Toyota Etios x Ford Ka

Ford Ka x Toyota Etios: duelo no telhado

Hatches das marcas norte-americana e japonesa saíram de linha este ano, mas ainda dão um bom caldo para a sua garagem


  1. Home
  2. Comparativos
  3. Ford Ka x Toyota Etios: duelo no telhado
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A história você já sabe de cor. O carro nasce cheio de pompa e circunstância. Vive, porém, enquanto os emplacamentos justificarem — ou a montadora seguir ativa no país. Daí, é um pulo para o telhado. Ford Ka e Toyota Etios chegaram ao fim de feira. Os hatches, que saíram de linha em 2021, contudo, ainda dão um bom caldo na sua garagem. E é isso que vamos mostrar.

No nosso duelo virtual, colocamos frente a frente a versão SE Plus 1.5 AT do Ford Ka com a 1.3 X AT do Toyota Etios. Ambos os modelos são de 2019. O vendedor pede pelo primeiro R$ 53.000. Pelo segundo, o anunciante quer um pouco mais: R$ 59.990.

Toyota Etios x Ford Ka

Dimensões

O Ford Ka tem as seguintes medidas: 1,52 m de altura, 1,77 m de largura, 3,94 m de comprimento e 2,49 m de entre-eixos. O Toyota Etios perde em comprimento e entre-eixos, mas os números são similares. São 1,51 m de altura, 1,69 m de largura, 3,84 metros de comprimento e 2,46 m de entre-eixos.

O porta-malas do Ka tem capacidade para 257 litros. O bagageiro do Etios supera o do rival: são 270 litros de capacidade para o hatchback da Toyota.

263648a2 6362 4afa A474 5ef57ebb5469
Toyota Etios leva vantagem no porta-malas sobre o concorrente da Ford

Conjunto mecânico de Toyota Etios e Ford Ka

O Ka vem equipado com motor tricilíndrico 1.5 12V de 128 cv de potência e 15,6 kgf.m de torque na gasolina. Quando abastecido com álcool, o propulsor entrega 136 cv e 16,1 kgf.m. O câmbio é automático sequencial de seis velocidades. Embora faça com que o motor trabalhe um pouco mais cheio, a transmissão não compromete o conjunto.

Já o Etios é empurrado pelo propulsor 1.3 16V Dual VVT-i. Ele rende 88 cv de potência a 5.600 rpm e 12,5 kgf.m de torque a 4.000 rpm quando abastecido com gasolina. No álcool, a potência é de 98 cv a 5.500 rpm e o torque é de 13,1 kgf.m a 4.000 rpm.

A transmissão do Toyota Etios X é um pecado se comparada a do rival Ford Ka. Ela é automática de apenas quatro velocidades. Compromete o desempenho.

Ford Ka 2019
Ford Ka apresenta melhor desempenho que o adversário da Toyota
Crédito: Reprodução

Itens de segurança e conforto

O Ford Ka tem, de série, ar-condicionado, travas elétricas, vidros dianteiros elétricos, banco do motorista com ajuste de altura, banco traseiro bipartido, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria e direção assistida eletricamente.

O hatch, contudo, tem apenas dois airbags. Além disso, não possui controles de estabilidade e tração, exclusivos, no caso do ano/modelo, da versão Titanium.

Interior Ford Ka 2019
Entre os itens do Ford Ka estão ar-condicionado, travas elétricas e vidros dianteiros elétricos
Crédito: Reprodução

Além dos obrigatórios freios ABS, EBD e airbags frontais duplos, o Etios vem equipado com Isofix, cintos dianteiros de três pontos com pré-tensionador e limitador de força, cintos de três pontos para os ocupantes do banco traseiro, controles de estabilidade (VSC), tração (TRC) e assistente de subida em rampa (HAC).

Além disso, o hatchback da Toyota dispõe ainda de direção assistida eletricamente, vidros elétricos nas quatro portas, ar-condicionado e retrovisores externos com ajustes elétricos.

Alguns dos itens do Toyota Etios são direção assistida eletricamente e vidros elétricos nas quatro portas
Crédito: Reprodução

Conclusão

Embora o Ford Ka leve vantagem no quesito dinâmica, o Toyota Etios iguala o jogo no tópico espaço interno. Os dois, na realidade, são bons veículos para quem está em busca de um modelo do segmento de entrada. Isso mesmo depois de terem subido no telhado.

Comentários