É bem provável que você tenha visto, algumas semanas atrás, uma homenagem feita pela Renault à Ford nas redes sociais. Nela, a marca francesa, fabricante do Duster, reconhece a importância do EcoSport para o segmento de SUVs compactos, já que o modelo sairá de linha por conta da nova operação empresa norte-americana no Brasil.
Levamos a simpática homenagem da marca francesa em consideração, e colocamos as versões 4x4 dos SUVs compactos das duas fabricantes frente a frente para um duelo. Confira as características de cada uma e escolha qual delas preferiria estacionar em sua garagem!
Tanto o Duster quanto o EcoSport, em suas versões 4x4, utilizam motor 2.0 flex. Mais antigo, o propulsor da Renault rende até 148 cv e 20,9 kgf.m de torque. O câmbio é manual de seis marchas. No EcoSport, o propulsor é mais moderno. Rende até 176 cv e 22,5 kgf.m de torque. Já o câmbio é automático, também de seis marchas.
Enquanto no Duster a tração 4x4 pode ser acionada por meio de um botão no painel, no EcoSport está sempre com a tração conectada, e transfere a força de um eixo para o outro de acordo com a necessidade do carro.
Importante para quem decide comprar um SUV, o espaço é bem diferente entre os dois modelos. O Duster é maior, apesar de ser mais curto. O utilitário da Renault tem 4,32 m de comprimento, contra 4,35 m do EcoSport. Em compensação, o Renault tem 2,67 m de entre-eixos, contra 2,51 m do Ford. São 16 cm a mais de espaço para os ocupantes do banco traseiro. No porta-malas, mais uma vez a vantagem é do Duster. São 400 litros de espaço, contra 356 litros do EcoSport.
A faixa de preço dos SUVs é diferente. O Duster é um modelo mais antigo e as versões 4x4 mais recentes anunciadas na Webmotors são entre 2015 e 2017. Os valores variam entre R$ 45 mil e R$ 65 mil, de acordo com o estado de conservação, quilometragem e ano de fabricação. O EcoSport é mais novo. Suas unidades seminovas são de 2019 e seus preços, por consequência, são mais altos. O modelo da Ford pode ser encontrado por valores a partir de R$ 77 mil.