JAC E-JS1: como é o elétrico mais barato do Brasil

Compacto desenvolvido em parceria com a Volkswagen chega por R$ 150 mil como opção de entrada para o mundo dos elétricos

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. JAC E-JS1: como é o elétrico mais barato do Brasil
Guilherme Silva
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Vendido por R$ 149.990, o JAC E-JS1 está longe de ser barato, mas ainda assim é o novo carro elétrico mais em conta do Brasil. O pequeno chinês chega às concessionárias por, no mínimo, R$ 80 mil a menos que outros compactos urbanos movidos a eletricidade, como o Renault Zoe (R$ 229.990) e o Fiat 500e (R$ 249.990).

Baseado na plataforma do antigo J2 e do também elétrico iEV20, o E-JS1 é o primeiro carro desenvolvido pela SOL, a joint-venture formada após a Volkswagen desembolsar um bilhão de euros para adquirir, no ano passado, 50% da JAC Motors na China para a criação de uma marca de veículos elétricos.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Para se locomover com agilidade no trânsito urbano, o E-JS1 se vale do baixo peso (apenas 1.180 kg) e de um motor dianteiro que, apesar de gerar apenas 62 cv de potência, entrega 15,3 kgf.m de torque imediato (assista no fim da reportagem o teste que o WM1 fez com o modelo). Essa força, equivalente à de um motor 1.6 aspirado a combustão, garante desempenho bastante satisfatório no uso cotidiano. Durante o teste, o carrinho se mostrou bem esperto para enfrentar subidas e trechos de rodovia com três pessoas a bordo.

A dirigibilidade é típica dos elétricos: praticamente nenhum ruído (ouve-se apenas o barulho da rolagem dos pneus de medidas 165/65 R14) e arrancadas vigorosas o suficiente para deixar os demais carros para trás nos semáforos. Segundo a JAC Motors, o E-JS1 acelera de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos, mas a velocidade máxima é limitada em 110 km/h para poupar a carga das baterias com 30 kWh de capacidade.

Img 9958
JAC E-SJ1 tem proposta essencialmente urbana
toggle button

Comparado com outros modelos da marca chinesa, o elétrico mostra que a parceria com a Volkswagen pode render outros bons frutos. Um dos pontos fortes do elétrico é o acerto de suspensões feitos pela fabricante alemã. A calibração é mais firme, no entanto, não prejudica o conforto dos ocupantes e ainda proporciona um comportamento dinâmico exemplar em curvas mais rápidas. O ajuste da direção elétrica também recebeu um toque germânico no que diz respeito à precisão na hora de mudar a trajetória do carro.

Como quase todo carro elétrico, o JAC pode ser guiado com o uso somente do acelerador. Assim que o motorista alivia a pressão no pedal direito, o sistema de frenagem regenerativa entra em ação, e transforma o motor elétrico em gerador para recuperar parte da carga das baterias. O nível dessa recuperação de energia pode ser ajustado em diferentes modos de condução disponíveis na tela de 10,25 polegadas da central multimídia.

Img 0153
Motor elétrico entrega 62 cv de potência e pouco mais de 15 kgf.m de torque
toggle button

Quanto tempo leva e quanto custa abastecer o JAC E-JS1?

O E-JS1 tem autonomia de até 300 quilômetros (ciclo NEDC), segundo a JAC Motors. “Abastecê-lo” demora cerca de cinco horas em um wallbox de 7 kW (vendido à parte) ou somente 40 minutos nos raros eletropostos rápidos de 380 volts. Um carregador portátil de 15 amperes, que acompanha o carro, pode ser utilizado em tomadas de 220 volts, mas o tempo de recarga sobe para 12 horas (ou 24 horas em instalação de 110 volts).

Se considerarmos o preço do kWh (R$ 0,35) na cidade de São Paulo em agosto de 2021, “encher o tanque” do E-JS1 custa cerca de R$ 10,50. Vale lembrar que esse valor varia de acordo com a tarifa cobrada em cada região do país.

Img 0106
Wallbox para recarregamento das baterias é vendido à parte por cerca de R$ 7 mil
toggle button

Visualmente, o subcompacto ostenta, no formato dos faróis e no desenho dos para-choques, alguns elementos da linha de elétricos ID da Volkswagen. O interior segue um estilo mais irreverente, com apliques coloridos no painel e no console central, que podem ser personalizados nas cores branco com verde ou branco com rosa.

Apesar da simplicidade do acabamento da cabine, o E-JS1 conta com chave presencial, painel digital de 6,2”, central multimídia com comandos táteis de diversas funções do carro (como o ar-condicionado, por exemplo), freio de estacionamento eletrônico e carregador de celular por indução (sem fio).

Os bancos dianteiros com encosto inteiriço remetem a modelos Volkswagen, enquanto as alavancas que controlam os limpadores de para-brisa e o seletor de marchas na coluna de direção são claramente inspiradas nos comandos dos carros da também germânica Mercedes-Benz.

Interior
Interior é simples, mas descontraído; console central possui carregador de celular sem fio
toggle button

A própria JAC Motors assume que, embora o E-JS1 seja o elétrico mais barato do país, o subcompacto deverá atrair uma parcela de consumidores de renda mais alta, que desejam se locomover pelas cidades a bordo de um veículo zero emissões.

De qualquer modo, o E-JS1 é uma interessante “porta de entrada” para o mundo dos elétricos, uma vez que atende bem a proposta de veículo urbano, sem precisar desembolsar mais de R$ 200 mil por um elétrico de porte semelhante de marcas mais consagradas.

A JAC Motors espera vender cerca de 50 unidades ao mês do E-JS1. Com a novidade, a empresa pretende atingir a marca de 2.500 veículos elétricos emplacados no ano. Ao todo, a JAC oferece no mercado brasileiro oito modelos (dois subcompactos, dois SUVs, dois caminhões, uma picape e uma van).

Assista ao teste que o WM1 fez com o JAC E-JS1:

Teste-drive a convite da JAC Motors

Comentários