O canal de notícias da Webmotors

Carro elétrico: guia completo e modelos no Brasil

Veja aqui no WM1 um manual com detalhes e preços de todos os carros movidos a bateria oferecidos no mercado nacional

por Redação WM1

Há algum tempo montamos um guia com todos os detalhes, preços e especificações técnicas dos carros híbridos à venda no Brasil. Hoje, vamos montar uma lista comparativa parecida, mas com dados e foco em modelos de carro elétrico.
Vamos conhecer um pouco sobre o funcionamento do carro elétrico e a respeito dos custos desse tipo de veículo. E, na lista que montamos dos modelos, um pouco mais abaixo,, vamos considerar apenas carros 100% elétricos e vendidos ao público comum, sem aqueles que vêm ao Brasil para serem emplacados por meio de parcerias com empresas - como o caso do Renault Kangoo Z.E. Maxi, por exemplo.

Como funciona o carro elétrico?

Ainda existe uma certa confusão entre o funcionamento de um carro elétrico em comparação com os carros híbridos. O elétrico híbrido recarregável (ou PHEV, de “plug-in hybrid electric vehicle”) também utiliza a bateria para tracionar as rodas e o ainda conta com um motor a combustão para complementar o funcionamento, o que garante mais autonomia e previne a perda completa de carga.
Entretanto, nos veículos elétricos, também chamados de BEV (que vem do inglês de "battery electric vehicle”), a bateria é a principal via de armazenamento da energia necessária para a tração das rodas. Geralmente, os carros elétricos contam ainda com uma bateria auxiliar, voltada para a alimentação dos acessórios internos, como todos os demais automóveis.
Outra diferença entre os elétricos e automóveis comuns é que, embora sejam mais caros, os modelos a bateria tem menor custo de manutenção, já que possuem menos peças e não precisam de componentes que são imprescindíveis para veículos a combustão, como velas de ignição, fluido de arrefecimento do motor, óleo lubrificante e até mesmo a embreagem.
O aumento das facilidades como a forma de carregamento pode ser realizada também têm atraído olhares aos carros elétricos, que contam com carregadores próprios que podem ser conectados na rede doméstica, para fazer o "abastecimento" do veículo de maneira segura dentro de algumas horas.
O motorista pode optar também por utilizar postos de recarga de carros elétricos. A rede de pontos para carregamento ainda é pequena, com pelo menos 754 estações, dos quais 49,3% estão no estado de São Paulo. Todavia, o número de postos de recarga de carros elétricos no Brasil tem crescido nos últimos anos.

Quanto custa um carro elétrico?

Esses veículos possuem tecnologias recentes, que ainda dependem de processos de desenvolvimento complexos, e que contam com baterias de alto custo. Mas já é possível encontrar carros elétricos mais baratos, ou com preços que se aproximam, aos poucos, dos valores de automóveis a combustão.
Atualmente, o preço de um carro elétrico no Brasil pode variar de R$ 150 mil, entre os modelos com recursos mais modestos, e R$ 1 milhão, com tecnologias avançadas e novidades no mercado. Na lista a seguir, você encontra o valor de cada modelo disponível no país.

Quais são os modelos de carro elétrico à venda?

JAC iEV20

O iEV20 é um veículo elétrico da chinesa JAC Motors com autonomia máxima de 400 km.
Preço: R$ 159.900 Motor: Motor único elétrico de 68 cv e 21,9 kgf.m de torque Câmbio: Automático, uma marcha Carregamento em tomada 220V: 22 horas

Caoa Chery Arrizo 5e

Também fabricado na China, o sedã Arrizo 5e da Caoa Chery chega a 322 km de autonomia máxima.
Preço: R$ 159.900 (último preço oficial divulgado) Motor: Motor único elétrico de 122 cv e 28,1 kgf.m de torque Câmbio: Automático, uma marcha Carregamento em tomada 220V: Entre 16 e 20 horas

Renault Zoe e-Tech

O carro elétrico da Renault vem diretamente da França com autonomia de até 385 km.
Preço: A partir de R$ 204.990 (Versão Zen) Motor: Motor único elétrico de 135 cv e 25 kgf.m de torque Câmbio: Automático, uma marcha Carregamento em tomada 220 V: De 8 a 9 horas.

JAC iEV40

Com autonomia máxima de 300 km, o iEV40 tem custo de manutenção até 80% mais barato que em comparação com um carro térmico equivalente.
Preço: R$ 189.900 Motor: Motor único elétrico de 115 cv e 21,9 kgf.m de torque Câmbio: Automático, uma marcha Carregamento em tomada 220V: 22 horas

Nissan Leaf

O hatch elétrico da japonesa Nissan pode rodar até 240 km. E, recentemente, foi revelado pela marca que o Leaf pode virar um SUV na próxima geração
Preço: R$ 277.990 Motor: Motor único elétrico de 149 cv e 32,6 kgf.m de torque Câmbio: Automático, uma marcha Carregamento em tomada 220V: até 20 horas

BMW i3

Com autonomia de 290 km, o subcompacto i3 da BMW é considerado o elétrico mais eficiente do Brasil, segundo o Inmetro.
Preço: R$ 304.950 Motor: Motor único elétrico de 170 cv e 25,5 kgf.m de torque Câmbio: Automático, uma marcha Carregamento em tomada 220V: 10 horas

JAC e-JS1

Modelo lançado recentemente, o e-JS1 é o carro elétrico mais barato do Brasil. Primeiro resultado da parceria da marca chinesa com a Volkswagen, pode circular com autonomia de autonomia 300 km.
Preço: R$ 149.900 Motor: Motor elétrico de 68 cv e 21,4 kgf.m de torque Câmbio: Automático, uma marcha Carregamento em tomada 220V: Até 10 horas

Chevrolet Bolt EV

Fabricado nos Estados Unidos, tem autonomia máxima de 416 km.
Preço: R$ 270.170 Motor: Motor único elétrico de 203 cv e 36,7 kgf.m de torque Câmbio: Automático, uma marcha Carregamento em tomada 220 V: 40 horas

Jaguar I-Pace

Com capacidade para rodar até 470 km, o I-Pace é o primeiro elétrico da montadora britânica Jaguar.
Preço: A partir de R$ 621.850 Motor: Dois motores elétricos, um em cada eixo, de 400 cv e 71 kgf.m de torque Câmbio: Automático, uma marcha Carregamento em tomada 220V: 8,6 horas

Audi e-tron

O primeiro sportback totalmente elétrico da Audi pode circular com autonomia de 436 km.
Preço: A partir de R$ 574.990 Motor: Dois motores elétricos, um em cada eixo, de 408 cv e 67,7 kgf.m de torque Câmbio: Automático, uma marcha Carregamento em tomada 220V: Até 46 horas

Mercedes-Benz EQC

O carro elétrico EQC, da alemã Mercedes-Benz, chega a 421 km de autonomia máxima.
Preço: A partir de R$ 629.900 Motor: Dois motores elétricos, um em cada eixo, de 408 cv e 77,5 kgf.m de torque Câmbio: Automático, uma marcha Carregamento em tomada 220V: 40,7 horas

Porsche Taycan (4S, Turbo e Turbo S)

Um dos melhores em termos de autonomia de um carro elétrico, o veículo da Porsche roda até 521 km no ciclo urbano e 385 km na estrada (477 km e 340 km no Turbo S).
Preço: A partir de R$ 615 mil (R$ 699 mil no 4S; R$ 909 mil no Turbo; R$ 1.079.000 na Turbo S) Motor: Dois motores elétricos, um em cada eixo, de 326 cv a 476 cv e 35,2 kgf.m de torque (e de até 761 cv e 107,1 kgf.m na configuração Turbo S, a mais insana) Câmbio: Automático, duas marchas Carregamento em tomada 220V: Até 10,5 horas

JAC iEV60

Capaz de rodar 380 km, o iEV60 2022 é o SUV de porte médio mais barato da marca.
Preço: R$ 259.900 Motor: motor elétrico de 150 cv e torque de 330 Nm Câmbio: Automático, uma marcha Carregamento em tomada: 14 horas

JAC iEV330P

Primeira picape 100% elétrica do mundo, a iEV330P tem autonomia máxima de 320 km.
Preço: R$ 299.900 Motor: Motor único elétrico de 150 cv e 33,6 kgf.m de torque Câmbio: Automático, uma marcha Carregamento em tomada 220V: 22 horas

JAC iEV750V

Primeira e única van 100% elétrica de grande porte do mercado brasileiro, a iEV750V comporta um volume de carga de 12m³ com capacidade de carga de 1,54 toneladas. O modelo tem autonomia de 235 km.
Preço: A partir de R$ 399.000 Motor: Motor elétrico com 163 cv de potência e 76,5 kgf.m de torque Câmbio: Automático, uma marcha Carregamento em tomada 220V: 13 horas

Fiat 500e

De fabricação italiana, o carro elétrico da Fiat roda até 460 km (em modo especial). O 500e foi lançado no Brasil em agosto.
Preço: A partir de R$ 239.990 Motor: Motor único elétrico de 118 cv e 22,4 kgf.m de torque Câmbio: Automático, CVT, uma marcha Carregamento em tomada 220 V: Até 10 horas (4h em pontos de recarga rápida).

Como comprar carro elétrico no brasil?

O portfólio de veículos movidos a eletricidade já apresenta um bom número de modelos, com opções para diferentes tipos de necessidade e orçamento. Cabe salientar que, com o preço dos novos ainda distante da média popular, o motorista tende a procurar um carro elétrico usado, com opções de seminovos mais em conta.
Independente da escolha, o consumidor também tem boas alternativas na hora de selecionar onde comprar um carro elétrico. Além do mais, as previsões são de crescimento para o segmento, com cada vez mais lançamentos no mercado nacional. 

Comentários

Carregar mais