Chevrolet Onix vermelho em movimento na estrada com sol baixo atrás de uma plantação de eucalliptos

Onix x HB20 x Ka: quem lidera depois da crise?

Onix vê sua vantagem diminuir entre os concorrentes durante a crise e aumento de preços pode custar a liderança


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Os números revelados pela Fenabrave não negam. O mercado recuou quase 77% no mês de abril. E a redução foi para todos, inclusive para o líder e candidatos a liderança. Prova disso foi que o Chevrolet Onix viu sua larga margem de vantagem para o Hyundai HB20 se pulverizar. Será que o hatch da GM manterá a liderança quando a tempestade passar?

O Onix emplacou 3.619 unidades, contra 2.837 do HB20, seu maior concorrente. Correndo por fora vem o Ford Ka, que emplacou 1.842 carros, mas que vinha fazendo frente ao compacto da Hyundai até o mês anterior.

A diferença, quase sempre acima de 5 mil unidades mensais, caiu por terra. E a diferença de preço entre os modelos pode pesar na retomada da economia, que, de acordo com especialistas, será longa.

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Legenda: O HB20, segundo mais vendido, custa quase R$ 10 mil a menos que o Onix na versão de entrada
Crédito: Divulgação

Dito isto, começaremos este pequeno comparativo colocando lado a lado os preços. O Onix custa a partir de R$ 52.150. E isso falando ainda da geração antiga, vendida com o codinome Joy. Se formos balizar o preço por gerações mais modernas, o preço sobe para R$ 53.050.

A diferença para o HB20 é enorme. Na sua versão de entrada, já com visual moderno da nova geração, o modelo custa a partir de R$ 46.490, mas está em promoção no site da Hyundai por R$44.990. Quase R$ 10 mil de diferença, que pagam IPVA, seguro e combustível por um ano.

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Legenda: O Ford Ka é outro que custa mais barato que o Onix e pode ameaçar o trono do líder
Crédito: Divulgação

Na Ford, o Ka custa a partir de R$ 48.380, mais que o HB20, só que ainda mais barato que o Onix da geração antiga.

Itens de série

No quesito equipamentos de série, todos vêm completos de fábrica. Ar, direção, vidros e travas são de série. Nesse ponto o Onix se sobressai por ter seis airbags de série na nova geração. HB20 e Ka ficam com o duplo obrigatório.

Além disso, o modelo da GM tem controles eletrônicos de estabilidade e tração e assistente à partida em rampas para toda a linha. Os rivais da Ford e da Hyundai só oferecem tais itens nas versões mais caras.

Com uma forte retração da economia a caminho, é bem possível que os carros mais baratos tomem a dianteira nas vendas. Desta forma, o reinado do Onix tem grandes chances de estar ameaçado, até mesmo por carros menores, como o Renault Kwid e o Fiat Mobi, que custam ainda menos que seus concorrentes diretos.

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