTI
Comparativo: Honda Civc Si x Volkswagen Golf GTI
Legenda: Comparativo: Honda Civc Si x Volkswagen Golf GTI
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Ficha Técnica

HONDA - CIVIC - 2019
VOLKSWAGEN - GOLF - 2019
1.5 16V TURBO GASOLINA SI COUPÉ 2P MANUAL
2.0 350 TSI GASOLINA GTI DSG
R$ 164900
R$ 151530

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Cilindrada (litros)
  • 1.5
  • Cilindrada (litros)
  • 2.0
  • Cilindrada cm³
  • 1498
  • Cilindrada cm³
  • 1984
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Número de cilindros
  • 4
  • Número de cilindros
  • 4
  • Taxa de compressão
  • 10,3:1
  • Número de válvulas por cilindro
  • 4
  • Número de válvulas por cilindro
  • 4
  • Número de válvulas (comercial)
  • 16v
  • Número de válvulas (comercial)
  • 16V
  • Comando de Válvulas
  • DOHC
  • Comando de Válvulas
  • DOHC
  • Comando de válvulas variável
  • Sim
  • Comando de válvulas variável
  • Sim
  • Combustível secundário
  • Gasolina
  • Alimentação
  • Turbo
  • Alimentação
  • Turbo
  • Nomenclatura do motor (comercial)
  • i-VTEC
  • Nomenclatura do motor (comercial)
  • 350 TSI
  • Potência (cv/rpm)
  • 208/5700
  • Potência (cv/rpm)
  • 230/4500
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 26,5/2100
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 35,7/1500
  • Velocidade máxima (km/hora)
  • 238
  • Velocidade máxima (km/hora)
  • 238
  • Aceleração 0-100 km/h (segundos)
  • 7,2
  • Aceleração 0-100 km/h (segundos)
  • 7,0
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 1
  • 8,8
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 1
  • 10,2
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 1
  • 12,8
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 1
  • 12,1
  • Fonte consumo
  • Montadora
  • Fonte consumo
  • INMETRO
  • Start-Stop
  • Sim

Transmissão +

  • Transmissão
  • Manual
  • Transmissão
  • Automatizada DCT
  • Número de marchas
  • 6
  • Número de marchas
  • 7
  • Localização do câmbio
  • Assoalho
  • Localização do câmbio
  • Assoalho
  • Tração
  • Dianteira
  • Tração
  • Dianteira
  • Nomenclatura da transmissão (comercial)
  • DSG
  • Modo manual (p/ AT)
  • Sim

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios traseiros
  • Disco sólido
  • Freios traseiros
  • Disco sólido
  • Freio de estacionamento
  • Eletrônico
  • Freio de estacionamento
  • Manual
  • Suspensão - Dianteira
  • McPherson
  • Suspensão - Dianteira
  • McPherson
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Traseira
  • Multilink
  • Suspensão - Traseira
  • Multilink
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Helicoidal
  • Direção - Assistência
  • Elétrica
  • Direção - Assistência
  • Elétrica
  • Direção - Ajustes
  • Altura e profundidade
  • Direção - Ajustes
  • Altura e profundidade

Dimensões e Capacidades +

  • Comprimento (mm)
  • 4506
  • Comprimento (mm)
  • 4268
  • Largura (mm)
  • 1798
  • Largura (mm)
  • 2027
  • Altura (mm)
  • 1389
  • Altura (mm)
  • 1456
  • Entre-eixos (mm)
  • 2700
  • Entre-eixos (mm)
  • 2638
  • Capacidade tanque de combustível (litros)
  • 47
  • Capacidade tanque de combustível (litros)
  • 50
  • Capacidade do porta-malas (litros)
  • 337
  • Capacidade do porta-malas (litros)
  • 338
  • Peso líquido em ordem de marcha (kg)
  • 1310
  • Peso líquido em ordem de marcha (kg)
  • 1368
  • Carga útil (kg)
  • 572

Tecnologia / Conectividade +

  • Sistema de áudio - Tipo
  • Multifunções
  • Sistema de áudio - Tipo
  • Multifunções
  • Bluetooth
  • Função Streaming
  • Bluetooth
  • Função Streaming
  • Comando de voz
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
  • 7
  • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
  • 6,5
  • Tela de entretenimento - Sensível ao toque
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
  • Apple CarPlay + Google Android Auto
  • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
  • Apple CarPlay + Google Android Auto
  • Tela de entretenimento - Navegação (GPS)
  • Integrado
  • Tela de entretenimento - Navegação (GPS)
  • Via espelhamento (smartphone)
  • Controle de áudio
  • No volante
  • Controle de áudio
  • No volante
  • Alto-falantes - Quantidade
  • 6
  • Alto-falantes - Quantidade
  • 4
  • Alto-falantes - Tweeters
  • 4
  • Alto-falantes - Tweeters
  • 4
  • Sistema de áudio - Nomenclatura (comercial)
  • Composition Media

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Liga leve
  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Liga leve
  • Tipo de roda - Design/cor
  • Dois tons
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 18
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 17
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 235/40
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 225/45
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 18
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 17
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 235/40
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 225/45
  • Estepe
  • Space saver
  • Estepe
  • Space saver

Garantia +

  • Garantia total do veículo - Duração (meses)
  • 36
  • Garantia total do veículo - Duração (meses)
  • 36
  • Garantia de motor e transmissão - Duração (meses)
  • 36
  • Garantia de motor e transmissão - Duração (meses)
  • 36
  • No Bolso8.7
  • Tecnologia8.9
  • Vida a bordo9.0
  • Desempenho9.5
  • Opinião do repórter9.6
  • + Conjunto mecânico
  • - Preço inicial
 
9.2

  • Marcelo Monegato
  • Jornalista automotivo especializado em produtor. Com passagens por Portal G1, Volkswagen e revista Autoesporte, cobriu diversos eventos internacionais para a Webmotors. Hoje, além de testar carros e analisar o mercado, é estrategista de conteúdo do WM1.
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  • No Bolso8.8
  • Tecnologia9.3
  • Vida a bordo9.0
  • Desempenho9.7
  • Opinião do repórter9.4
  • + Conjunto mecânico
  • - Preço final com ele completo
 
9.2

  • Marcelo Monegato
  • Jornalista automotivo especializado em produtor. Com passagens por Portal G1, Volkswagen e revista Autoesporte, cobriu diversos eventos internacionais para a Webmotors. Hoje, além de testar carros e analisar o mercado, é estrategista de conteúdo do WM1.
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